Por Nayara Santos em 21.01.2020

Você participa de eventos de marketing? Entenda a importância deles

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Desenvolvimento e visibilidade, esses dois conceitos fazem parte dos benefícios em participar de eventos e feiras profissionais. Buscar conhecimento é uma necessidade constante, devido à velocidade em que surgem novas metologias e ferramentas para o negócio. Além disso, fazer networking é uma estratégia muito interessante para aumentar seu relacionamento profissional, bem como o da sua marca.

Os eventos de marketing são referências para quem quer atualizar a sua base de informações e, ainda, expandir a sua rede de contatos. Ter acesso a conteúdo privilegiado, novidades do mercado, poder trocar experiência com outras empresas e aumentar a autoridade da sua marca é possível nesses momentos. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância dos eventos de marketing! Vamos lá?

Tendências do segmento

Um dos diferenciais competitivos de qualquer negócio, independente de qual setor ele seja, é ter ciência do que está por vir. Com as tecnologias para gerenciamento e manipulação de dados, hoje, é possível identificar padrões e poder cogitar tendências para o mercado. Nos eventos profissionais essa temática costuma sempre ser abordada nos fóruns, sendo pauta certa.

Geralmente, são assuntos destacados pelos termos “o futuro da (x)”, por exemplo. Essas pautas são muito interessantes porque, além de serem resultado de estudos analíticos, elas contam com a participação de referências no setor para contribuírem com a sua visão estratégica resultante da experiência no mercado.

Debater sobre as tendências de um setor é sempre um momento muito rico e que permite a troca de conhecimentos. É como se fosse um brainstorm (chuva de ideias). É possível que ele resulte até no surgimento de outras pautas ou no desenvolvimento de soluções fundamentadas em análises preditivas.

Ampliar o seu networking

Um conceito muito abordado ultimamente é a humanização de processos, ressaltando a importância disso para o sucesso do negócio. O networking é exatamente o momento em que os profissionais podem ampliar a sua rede de contatos e influência por meio de um relacionamento mais humanizado.

Poder sair da tela do computador e do smartphone para interagir pessoalmente com referências no segmento é um dos ganhos proporcionados pelas feiras e eventos profissionais. Um olho no olho ou um aperto de mão facilitam a comunicação e o compartilhamento de ideais.

Negociando

Fazer networking não é só conhecer alguém, é preciso mostrar-se interessante e, assim, ficar na memória de outros “marketeiros”. Por isso, nessa etapa é imprescindível adaptar as técnicas que você usa para o seu produto à promoção da sua própria imagem. Para que outras pessoas enxerguem você como uma referência, é preciso transmitir segurança e credibilidade.


Para isso, use técnicas de negociação, de persuasão como o rapport e observe a linguagem corporal das pessoas. Se você não conhece o termo rapport, nós vamos explicar! Essa é uma técnica usada que nasceu na psicologia e, hoje, é aplicada como um recurso estratégico para a construção de um elo, um relacionamento. Basicamente, ela é uma técnica de escuta: fundamentada no exercício da empatia.

Conhecer as novidades

A velocidade em que as coisas estão mudando nunca foi tão rápida como está sendo agora. Isso é um dos resultados da transformação digital, com a fluidez no compartilhamento de informações e o aprimoramento de ferramentas tecnológicas. Estar por dentro das novidades é essencial para destacar e diferenciar o seu negócio dos outros.

Ter contato com novas ferramentas para o gerenciamento de processos, gestão de indicadores de performance e de novas técnicas aplicadas ao marketing é uma oportunidade possível com eventos e feiras, que tornam o seu negócio mais forte. Saiba aproveitar esses momentos para conhecer o que há de mais novo no mercado e aprenda como aplicar isso à realidade do seu negócio.

Se destacar no mercado

Acima, falamos sobre a prática do networking como uma forma de fortalecer a sua marca e a do seu negócio. Mas, você também pode se destacar ao conseguir espaço para pautar algum assunto ou, até mesmo, participando ativamente das discussões promovidas nos debates. Mostre a sua opinião relevante, represente bem os valores do seu negócio e fortaleça a sua autoridade.

Existe um velho ditado popular que diz que “quem não é visto não é lembrado”. Por isso, use estratégias para não passar despercebido. Não se esqueça que é importante muito profissionalismo, ter boa conduta porque você está em contato direto com seus concorrentes, possíveis parceiros de negócios e potenciais clientes para a sua marca. Tenha um discurso que reflita a cultura da sua empresa.

Fechar novas parcerias

Por falar em clientes, eventos de marketing são ótimos locais para converter vendas! Isso porque muitas empresas vão a esses locais em busca de aprender soluções que podem ser aplicadas ao desenvolvimento dos negócios. Por isso, aproveite esse momento e tente negociar com os organizadores um espaço para ter um estande, por exemplo.

Mostre para os visitantes que a sua marca é referência e sabe o que faz. Os eventos e feiras são espaços com um alto potencial de conversões de vendas: grande parte do público são de profissionais responsáveis pelas tomadas de decisões nas empresas. Portanto, não economize simpatia e conhecimento. Ofereça uma experiência diferenciada e mostre a eles que você tem expertise no assunto, sendo a solução que precisam para conquistar melhor performance no seu marketing.

Aproveitando a leitura? O que acha de conhecer os principais eventos de marketing no Brasil? Com um novo ano começando, já é hora de se programar para não perder as melhores oportunidades para fazer a visibilidade e reputação da sua marca crescer. Abaixo, confira os eventos que são destaque no segmento de marketing!

1. RD Summit

Esse evento é promovido pela plataforma Resultados Digitais e é uma referência em marketing. Não faz muito tempo que a edição 2019 aconteceu e deixou saudades nos participantes. No ano passado, o evento ocorreu em novembro, na cidade de Florianópolis e contou com a participação de nomes de peso quando o assunto é marketing. Já prepare a sua agenda para o RD Summit 2020: é no final do ano, mas você precisa garantir a sua presença!

2. Social Media Week

Ele, também, costuma acontecer no segundo semestre de cada ano e é uma oportunidade que conhecer as novidades, como práticas e ferramentas, direcionadas para o marketing de mídias sociais. Esse é um evento tão expressivo que ele acontece em vinte cidades de todo o mundo. No Brasil, o evento acontece em São Paulo, com o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, e sempre no mês de setembro. Então, anote na agenda!

3. Campus Party

A Campus Party está chegando! Faltam menos de três meses para que ela aconteça e você precisa se programar, não é mesmo? Neste ano o evento vai acontecer na cidade de Manaus, no Amazonas e os ingressos já estão disponíveis para a pré-venda! A Campus Party acontece entre os dias 18 e 22 março e vai contar com palestras, oficinas e maratonas de hackatons.

Os eventos de marketing são muito importantes para aprender mais sobre o assunto e fortalecer a reputação e a amplitude da sua marca! Por isso, fique atento ao calendário e se programe para marcar presença e conhecer as inovações do segmento. Você pode acompanhar as novidades, aqui, pelo nosso blog.

Se você gostou deste artigo, e já está se preparando para fortalecer o poder da sua marca em 2020, não deixe de ler o nosso post sobre o que é music branding! Confira!

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