Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia.

Por isso, ficar de olho nas dicas que possam facilitar essa jornada menos penosa é sempre bom. Afinal de contas, quanto mais você conhece sobre um assunto, mais fácil será para lidar com ele. Pensando em te ajudar a tornar a sua rotina o mais produtiva possível, preparamos esse artigo com dicas essenciais para administrar um supermercado. Confira!

Dicas para administrar um supermercado

1. Saiba o que acontece na sua empresa

Saber o que acontece na sua empresa é a nossa primeira dica para ter uma boa administração do seu supermercado. Isso porque, se você não souber o que acontece, você corre o risco de ser surpreendido com problemas maiores no futuro.

Claro que para um gestor que possui muitas outras tarefas, manter-se atualizado pode ser um verdadeiro desafio, afinal de contas isso requer tempo. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. Você pode fazer isso através de reuniões semanais com os líderes de cada setor, ou mesmo através de relatórios semanais enviados por eles.

2. Saiba delegar tarefas

Para os empreendedores que começaram o seu negócio do zero e fizeram com que ele crescesse, delegar tarefas não é algo muito fácil de ser feito. Isso porque, quando uma empresa começa é natural que o empreendedor faça de tudo um pouco e coloque o seu olhar e toque especial em cada uma das tarefas.

Por isso, nem sempre é fácil eles conseguirem delegar tarefas para outras pessoas. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo fica simplesmente impossível conseguir fazer tudo. Por isso, é fundamental ter pessoas de confiança e competentes trabalhando com você. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.


Ao delegar tarefas mais manuais ou que tomem muito o seu tempo, você terá mais tempo para conseguir traçar estratégias de vendas e marketing, além de conseguir adquirir conhecimentos que possam ser aplicados para que o seu negócio cresça.

3. Organize a sua agenda

Administrar um supermercado exige uma rotina e uma agenda bem organizada. Afinal de contas, você terá muitas atividades no dia-a-dia e sem uma boa organização você corre o risco de deixar passar oportunidades importantes e até mesmo esquecer ou se atrasar para reuniões.

Como falamos, você precisa se manter atualizado sobre o que acontece no supermercado, bem como checar e responder emails, fazer cursos de aprimoramento, conferir se está tudo em ordem nas lojas, dentre outros.

Mantenha uma agenda com todas as tarefas do dia, reuniões importantes, tempo de deslocamento entre os locais de reuniões ou lojas. Crie o hábito de começar o dia verificando a sua agenda para não esquecer de nada e incluir novas tarefas que devam ser realizadas. Finalize o dia olhando a agenda para saber o que terá que fazer no dia seguinte. Essas pequenas ações já farão uma grande diferença na sua rotina e permitirão que você seja mais produtivo.

4. Invista em conhecimento

Outro ponto essencial para administrar um supermercado é investir em conhecimento. Atualmente, a internet disponibiliza inúmeras plataformas com cursos de curta-duração sobre os mais variados assuntos. O ideal é que você dedique algum tempo do seu dia para fazer um curso pelo menos. Vale a pena mencionar também que a leitura de livros também é uma forma de investimento em conhecimento. 

Além disso, também é importante que você fique de olho nas tendências do setor supermercadista. Afinal de contas, você precisa acompanhar o que vem acontecendo para conseguir manter os clientes satisfeitos e se diferenciar da concorrência.

Outra forma de investir em conhecimento e se manter atualizado com o que acontece no setor supermercadista é participando das feiras de supermercados. Essas feiras geralmente reúnem os principais fornecedores e prestadores de serviços da área, sem falar que as tendências para o próximo ano também serão apresentadas. Ou seja, além de conhecer as novidades, você ainda poderá encontrar bons parceiros.

5. Trabalhe com profissionais qualificados

Como falamos anteriormente, parte de fazer uma boa administração do supermercado é ter profissionais qualificados trabalhando com você. Assim, você terá mais confiança em delegar tarefas e a certeza de que elas serão executadas da melhor maneira possível. 

Por isso, é preciso não apenas prestar atenção na hora de contratar esses profissionais, mas também incentivar a qualificação deles. Uma empresa que incentiva os funcionários a se qualificar, seja através da liberação de algumas horas no trabalho, financeiramente ou mesmo através de promoções, terá funcionários mais produtivos e dedicados. 

Ainda, é recomendado que você defina um programa de treinamento para alguns dos cargos do supermercado. Por exemplo, os operadores de caixa, que lidam diretamente com os clientes, precisam ser bem treinados para realizar um bom atendimento ao cliente. Cordialidade, educação, prontidão para resolver problemas que possam surgir e bom conhecimento do sistema de caixa são características essenciais de um bom profissional.

Veja quais são os cargos mais críticos e quais treinamentos os funcionários que desempenham essa fundação deverão fazer. Além de treinamento para os novos funcionários, também é importante estabelecer um programa de reciclagem.

6. Planejamento de marketing

Administrar um supermercado envolve não apenas manter tudo funcionando corretamente, como falamos nos itens anteriores, mas também desenvolver estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. E esse é um trabalho importantíssimo do administrador do supermercado.

Caberá a ele decidir quais serão as ações a serem adotadas ao longo do ano, e qual será o investimento em cada uma das campanhas publicitárias. Por isso, é tão importante ter todo o resto sob controle para poder se dedicar às estratégias que trarão melhores resultados. 

Tenha em mente que de nada adianta ter um supermercado funcionando sem nenhum problema, se os clientes não sabem disso. Portanto, dedicar tempo e dinheiro para a divulgação da sua marca é primordial para o sucesso do seu negócio.

Se quiser mais dicas de como planejar a divulgação do seu supermercado, navegue pelo nosso blog e confira o nosso ebook gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

7. Conte com a ajuda da tecnologia

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância que a tecnologia tem no dia a dia do gestor de supermercados. Com a rotina corrida e os inúmeros desafios que já mencionamos anteriormente, contar com o recurso certo pode simplificar a sua rotina. Um desses recursos, sem dúvidas, é o software de gestão. Com ele, é possível integrar dados de todos os setores do supermercado, gerando informações relevantes e atualizadas para a tomada de decisão. Também é possível automatizar uma série de tarefas, simplificando a rotina dos funcionários e diminuindo a chance de erros operacionais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Natal em supermercados: como se preparar para a data

O Natal é provavelmente uma das datas mais importantes não apenas para supermercados, como para todo o setor varejista. Afinal de contas, esse é um período em que as pessoas participam de celebrações, presenteiam as pessoas e, geralmente, têm mais dinheiro para gastar.  Portanto, estar preparado para atender a demanda que surgirá será essencial para…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja. Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Comunicação visual interna para supermercado: conheça as principais

A comunicação visual interna para supermercado irá te ajudar a sinalizar e identificar todas as seções. Quando bem feita, ela é capaz de melhorar a experiência de compra do cliente, já que ele consegue encontrar todos os itens que estão na sua lista de compras.  Por isso, é fundamental prestar atenção em como você pode…

Por Nayara Santos em 30.03.2021

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Locutor virtual para supermercados: divulgue suas ofertas em segundos

Nos dias atuais, comunicar-se de maneira eficaz com os clientes dentro de um supermercado tornou-se uma estratégia essencial para aqueles que desejam maximizar suas vendas e proporcionar uma experiência de compra agradável. A utilização de anúncios gravados com locução virtual surge como uma solução eficiente e moderna para essas necessidades.  Essa tecnologia permite que os…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado. Se…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Como a Listenplay ajuda o seu supermercado a vender mais

A Listenplay pode ser a rádio indoor que faltava para tornar o seu supermercado um sucesso. Afinal, o setor supermercadista é bem competitivo e se destacar pode ser um grande desafio sem as ferramentas certas. Mas, por que a Listenplay é a solução ideal para o seu supermercado? Com uma ampla seleção de playlists e…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos