Ter a academia cheia o ano todo é o sonho de todo gestor deste segmento. Provavelmente, um dos maiores desafios neste ramo é manter a academia cheia no inverno. Mesmo com diferentes atividades e propostas, nem sempre é fácil manter os alunos motivados para treinar nos dias mais frios.
Por isso, procurar por inspirações de ações para o inverno é algo que deve ser pensado sempre, tanto para preparar atividades realmente interessantes, como para incentivar os alunos a malharem. E é justamente isso que você irá encontrar neste artigo.
A seguir vamos te dar algumas dicas de como montar a campanha “Esquente o inverno para ferver no verão”. Confira e comece a se preparar agora mesmo!
Prepare a sua campanha “Esquente o inverno para ferver no verão”
Essa é uma campanha de médio prazo, ou seja, você estará incentivando os alunos a malharem durante o inverno para terem o tão esperado shape para curtirem o verão. Ou seja, não é algo que vai acontecer em um mês, muito pelo contrário, é preciso alguns meses para conseguir alcançar os objetivos.
Portanto, essa é uma campanha em que você precisará guiar e acompanhar os alunos por algum tempo. Não apenas estabelecendo objetivos alcançáveis, mas também garantindo que o aluno está indo pelo caminho certo.
Nesta campanha, você poderá oferecer aos alunos um pacote completo de serviços. Assim, será possível não apenas manter aqueles que já frequentam a academia na linha, como também atrair novos alunos.
1. Avaliações físicas e nutricionais
O primeiro passo para que os alunos consigam ferver no verão é fazer uma avaliação física. Desta forma, ele saberá como está o percentual de gordura e de massa magra, bem como a condição cardiovascular. Portanto, permitirá entender quais exercícios ou grupos musculares devem ser priorizados durante os exercícios.
Com a avaliação nutricional, será possível entender se o aluno está conseguindo alcançar todas as metas de macronutrientes, melhorar o aporte de micronutrientes ou se será necessário fazer alguma suplementação.
Essas avaliações são importantíssimas para que o progresso de cada aluno seja avaliado, as metas sejam estabelecidas adequadamente (falaremos a seguir sobre isso) e possam ser acompanhadas ao longo do tempo. Ter bons educadores físicos e nutricionistas será essencial nessa etapa.
2. Metas e objetivos claros
Se um aluno se matricular na academia querendo perder 30 quilos em um mês, essa meta provavelmente precisará ser ajustada. Afinal, por maior que seja o esforço desse aluno, perder tanto peso assim em um curto período de tempo não é muito saudável.
Da mesma forma, se outro aluno quiser aumentar 5 quilos de massa magra em um mês pode ser uma meta bastante ousada e alcançável para apenas uma parcela mínima de alunos. Já que isso exigirá grande disciplina na prática de exercícios e, principalmente durante as refeições.
Por outro lado, se essas metas forem estabelecidas para serem alcançadas em 4 ou 5 meses, então fica bem mais fácil. Por isso que a avaliação inicial é necessária para conseguir entender o ponto de partida de cada aluno e criar metas realistas.
Lembre-se, por mais que o aluno tenha se matriculado por apenas um período, a intenção é fazer com que ele renove a matrícula e continue frequentando a academia. Se ele conseguir alcançar as metas estabelecidas será bem mais fácil mantê-lo motivado.
3. Prepare aulas, desafios e eventos especiais
Que tal melhorar a experiência dos seus alunos durante a campanha e apostar em aulas diferentes, desafios e até mesmo eventos especiais durante o inverno? Assim, você poderá não apenas manter os alunos motivados, mas também tornar o processo de emagrecimento, aumento de massa magra e melhora na saúde melhor.
Dentre as atividades que você pode promover, podemos mencionar:
- Aulas temáticas: essas aulas podem ser realizadas apenas durante o inverno. Um excelente exemplo é a hot yoga, em que as aulas são realizadas em locais quentes e úmidos. Mas também é possível preparar circuitos que requeiram um nível de energia maior por parte do aluno, e, consequentemente, afaste o frio do inverno;
- Desafios de inverno: podem ser relacionados a condicionamento físico para atividades específicas, ou mesmo em número de treinos (por exemplo, fazer 20 treinos em 30 dias). Inclusive, a cada mês você pode realizar desafios diferentes;
- Eventos especiais: eles podem ir desde noites de cinema na academia, com foco em esportes de inverno, ou ainda festas temáticas para aproximar alunos e professores, criando assim uma comunidade em torno da sua academia.
Todas essas atividades ajudam a fugir da rotina e deixar o dia a dia do aluno e dos professores mais interessantes e desafiadores. Ou seja, você aumenta as chances de manter o aluno motivado e querendo frequentar a academia, mesmo com frio.
4. Divulgue a campanha e todas as ações planejadas
Claro que preparar campanhas que atraiam a atenção dos alunos e futuros alunos da academia é importante. Entretanto, boa parte do sucesso de qualquer campanha ocorre devido à divulgação, já que se ninguém souber que a campanha existe, não será possível aproveitá-la, certo?
O primeiro passo para conseguir atrair os alunos e fazer com que eles se envolvam com a campanha é criando material promocional atrativo. Eles podem ser preparados para diferentes mídias e com diferentes formatos, tais como:
- Pôsteres e banners para a academia;
- Banners para marketing digital em outros sites;
- Publicações para redes sociais (postagens, reels ou stories do instagram, vídeos para o YouTube);
- E-mails para os alunos da academia;
- Mensagens de WhatsApp para a sua lista de contatos;
- Anúncios na rádio interna da academia.
Esses anúncios devem ser veiculados com pelo menos um mês de antecedência, dando tempo para os alunos estudem melhor a oferta, procurarem por mais informações na recepção da academia e decidam se irão participar ou não. Isso sem falar que eles ainda podem divulgar a campanha para conhecidos e ajudar a atrair novos alunos.
5. Crie uma jornada de transformação com storytelling visual
Uma campanha poderosa precisa de uma história que conecte o aluno com seus objetivos, especialmente quando falamos em manter o engajamento por 3 a 5 meses, como é o caso do inverno. Por isso, aposte em uma jornada visual de transformação, onde o aluno se veja evoluindo da preguiça do frio para o auge da performance no verão.
Você pode começar com uma linha do tempo criativa: “De junho a setembro, vamos aquecer o seu resultado” e montar uma narrativa com marcos mensais. Cada mês pode ter um tema, uma frase-motivação e desafios próprios. Por exemplo:
- Junho – “Comece devagar, mas comece”: foco em disciplina e regularidade;
- Julho – “A força vem com a constância”: foco em carga e performance;
- Agosto – “Você mais forte do que o inverno”: foco em superação e intensidade;
- Setembro – “A melhor versão chega no verão”: fechamento com premiação e divulgação de cases de sucesso.
Utilize vídeos curtos (reels, TikToks, stories) com depoimentos, bastidores de treinos, brincadeiras entre os professores e alunos, e imagens de progresso. Incentive os alunos a postarem com hashtags da campanha, como #FerveNoVerão ou #InvernoComFoco, marcando o perfil da academia.
6. Combine gamificação com reconhecimento social
Para manter os alunos comprometidos, introduza um sistema de pontos e rankings, seja no app da academia ou num painel físico no salão. A cada aula frequentada, desafio cumprido, postagem feita com hashtag da campanha, o aluno acumula pontos. Ao final de cada mês, você pode oferecer recompensas:
- Sessão com personal gratuita;
- Brinde personalizado (camiseta da campanha, squeeze, toalha);
- Kit de produtos saudáveis;
- Participação em evento exclusivo de encerramento.
Além disso, use o reconhecimento público como combustível de motivação: destaque semanal nas redes sociais, mural físico com os “alunos do mês” ou até anúncios na rádio da academia, como:
“Parabéns à Carla do funcional! Ela está entre os TOP 10 alunos da campanha #FerveNoVerão! Carla já participou de 18 aulas em julho e está derretendo o frio com disciplina e foco. Continue assim!”
Esse tipo de ação ativa o senso de pertencimento, estimula o comportamento positivo e cria um ambiente onde todos torcem pelo progresso uns dos outros — uma excelente forma de gerar fidelização e frequência mesmo nos meses mais frios.
7. Aposte na música para manter os alunos motivados
Tudo o que falamos anteriormente irá te ajudar a manter os alunos motivados e focados nas metas que foram estabelecidas. Mas, você pode ajudá-los com uma dose extra de motivação e isso pode ser mais fácil do que você imagina: utilizando música.
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Já é comprovado que a música é uma poderosa aliada para manter as pessoas mais ativas e incentivar até mesmo os sedentários a se mexerem mais. Mas, para que isso aconteça é preciso escolher as melodias certas, com o nível de energia certo, o que, como você bem sabe, nem sempre é uma tarefa fácil.
Por isso, o melhor a fazer é contar com especialistas em música para negócios, como a Listenx. Com playlists cuidadosamente criadas para manter a motivação do aluno, a intensidade do treino e a cadência certa dos exercícios, você terá à sua disposição uma excelente aliada.
Mas, você não precisa acreditar no que estamos falando, pode conferir o depoimento dos nossos clientes e como a Listenx ajudou a melhorar a trilha sonora e a acabar com as reclamações sobre a música.
Gostou da nossa dica? Então não perca mais tempo e invista agora mesmo na sua campanha de inverno para manter a academia cheia! E não deixe de conferir o nosso blog com muitas outras dicas e sugestões para a sua academia.
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