Por Nayara Santos em 23.05.2018

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

Por Nayara Santos em 23.05.2018

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto de venda.

Acompanhe neste artigo dicas de como elaborar uma boa estratégia para seu segmento.

Atraindo clientes — Como definir estratégias de marketing

Promover e vender produtos é a função principal do marketing de varejo. Os princípios do conhecido mix de marketing, tais como produto, preço, local e promoção, são a base de como definir estratégias de marketing para atrair novos clientes para sua loja.

Essas ramificações incluem merchandising, compras e comportamento do consumidor, bem como branding sensorial e publicidade.

Para atrair clientes e iniciar um movimento contínuo, é indicado seguir ao menos alguns desses principais passos:

1. Atração visual

Nos dias atuais, a competição no meio varejista é considerável, portanto, é fundamental que, ao pensar em como definir estratégias de marketing para sua loja, invista na identidade visual do seu negócio.


Diferenciar-se da concorrência passa por transmitir aos consumidores a comunicação de valores que gerem atributos e confiança, como uma fachada bonita, limpeza e cordialidade no atendimento.

2. Anúncios e parcerias locais

Sabemos que um bom networking é essencial na definição de estratégias de marketing. Procure parcerias com negócios locais que já estejam estabelecidos a mais tempo, e possam indicar novos clientes para a sua loja. Além disso, estes parceiros podem ser usados na divulgação da marca, via panfletagem.

3. Presença digital

A decisão de compra começa, muitas vezes, em frente ao celular ou computador, por isso é importante que os varejistas se preocupem em consolidar sua presença no meio digital. Ter um site bem estruturado, uma fanpage e até quem sabe, um e-commerce, pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

4. Eventos in-house

Promova eventos dentro da sua loja para a divulgação do negócio. Convide potenciais novos clientes, e principalmente os consumidores já fidelizados.Trabalhar um pouco de branding é essencial em como definir estratégias de marketing para lojas de varejo.

Gostou das nossas dicas sobre como definir estratégias de marketing para lojas de varejo? Continue acompanhando o blog do ListenPlay, e fique por dentro de mais dicas como essas!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Você sabe o que é pós-venda? Confira!

Planejar e executar um bom pós-venda pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes com a sua empresa após as compras. Aliás, um dos erros que um negócio precisa evitar é justamente dar por encerrado o processo de venda no momento em que o cliente paga pelo produto ou serviço. É importante oferecer uma…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada. Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira,…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Pdv criativo para o Natal: 6 dicas de como fazer

O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos varejistas, representando um dos momentos mais importantes no calendário do varejo. Durante esse período, a concorrência no mercado é acirrada, e as expectativas dos consumidores estão mais elevadas do que nunca.  Como as opções também são muitas, é essencial encontrar formas de se destacar neste período.…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

Voice commerce: descubra o que é e como preparar o seu negócio

O avanço tecnológico trouxe consigo uma grande diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade e os lucros do seu negócio. Uma delas é o voice commerce, que consiste na realização de compras online utilizando assistentes virtuais. Mas, será que o negócio está preparado para isso? Calma, justamente pela curiosidade ou necessidade…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Dicas para aumentar as vendas Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas…

Por Nayara Santos em 09.03.2016

5 tendências mundiais do varejo em 2025

Se os últimos anos ensinaram alguma coisa aos varejistas, foi como manter a resiliência em momentos de crise e a importância de se adaptar ao cenário mundial. Aliás, a rapidez em mudar a estratégia é essencial para a sobrevivência das empresas, como durante o Covid-19.  Isso fez com os varejistas entendessem que não basta conhecer…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos