Por Nayara Santos em 04.09.2020

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais clientes para a sua loja para aproveitarem os bons preços.

Por isso, é fundamental saber como preparar um panfleto de propaganda para supermercado. Por mais simples que possa parecer, é fundamental ficar atento a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença no resultado. Neste artigo falaremos mais a respeito de cada passo para montar o seu panfleto. Confira!

Passos para montar um panfleto de propaganda para supermercado

Antes de darmos os passos para a criação de um panfleto, é fundamental ter em mente que a principal função deles é mostrar aos seus clientes e aos potenciais clientes não apenas quais são os preços praticados pelo supermercado. Eles também servem para divulgar a sua marca e fazer com que as pessoas conheçam melhor o seu negócio.

Essa é uma estratégia muito eficiente para aumentar o movimento do supermercado, atraindo tanto os clientes que estão fidelizados, como aqueles que ainda não conhecem a sua loja. Para conseguir alcançar os objetivos desejados é preciso ficar atento aos passos a seguir.

1. Planeje o conteúdo

A criação de todo panfleto de propaganda de supermercado começa pelo planejamento do conteúdo. Afinal de contas, cada detalhe é importante e deve ser considerado para que a comunicação com o cliente seja eficiente. Alguns dos principais pontos que você precisará definir na etapa de planejamento são:

  • Quais são os produtos que entrarão em promoção;
  • Qual é o período que a promoção vai durar;
  • Quais as cores que serão utilizadas no panfleto;
  • Qual será o tamanho das fotos;
  • Se as fotos serão coloridas;
  • Se o panfleto terá mais alguma informação além dos preços promocionais;
  • Qual o tipo de papel que será utilizado na impressão do panfleto;
  • Se o panfleto será disponibilizado digitalmente para os clientes, seja através de e-mail, aplicativo ou pelo site.

2. Layout do panfleto

Outro ponto muito importante no processo de criação de um panfleto de propaganda de supermercado de sucesso, é o layout. Esse será o momento de seguir o manual de marca criado para o seu negócio, prestando atenção às cores (utilize a paleta de cores da sua marca), à tipografia e ao logotipo.

Lembre-se também que as cores que serão utilizadas para os preços dos produtos deverão ser diferentes do restante, de forma a se destacar. Você pode ainda adotar alguma cor mais chamativa para destacar determinada promoção.

3. Escolha das fotos

Escolher as melhores fotos para o panfleto é outro ponto fundamental do processo. Utilize fotos que tenham uma boa resolução, que realmente representem o produto. Se o seu supermercado estiver com alguma promoção do tipo pague 1 e leve 2, você pode inclusive utilizar a foto repetida, uma atrás da outra, para ilustrar a promoção.

Além disso, a decisão do tamanho das fotos também é importante. Deixe em destaque ou utilize fotos maiores para destacar aqueles produtos que são os mais procurados no seu supermercado. Essa estratégia será responsável por atrair um número maior de clientes para o seu supermercado.

4. Inclua outras informações

Em um panfleto de propaganda de supermercado você pode incluir muito mais do que apenas os preços e as promoções dos produtos aos seus clientes. Uma opção muito utilizada é incluir receitas. Assim, além de trazer uma informação relevante para o seu público, você ainda pode destacar que os produtos (ou alguns deles) para fazer aquela receita estão em oferta.

Essa tática pode funcionar ainda melhor próximo de datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, ou qualquer outra data que você julgue importante para o seu negócio.

Explore também os pontos fortes do seu supermercado. Se você possuir uma sessão de vinhos ou cervejas diferentes, pode dar dicas de como harmonizar a bebida. Se o seu supermercado possuir uma sessão de alimentos fitness, você pode incluir diversas dicas de boa alimentação e exercícios.

5. Aproveite para divulgar serviços

O seu supermercado possui um serviço de entregas a domicílio? É possível efetuar a compra pelo site e retirar os produtos na loja? Possui padaria e aceita encomendas para datas especiais? Seja qual for o serviço que o seu supermercado oferece, aproveite o panfleto para divulgá-los.

A divulgação dos serviços é importante porque nem todos os clientes podem saber que você os oferece. Ou seja, se o serviço não vem sendo utilizado pode ser que as pessoas simplesmente não sabem que ele existe. Por isso, reserve um espaço para fazer isso.

6. Destaque as promoções para programas de fidelidade

Oferecer promoções exclusivas para clientes que fazem parte do programa de fidelidade é absolutamente normal e faz parte das estratégias de fidelização de clientes. Por isso, eles devem ser incluídos nos panfletos de propaganda de supermercado.

Desta forma, você não apenas chama a atenção desses clientes, como também mostra para os demais quais as vantagens de se fidelizar. Essa estratégia, sem dúvida alguma, fará com que mais clientes façam parte do programa.

7. Determine o tempo de promoção

Você sabe que as promoções não podem durar para sempre. Portanto, deixe isso claro no panfleto e mantenha a informação em um lugar bem visível. Promoções em dias especiais podem ser destacadas ou mesmo posicionadas em páginas estratégicas. Um exemplo, fazer promoções de alguns itens nos finais de semana e colocar ao final do panfleto.

8. Periodicidade

A nossa última dica sobre panfleto de propaganda de supermercado é determinar qual será a periodicidade em que esse panfleto será lançado. Isso pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou qualquer outro período que seja ideal para o seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

19 Textos prontos para mercearia de supermercado, confira

Conseguir atrair clientes para a sua loja envolve muito mais do que ter textos para divulgar as ofertas ou a sua marca. É preciso que você tenha as estratégias certas para levar as informações aos seus clientes.  Isso significa que, além de ser criativo para elaborar os textos das campanhas para a mercearia do supermercado,…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Locutor virtual online: divulgue todos os seus produtos e promoções

Todo gestor do varejo sabe que destacar seus produtos e promoções de forma eficaz é essencial para atrair clientes e alavancar vendas. A locução virtual online surge como uma poderosa aliada nesta tarefa, permitindo que as empresas comuniquem suas ofertas de forma rápida e eficaz.  Além disso, esta tecnologia não só moderniza a sua estratégia…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

32 Textos prontos para cartaz de oferta de supermercado, confira

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda persistem como uma forma interessante de divulgar as promoções da semana ou do mês. Isso acontece porque, mesmo com o aumento do uso da tecnologia, eles ainda funcionam e conseguem atrair a atenção do cliente. Entretanto, é importante que você saiba como preparar um cartaz para que ele…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos