Por Nayara Santos em 06.10.2021

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

Por Nayara Santos em 06.10.2021

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que ele pense duas vezes antes de voltar a se relacionar com a sua marca.

Além disso, o estacionamento também pode ser um fator decisivo para o cliente escolher o seu supermercado. Ainda mais se ele tiver que escolher entre um local em que ele nunca consegue uma vaga para estacionar, em que as vagas são apertadas ou que seja preciso aguardar uma vaga. Se o seu concorrente oferecer um estacionamento melhor, as chances do consumidor preferir a concorrência será grande.

Por isso, além de manter o interior da loja organizado, você também deve se preocupar com o estacionamento e em encontrar formas de proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como organizar o estacionamento e oferecer uma boa experiência para os consumidores. Confira!

Como manter o estacionamento do supermercado organizado

Como falamos anteriormente, o estacionamento influenciará diretamente na experiência de compras do cliente. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para conseguir oferecer um local agradável para os clientes.

1. Exclusividade para clientes

Um dos grandes problemas que os clientes poderão enfrentar no estacionamento é justamente a dificuldade para encontrar vagas. Por isso, é importante controlar o acesso do estacionamento para que apenas os clientes da sua loja possam utilizá-lo. Isso evitará que outras pessoas, que não têm a intenção de gastar dinheiro no supermercado, possam usar as vagas.

O controle pode ser feito através de um carimbo ou validação do ticket no caixa, depois que o cliente efetuar o pagamento da compra. Assim, você não correrá o risco de ficar sem vagas. Sem falar que, muitas pessoas podem até mesmo optar por comprar algum produto para poderem utilizar o estacionamento.

2. Identificação

Outra dica importante para manter o estacionamento do supermercado organizado é caprichar na identificação do local. Isso significa identificar o estacionamento com diferentes setores. Você pode optar pelo clássico sistema alfanumérico, ou então ser criativo e utilizar nomes de alimentos ou animais. 

Inclusive, esse pode até mesmo ser uma forma de reforçar a sua marca, utilizando imagens e nomes que tenham a ver com a sua marca. Além disso, as placas devem estar visíveis, podendo até mesmo ser identificadas por cores, o que facilita o cliente encontrar o carro depois das compras.

Ainda na identificação, é importante que as vagas estejam demarcadas no chão. Assim o cliente saberá exatamente onde ele poderá parar o carro. E não se esqueça das placas para indicar onde fica a entrada da loja e a saída do estacionamento.

3. Segurança

É natural que em um estacionamento de supermercado, que o estabelecimento não se responsabilize por objetos deixados dentro dos veículos. Essa informação deverá ser deixada explícita e em local visível para os clientes. Entretanto, isso não significa que você não precise se preocupar com a segurança do local.


Pelo contrário, se os clientes começarem a ter muitos problemas com roubos de objetos nos veículos, eles dificilmente voltarão ao supermercado. Pior ainda, eles ainda podem espalhar a notícia para amigos e familiares, aumentando a aversão dos consumidores ao seu supermercado.

Por isso, é importante ter um ou dois seguranças no estacionamento, dependendo do tamanho dele. Você também poderá instalar câmeras de segurança para vigiar o local inibindo a ação de assaltantes ou pessoas mal intencionadas.

4. Proporcione um ambiente agradável

Provavelmente você já ouviu falar sobre a rádio indoor no supermercado. Os estabelecimentos que se utilizam dessa estratégia são capazes de proporcionar uma experiência de compras agradável para os clientes através da música. Assim, os clientes desaceleram o ritmo e tendem a ficar mais tempo na loja.

Mas, e se você conseguir levar essa mesma atmosfera para o estacionamento da sua loja? Pois é possível sim. Para que essa estratégia funcione, você precisará apenas instalar um sistema de som no estacionamento, conectá-lo à sua rádio personalizada e pronto.

Depois, bastará escolher a trilha sonora adequada para o seu negócio, que combine com a sua marca e que converse com os seus clientes. Além disso a rádio interna personalizada para supermercados permite que você anuncie as placas dos veículos, o que irá facilitar resolver qualquer tipo de problema. 

5. Não se esqueça do cliente

Além dos veículos, os clientes também estarão circulando pelo estacionamento, com e sem os carrinhos de compras. Por isso, é preciso colocar algumas faixas de pedestres para orientar os clientes onde eles poderão atravessar e por onde poderão andar pelo estacionamento. 

O lado bom disso é que as faixas também podem ser utilizadas como uma espécie de sinalização da entrada da loja. Isso é algo um pouco instintivo, já que o cliente tenderá a ver pensar que a entrada da loja estará onde está a faixa. Ao mesmo tempo, não se esqueça de utilizar uma boa iluminação no estacionamento do supermercado. Assim, ficará mais fácil encontrar o local em que o carro está estacionado, bem como também deixará o ambiente mais seguro.  Lembre-se de verificar a iluminação periodicamente e de consertar qualquer problema que você tenha ou substituir as lâmpadas quando necessário.

6. Local destinado para os carrinhos de supermercado

Se tem uma coisa que pode deixar o estacionamento de supermercado bagunçado é a falta de organização ou local para colocar os carrinhos. Sem um local adequado, os clientes poderão deixar os carrinhos em qualquer local, atrapalhando a circulação de pessoas e veículos. 

Por isso, não se esqueça de reservar um espaço para que os clientes possam pegar os carrinhos antes da compra, e devolvê-los depois de carregar o carro. Espalhe esses locais pelo estacionamento, assim, o cliente não precisará andar muito para devolver o carrinho. Além disso, tenha um funcionário responsável por manter essa organização e recolher carrinhos espalhados pelo estacionamento.

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