Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia.

Por isso, ficar de olho nas dicas que possam facilitar essa jornada menos penosa é sempre bom. Afinal de contas, quanto mais você conhece sobre um assunto, mais fácil será para lidar com ele. Pensando em te ajudar a tornar a sua rotina o mais produtiva possível, preparamos esse artigo com dicas essenciais para administrar um supermercado. Confira!

Dicas para administrar um supermercado

1. Saiba o que acontece na sua empresa

Saber o que acontece na sua empresa é a nossa primeira dica para ter uma boa administração do seu supermercado. Isso porque, se você não souber o que acontece, você corre o risco de ser surpreendido com problemas maiores no futuro.

Claro que para um gestor que possui muitas outras tarefas, manter-se atualizado pode ser um verdadeiro desafio, afinal de contas isso requer tempo. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. Você pode fazer isso através de reuniões semanais com os líderes de cada setor, ou mesmo através de relatórios semanais enviados por eles.

2. Saiba delegar tarefas

Para os empreendedores que começaram o seu negócio do zero e fizeram com que ele crescesse, delegar tarefas não é algo muito fácil de ser feito. Isso porque, quando uma empresa começa é natural que o empreendedor faça de tudo um pouco e coloque o seu olhar e toque especial em cada uma das tarefas.

Por isso, nem sempre é fácil eles conseguirem delegar tarefas para outras pessoas. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo fica simplesmente impossível conseguir fazer tudo. Por isso, é fundamental ter pessoas de confiança e competentes trabalhando com você. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.


Ao delegar tarefas mais manuais ou que tomem muito o seu tempo, você terá mais tempo para conseguir traçar estratégias de vendas e marketing, além de conseguir adquirir conhecimentos que possam ser aplicados para que o seu negócio cresça.

3. Organize a sua agenda

Administrar um supermercado exige uma rotina e uma agenda bem organizada. Afinal de contas, você terá muitas atividades no dia-a-dia e sem uma boa organização você corre o risco de deixar passar oportunidades importantes e até mesmo esquecer ou se atrasar para reuniões.

Como falamos, você precisa se manter atualizado sobre o que acontece no supermercado, bem como checar e responder emails, fazer cursos de aprimoramento, conferir se está tudo em ordem nas lojas, dentre outros.

Mantenha uma agenda com todas as tarefas do dia, reuniões importantes, tempo de deslocamento entre os locais de reuniões ou lojas. Crie o hábito de começar o dia verificando a sua agenda para não esquecer de nada e incluir novas tarefas que devam ser realizadas. Finalize o dia olhando a agenda para saber o que terá que fazer no dia seguinte. Essas pequenas ações já farão uma grande diferença na sua rotina e permitirão que você seja mais produtivo.

4. Invista em conhecimento

Outro ponto essencial para administrar um supermercado é investir em conhecimento. Atualmente, a internet disponibiliza inúmeras plataformas com cursos de curta-duração sobre os mais variados assuntos. O ideal é que você dedique algum tempo do seu dia para fazer um curso pelo menos. Vale a pena mencionar também que a leitura de livros também é uma forma de investimento em conhecimento. 

Além disso, também é importante que você fique de olho nas tendências do setor supermercadista. Afinal de contas, você precisa acompanhar o que vem acontecendo para conseguir manter os clientes satisfeitos e se diferenciar da concorrência.

Outra forma de investir em conhecimento e se manter atualizado com o que acontece no setor supermercadista é participando das feiras de supermercados. Essas feiras geralmente reúnem os principais fornecedores e prestadores de serviços da área, sem falar que as tendências para o próximo ano também serão apresentadas. Ou seja, além de conhecer as novidades, você ainda poderá encontrar bons parceiros.

5. Trabalhe com profissionais qualificados

Como falamos anteriormente, parte de fazer uma boa administração do supermercado é ter profissionais qualificados trabalhando com você. Assim, você terá mais confiança em delegar tarefas e a certeza de que elas serão executadas da melhor maneira possível. 

Por isso, é preciso não apenas prestar atenção na hora de contratar esses profissionais, mas também incentivar a qualificação deles. Uma empresa que incentiva os funcionários a se qualificar, seja através da liberação de algumas horas no trabalho, financeiramente ou mesmo através de promoções, terá funcionários mais produtivos e dedicados. 

Ainda, é recomendado que você defina um programa de treinamento para alguns dos cargos do supermercado. Por exemplo, os operadores de caixa, que lidam diretamente com os clientes, precisam ser bem treinados para realizar um bom atendimento ao cliente. Cordialidade, educação, prontidão para resolver problemas que possam surgir e bom conhecimento do sistema de caixa são características essenciais de um bom profissional.

Veja quais são os cargos mais críticos e quais treinamentos os funcionários que desempenham essa fundação deverão fazer. Além de treinamento para os novos funcionários, também é importante estabelecer um programa de reciclagem.

6. Planejamento de marketing

Administrar um supermercado envolve não apenas manter tudo funcionando corretamente, como falamos nos itens anteriores, mas também desenvolver estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. E esse é um trabalho importantíssimo do administrador do supermercado.

Caberá a ele decidir quais serão as ações a serem adotadas ao longo do ano, e qual será o investimento em cada uma das campanhas publicitárias. Por isso, é tão importante ter todo o resto sob controle para poder se dedicar às estratégias que trarão melhores resultados. 

Tenha em mente que de nada adianta ter um supermercado funcionando sem nenhum problema, se os clientes não sabem disso. Portanto, dedicar tempo e dinheiro para a divulgação da sua marca é primordial para o sucesso do seu negócio.

Se quiser mais dicas de como planejar a divulgação do seu supermercado, navegue pelo nosso blog e confira o nosso ebook gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

7. Conte com a ajuda da tecnologia

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância que a tecnologia tem no dia a dia do gestor de supermercados. Com a rotina corrida e os inúmeros desafios que já mencionamos anteriormente, contar com o recurso certo pode simplificar a sua rotina. Um desses recursos, sem dúvidas, é o software de gestão. Com ele, é possível integrar dados de todos os setores do supermercado, gerando informações relevantes e atualizadas para a tomada de decisão. Também é possível automatizar uma série de tarefas, simplificando a rotina dos funcionários e diminuindo a chance de erros operacionais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 11 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Locutor virtual para supermercados: divulgue suas ofertas em segundos

Nos dias atuais, comunicar-se de maneira eficaz com os clientes dentro de um supermercado tornou-se uma estratégia essencial para aqueles que desejam maximizar suas vendas e proporcionar uma experiência de compra agradável. A utilização de anúncios gravados com locução virtual surge como uma solução eficiente e moderna para essas necessidades.  Essa tecnologia permite que os…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

12 Ideias para aplicar no Dia das Mães no supermercado

O Dia das Mães no supermercado é uma data que, quando bem planejada, pode aumentar o seu faturamento significativamente. Celebrado no segundo domingo de maio, a data é uma das mais importantes do varejo, movimentando milhões de reais em todo o Brasil. Por isso, é preciso se planejar e traçar estratégias para conseguir aproveitar esse…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

11 passos simples e práticos para deixar as prateleiras e o estoque impecáveis

No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções.  Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Caixa rápido de supermercado: entenda as vantagens e como implantar

O caixa rápido do supermercado faz parte da área de checkout da sua loja. Essa etapa da jornada de compras do cliente é tão importante quanto todas as outras, pois é justamente o último momento que o cliente terá contato com a sua marca. E, provavelmente, você não vai querer que o seu supermercado fique…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos