Por Nayara Santos em 03.05.2022

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

Por Nayara Santos em 03.05.2022

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência.

Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua loja, nós criamos um e-book recheado com muitas informações. A seguir, preparamos um resumo do que você vai encontrar lá. Confira!

Marketing Sensorial: o caminho para encantar os clientes

O marketing sensorial é uma das estratégias que você pode adotar para conseguir encantar e fidelizar os clientes que frequentam a sua loja. Ela tem como intuito despertar e estimular os cinco sentidos. Isso cria um ambiente de compras diferenciado, fazendo com que o cliente perceba isso assim que entra na sua loja.

O primeiro passo para fazer essa estratégia funcionar é conhecer bem o seu cliente, do que ele gosta e o que é capaz de chamar a atenção dele. Além disso, você também precisa ter um bom conhecimento sobre a sua marca, saber qual tipo de mensagem você quer transmitir. A partir daí, implementar estratégias de marketing sensorial será muito mais fácil.

Criando um bom ambiente de compras no varejo

A seguir, falaremos brevemente sobre algumas das principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas no varejo para oferecer aos clientes um ambiente de compras diferenciado. Confira e veja quais delas melhor combina com o seu negócio:

  • Música: uma das técnicas que mais se destacam quando o assunto é oferecer uma boa experiência de compras. A música é capaz de influenciar o comportamento dos clientes e a produtividade dos funcionários. O resultado é que você tem um aumento nas vendas e clientes fiéis. Neste caso, é fundamental escolher a trilha sonora certa para os clientes fazerem as compras;
  • Vitrine: o cartão de visitas da sua loja, fazendo com que o cliente se interesse pelos produtos que você tem a oferecer;
  • Iluminação: a iluminação da loja pode transformar o ambiente e deixá-lo mais confortável e aconchegante, ou com um clima mais moderno e industrial. Tudo vai depender da identidade da sua marca, qual mensagem você quer passar e qual tipo de ambiente você quer oferecer ao cliente;
  • Conforto: quando o cliente percebe que a loja é confortável e aconchegante, a tendência é que ele queira passar mais tempo comprando;
  • Tecnologia: utilizar os softwares certos de gestão facilitam o controle de saída e entrada de mercadorias, registro de clientes, divulgação de produtos, displays para mostrar preços e promoções, dentre outros;
  • Relacionamento com o cliente: ter um software para fazer a gestão de cliente pode te ajudar a entender quais os produtos os seus clientes preferem, qual a frequência com que eles fazem compras. Assim, você consegue desenvolver estratégias de marketing mais certeiras e que terão maiores chances de sucesso.

Que tal conferir mais detalhes de cada uma dessas estratégias? Basta fazer o download gratuito do nosso e-book. Não perca mais tempo e invista nas ações corretas de marketing no varejo. 

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Aprenda a definir o seu orçamento de marketing de forma eficiente!

De acordo com o último relatório Highlights & Insights (2019) disponibilizado pela CMO Survey, o orçamento de marketing das empresas deve crescer 8,7% no próximo ano, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que as companhias de serviços esperam investir mais do que as empresas de produtos, e aquelas…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido. Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

10 textos para propaganda de livrarias, confira

Encontrar os textos certos para propaganda de livrarias pode ser um verdadeiro desafio para os gestores desse ramo. Como a qualidade dos livros será a mesma, independentemente da livraria, o ideal é que você foque em outras qualidades da sua loja. Por exemplo, se a sua livraria possui um café, então você pode ressaltar isso…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Ferramentas de marketing digital ideais para a sua estratégia

O mercado tem mostrado que cada vez mais é preciso conhecer e investir em ferramentas de marketing digital para conseguir alcançar os consumidores e obter os resultados desejados. Mesmo porque não basta saber o que fazer, é preciso ter as ferramentas certas para isso. Prova disso é o aumento do número de usuários da internet,…

Por Nayara Santos em 10.10.2023

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos