Por Nayara Santos em 10.05.2021

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que fazem parte do dia a dia dos brasileiros.

Por isso, se quer conhecer as vantagens e como montar uma padaria no seu supermercado, não precisa procurar mais. Neste artigo você vai encontrar um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Boa leitura!

Vantagens de ter uma padaria em supermercado

A padaria é um dos estabelecimentos comerciais que o brasileiro mais frequenta. Basta pensar quantas vezes por semana você vai ao supermercado e quantas vezes você vai à padaria. Por isso, ter uma padaria no seu supermercado pode ser uma excelente forma de atrair clientes para a sua loja.

Mas os benefícios não param por aí. Como os produtos vendidos são perecíveis, ou seja, não possuem um grande prazo de validade, eles devem ser consumidos rapidamente e, de preferência, frescos. Assim, o cliente que costuma comprar produtos da padaria, poderá retornar diariamente ou a cada dois, ou três dias. Portanto, essa é uma grande oportunidade de aumentar o fluxo de clientes no supermercado.

Com essas idas mais frequentes ao supermercado, o cliente vai acabar percorrendo os corredores, vendo o jornal de ofertas, ouvindo as ofertas pela rádio interna, acabar comprando mais alguns itens e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Como montar uma padaria no supermercado

Agora que você já percebeu que a padaria em supermercado é realmente um bom negócio, vamos te explicar como fazer para montar uma.

Localização dentro da loja

Provavelmente você já percebeu que a padaria está sempre no fundo da loja. Isso acontece porque, mesmo que o cliente vá ao supermercado apenas para comprar meia dúzia de pães, ele terá de percorrer uma grande área da loja. Com isso, as chances de ele colocar mais alguns itens no carrinho é maior.


Desta forma, ao planejar a instalação de uma padaria no supermercado leve isso em consideração e use essa informação a seu favor. Quanto mais afastada da entrada a padaria estiver, mais tempo o cliente levará para chegar até ela, e mais exposto a outros produtos ele ficará.

Equipamentos necessários

A aquisição dos equipamentos certos é importante para garantir a rapidez e a qualidade do que será produzido. Lembre-se também que você precisará de um local apropriado para expor os produtos da padaria, portanto, eles devem ser incluídos na sua lista. Os equipamentos são:

  • forno, fogão, liquidificadores e batedeiras industriais;
  • balança;
  • bancada para manuseio de massas e preparação de receitas;
  • formas;
  • chapa;
  • sanduicheira;
  • balcão de exposição, refrigerador e estufa;
  • cestos;
  • pegadores;
  • embalagens para viagem.

Vale mencionar que dependendo do que for oferecido na padaria essa lista pode ser maior. Por exemplo, se houver um espaço com algumas mesas que os clientes possam sentar para comer algo e tomar um café antes de irem embora, ou mesmo antes de começar as compras, então será preciso incluir mobiliário e uma máquina de expresso.

Invista em divulgação

O cheiro de pão saindo do forno é, sem dúvida, uma excelente divulgação da padaria do supermercado. Mas, se a sua loja for grande pode ser que o cheiro não chegue a todos os clientes. Por isso, uma das formas de divulgar que tem pão fresquinho é através da rádio personalizada. Você pode incluir um spot na programação e todos os clientes que estiverem no supermercado vão saber.

Outra forma interessante para se divulgar os seus produtos é através da degustação, o que pode ser ainda mais importante se a sua padaria for nova. Sirva alguns pedaços de pão para os clientes provarem, de preferência no balcão ou próximo à padaria. Essa tática também pode ser utilizada sempre que você tiver algum produto novo. Assim os clientes terão a oportunidade de prová-lo antes de comprar.

E não se esqueça de fazer promoções periódicas dos produtos e incluir essas promoções no encarte do supermercado, divulgar nas redes sociais, no aplicativo e em qualquer outro meio de comunicação que seja utilizado pela sua marca.

Ainda, se você estiver inaugurando uma padaria no supermercado, use esses canais diretos de comunicação com o cliente para criar expectativa neles. Faça da inauguração um evento importante, de modo que os consumidores fiquem curiosos e queiram conferir a novidade.

Ofereça serviços

Uma das formas que você pode ter de aumentar as vendas e fidelizar clientes é através da oferta de serviços na padaria. Ou seja, através da encomenda de produtos. Assim, os clientes sabem que podem encomendar os produtos para festas e eventos.

Vale a pena mencionar que a organização é fundamental. Por mais tentador que seja, não aceite mais encomendas do que a sua capacidade. Ainda, deixe claro aos clientes com quantos dias de antecedência a encomenda deve ser feita. Desta forma, você e sua equipe terão tempo de comprar insumos se for necessário e preparar os produtos para que eles estejam fresquinhos quando o cliente vir retirar a encomenda.

Diversidade de produtos

Assim como outros produtos no supermercado, é importante oferecer uma boa diversidade de itens na padaria também. Mas, cuidado para não exagerar, principalmente no início. Afinal de contas, de nada adianta oferecer 30 sabores de bolos, se os seus clientes só compram cinco desses sabores. 

Por isso, antes de mais nada faça uma pesquisa de satisfação, entenda o que o cliente quer e espera da padaria do seu supermercado e somente depois disso invista nas receitas. Além disso, antes de oferecer algum produto novo faça testes internos, com os funcionários. Depois ofereça degustação de produtos e peça para os clientes escolherem aqueles sabores ou itens que mais lhe agradam. Somente depois disso inclua o produto no cardápio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Slogan para supermercado: veja 14 exemplos e como criar o ideal

 Veja aqui alguns exemplos de slogan para supermercado: Economia de verdade é no Mercantil Quero Mais! Hortifruti Opa, mais sabor na sua vida. Supermercado Verdí Bairro, nosso compromisso é com a sua satisfação! Mercado Itamaraty, o ponto certo da economia! Conveniência Ponto Certo, o lugar certo para você economizar! Supermercado Menegussi, comprar bem é…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Promoções para supermercados: 15 estratégias que aumentam as vendas, giram estoque e fidelizam clientes

Quem vive o dia a dia do supermercado sabe: promoção boa não é a que grita preço, é a que gira estoque, protege margem e faz o cliente voltar. Toda segunda-feira, o relatório de vendas mostra a mesma realidade: ruptura em itens básicos, margem comprimida e fluxo irregular. O que separa as lojas previsíveis das…

Por Nayara Santos em 03.12.2025

33 Textos prontos para açougue de supermercado vender mais

Para conseguir aumentar as vendas do açougue do supermercado é importante criar textos criativos e atrativos para as propagandas. Muitos gestores acreditam que esses textos precisam ser algo totalmente inovador e diferentes, entretanto, é aí que eles se enganam.  Afinal, nem sempre o que é criativo ou inovador irá chamar a atenção do seu público-alvo.…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 11 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos