Por Nayara Santos em 12.04.2022

11 passos simples e práticos para deixar as prateleiras e o estoque impecáveis

Por Nayara Santos em 12.04.2022

No supermercado, manter as e o estoque impecáveis interfere diretamente na experiência dos clientes e em controlar prejuízos. Afinal, se o cliente não consegue encontrar aquilo que ele procura porque as prateleiras não possuem uma organização lógica, por exemplo, em seções. 

Já o estoque, se você não sabe o que tem lá e qual a validade, nunca conseguirá ter certeza que as demandas criadas por promoções sejam supridas. Ou mesmo, os produtos podem ter a validade expirada sem sequer serem expostos nas prateleiras.

Por isso, se você quiser manter sempre as prateleiras e o estoque organizados, é fundamental prestar atenção em alguns passos bastante simples. A seguir falaremos brevemente dos principais. Confira!

Gôndolas e prateleiras organizadas

Se você quiser oferecer uma boa experiência de compras para os seus clientes precisa manter as gôndolas e as prateleiras organizadas. Lembre-se que essa organização poderá influenciar diretamente nas suas vendas. Afinal, essa é uma forma de dar maior destaque para alguns produtos. A organização das prateleiras pode ser feitas prestando-se atenção aos seguintes pontos:

  1. Organização por níveis, em blocos ou em colunas: ideal para deixar na altura dos olhos aqueles produtos que possuem uma maior margem de lucro;
  2. Produtos infantis: devem ser posicionados na altura dos olhos dos pequenos consumidores;
  3. Frente de caixa: momento de estimular a compra por impulso, exponha chocolates, balas, chicletes, revistas, bebidas, dentre outros;
  4. Etiqueta de preços: não tem nada mais desagradável do que ficar procurando o preço de um item que você quer comprar;
  5. Reposição de produtos: deixar as prateleiras sempre cheias e evitar espaços vazios passam uma impressão de maior cuidado para os seus clientes. E não se esqueça de fazer a conferência da validade dos produtos.

Como ter um estoque impecável

Ter um bom controle de estoque garantirá que você sempre tenha produtos para atender a demanda dos clientes. Além disso, ainda evita desperdícios e perdas por má manipulação de produtos ou por vencimento. Para isso, você pode:

  1. Usar tecnologia: através de softwares de gestão para entrada e saída de produtos, e controle de vencimento;
  2. Faça inventários regularmente: para certificar-se de que o processo de controle esteja realmente funcionando;
  3. Tenha um controle rígido de saída e entrada de mercadorias: seja para uso próprio (como produtos de limpeza ou itens para a padaria do supermercado) ou para serem expostos nas prateleiras;
  4. Defina mínimos e máximos do estoque: assim, você não vai comprar mais do que precisa e também não deixar faltar nenhum item;
  5. Organize produtos no estoque: desta forma você saberá o que tem no estoque e o que precisa ir para as prateleiras primeiro;
  6. Garanta boas condições de armazenamento: é importantíssimo ficar atento às exigências de armazenamento de cada produto para garantir que ele será oferecido aos clientes com as suas características originais.

No nosso e-book a gente dá todos os detalhes de cada uma dessas dicas para você manter as prateleiras e o estoque impecáveis. Não perca mais tempo, arregace as mangas e ofereça uma melhor experiência de compras para o cliente, e assumir o controle do seu estoque de uma vez por todas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cartão próprio de supermercado: impulsione suas vendas

O cartão próprio de supermercado tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque, quando os clientes possuem um desses cartões, eles têm acesso a diversos benefícios e, consequentemente, gastam mais. Por isso, se você ainda não conhece o cartão próprio de supermercado ou ainda não pensou em oferecê-lo…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Setores de um supermercado: como organizar do jeito certo

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados. Conseguir o engajamento do…

Por Nayara Santos em 26.11.2020

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Sacolas retornáveis para supermercados: entenda as vantagens para o seu negócio

As sacolas retornáveis para supermercado já são uma realidade para muitos estabelecimentos pelo país. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de um negócio enxergam a importância disso e como essas sacolas podem ser utilizadas para fazer a divulgação da sua marca. Se este for o seu caso, então esse artigo foi feito para…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos