Por Nayara Santos em 06.10.2021

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio.

Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a dicas de como se tornar um profissional melhor e conseguir se destacar. Com isso, o supermercado também conseguirá obter melhores resultados. Afinal de contas, o locutor está dando voz ao supermercado.

Por isso, seja você um locutor de supermercado ou um gestor do setor supermercadista, você não vai querer perder o artigo que preparamos. Nele você conhecerá dicas valiosíssimas que te ajudarão a ser um melhor locutor ou a contratar um bom profissional para a sua empresa. Boa leitura!

Dicas para ser um locutor de supermercado

1. Preste atenção à respiração

Se você já tentou conversar com alguém logo depois de subir alguns lances de escada, sabe o quanto essa pode ser uma tarefa difícil. Tanto para quem está falando, quanto para quem está ouvindo. No nosso exemplo, como você precisa respirar, fica praticamente impossível manter o ritmo da frase, dar a entonação certa para as palavras, ou mesmo expressar algum tipo de emoção. 

Além disso, para conseguir que a sua voz seja ouvida mais longe, ou que as palavras saiam com mais clareza, você precisa conseguir respirar adequadamente. Por isso, a nossa primeira dica é justamente essa, prestar atenção à respiração. Vale a pena mencionar que, ao prestar atenção à respiração você também consegue se acalmar, e lembrar do texto ou lê-lo adequadamente.

Também é importante ficar atento à postura, já que ela poderá interferir diretamente na amplitude da respiração e na forma como o ar é expelido. Portanto, mantenha sempre uma boa postura enquanto estiver fazendo a locução.

2. Esteja preparado

A nossa próxima dica para locutor de supermercado é estar preparado. Isso significa saber o que precisa ser anunciado, quanto tempo você terá disponível para fazer o anúncio, certificar-se de que o texto proposto realmente se encaixe no tempo disponível, e ainda conseguir pronunciar as palavras com clareza. Ufa! Parece bastante coisa, não é mesmo? 

Por isso, estar preparado é fundamental. Saiba exatamente o que você deverá fazer, onde deverá ficar. Familiarize-se com o local em que fará a locução ou a gravação do texto. E não se esqueça de praticar o texto antes e verificar se existem pontos que possam ocasionar possíveis problemas de dicção. Se perceber que pode haver algum problema, converse com a pessoa responsável por aquele anúncio e veja se é possível fazer alguma modificação.

3. Cuide da sua voz

Provavelmente você deve se lembrar de alguma professora que chegou na sala de aula com algum problema de voz. Profissionais que trabalham com a voz devem tomar cuidados extras com as cordas vocais para mantê-las sempre em boas condições. As nossas dicas para que o locutor de supermercado cuide da voz são:

  • Não fume, o cigarro danifica todo o sistema respiratório, podendo prejudicar a sua voz e ainda prejudica o seu fôlego;
  • Faça gargarejos frequentemente, assim você ajuda a evitar possíveis infecções de garganta;
  • Beba bastante água;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, muito quentes ou muito geladas, principalmente antes da locução;
  • Alguns alimentos podem deixar a saliva mais grossa, resultando em pigarro e alterações na voz ou mesmo um pouco de tosse. Portanto, eles devem ser evitados, tais como chocolate, iogurte, queijo e leite.

E não se esqueça de dar um descanso para as suas cordas vocais. Afinal de contas, elas também precisam descansar, ou você poderá ter alterações na voz, ou mesmo ficar sem ela, como acontecia com a professora que mencionamos anteriormente.

Outra dica importante é que a maçã e o salsão são bons adstringentes e podem agir como um tipo de agente de limpeza para a garganta e a boca, podendo até mesmo trazer uma certa sensação de alívio e bem-estar. 

4. Faça exercício vocais

Além de seguir as dicas acima, o locutor de supermercado também deve praticar exercícios vocais, principalmente antes de fazer a locução. Isso porque, ao fazer os exercícios é possível aumentar a extensão vocal, melhorar a articulação e ajustar o volume da voz.

Os exercícios para aquecimento da voz consistem basicamente na repetição de um som, que vem acompanhado de uma inspiração e expiração. Ou seja, você consegue trabalhar as cordas vocais e a respiração ao mesmo tempo.

Além de aquecer a voz, também é importante fazer exercícios de desaquecimento. Isso serve para relaxar as cordas vocais depois de muito tempo utilizando-as. Os exercícios são semelhantes ao aquecimento.

5. Preste atenção à dicção

A nossa quinta dica para locutor de supermercado é prestar atenção à dicção. Se as palavras não forem pronunciadas corretamente o cliente do supermercado terá dificuldade para entender o que está sendo dito. Se ele não entender o que o locutor falou, então ele não irá aproveitar a promoção.

Por isso, assim como os exercícios para a voz, também é importante fazer exercícios para a dicção. O mais conhecido deles é colocar um lápis cerca de 1 centímetro dentro da boca e ler frases diversas, trava-línguas e rimas. Ainda, é possível fazer o exercício alterando o ritmo e a velocidade da fala. 

6. Faça cursos de aprimoramento

Assim como ocorre com outras profissões, os locutores de supermercado também devem considerar a possibilidade de fazer cursos de aprimoramento e atualização profissional. Nesses cursos, você terá a chance de aprender as técnicas de respiração, as melhores posturas e os exercícios para manter a saúde das suas cordas vocais.

Vale a pena mencionar que esses cursos não necessariamente serão para locução, mas podem ser cursos de canto e de teatro, em que essas práticas são muito comuns.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Dica de campanha para supermercados na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Para supermercados, essa data representa uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.  Parece muito? Pode até ser, mas tudo isso é possível com…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos. Manter o…

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos