Por Nayara Santos em 26.02.2021

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras.

Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam manter sempre um visual atrativo no estabelecimento. É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo!

Ao seguir a leitura, você entenderá o conceito de comunicação visual e a importância que ela tem nos supermercados. Também verá uma série de dicas para colocar essa ideia em prática. Vamos lá?

Entenda o que é a comunicação visual

O conceito de comunicação visual engloba todos os elementos visuais que podem ser utilizados em uma empresa. Entre eles destacamos a identidade visual, placas, materiais publicitários impressos e digitais, design e layout dos estabelecimentos físicos etc.

A comunicação visual ajuda a manter o público fiel a uma marca, tendo em vista que as pessoas podem associar cores, imagens ou lembranças a uma situação vivenciada. Trata-se de algo, portanto, que pode estar relacionado ao marketing de experiência.

Saiba sobre a importância da comunicação visual no supermercado

Para um supermercado, a comunicação visual é importante por diversos motivos. Desde antes de ir até o estabelecimento fazer compras, o cliente já pode ter experiências visuais com a marca.

Ao ver um anúncio do supermercado nas redes sociais ou receber um folheto com as ofertas em sua caixa de correio, o consumidor já tem contato com o logotipo, as cores do mercado e outros elementos da comunicação visual.

Quando decide ir até o estabelecimento para fazer compras, as experiências com a comunicação visual no supermercado continuam. Lá o cliente pode observar a organização das prateleiras, se guiar para as seções olhando as placas que indicam o tipo de produto disposto em cada corredor etc.

Tudo isso é muito importante, pelo fato de influenciar na decisão de compra. Se o supermercado tiver um layout confuso, por exemplo, com setores e prateleiras desorganizados, o cliente pode ter dificuldade em encontrar o que quer comprar e simplesmente sair do estabelecimento.

Veja dicas de comunicação visual para supermercado

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da comunicação visual para supermercado, vamos apresentar algumas dicas práticas. A ideia é que você possa colocar o aprendizado em prática no seu negócio. Confira!

Ofereça um layout atrativo

O layout do seu supermercado precisa ser atrativo, com os setores e gôndolas muito bem organizados, para que as pessoas possam se localizar. É fundamental que sejam criadas placas que mostrem os setores, como alimentos, produtos de limpeza, açougue, padaria etc.

Os detalhes relacionados a identidade visual também devem ser trabalhados dentro do supermercado. Para isso, as cores do logotipo devem ser usadas nas placas e sinalizações internas, uniformes dos funcionários, entre outros locais.

Lembre-se que tudo que está no supermercado comunica e precisa ser agradável visualmente, para que os consumidores tenham experiências positivas ao fazer as suas compras. O layout atrativo, junto com outras estratégias, como a rádio indoor, ajudam muito a fazer com que as pessoas tenham despertado o desejo de consumir.

Tenha cuidado com a limpeza

Além de o layout ser atrativo, é fundamental que tudo seja muito bem limpo no supermercado. Prateleiras sujas ou empoeiradas causam uma péssima impressão e podem afastar clientes.

Compreenda que a parte interna também faz parte da comunicação visual

Como explicamos, a comunicação visual engloba todos os elementos visuais de uma empresa. É comum que alguns supermercadistas, por desconhecimento, pensem que ela está relacionada apenas com a parte externa, como a fachada do estabelecimento.

Ter uma fachada chamativa e que atraia consumidores para o mercado é importante. No entanto, se ao chegar no local tudo estiver desorganizado, o cliente tende a ir embora. Por isso, compreenda que a parte interna também precisa de muitos cuidados, para que o aspecto visual seja positivo.

Conheça o seu público

Para definir estratégias de comunicação visual, é essencial que o supermercadista conheça muito bem o seu público. Para isso, devem ser feitas pesquisas para compreender as necessidades e anseios das pessoas que compram do mercado.

Com esse estudo em mãos, é possível dar início ao desenvolvimento da identidade corporativa. Fazem parte disso o logotipo, as cores, os grafismos e outros elementos, que depois serão utilizados nas peças de comunicação.

Seja coerente com a marca

A comunicação visual no supermercado também precisa ser coerente com a marca e é aí que entra a relevância da criação de uma identidade. Existe uma ciência, por exemplo, chamada de psicologia das cores.

Os estudos dessa área comprovam que o nosso cérebro reage de diferentes formas quando enxerga diferentes cores. O vermelho, por exemplo, pode representar o calor e a paixão, quanto o branco lembra a pureza e a inocência.

Ao desenvolver uma identidade visual, é importante que as cores escolhidas para compor o logotipo e outras peças gráficas sejam condizentes com a cultura organizacional do supermercado.

Priorize a iluminação

A iluminação também é muito relevante para a comunicação visual no supermercado. Pouco adianta você ter uma identidade bem desenvolvida, usar as cores adequadas, manter o layout organizado e tudo limpo, se o ambiente estiver escuro.

Por isso, mantenha tudo sempre muito bem iluminado, fazendo com que os clientes tenham conforto no supermercado. É fundamental que a luz seja adequada para que se possa observar os corredores, ler os rótulos dos produtos etc.

Ao adotar esses pontos na comunicação visual no supermercado, a tendência é que as suas vendas aumentem de forma considerável. Por isso, indicamos que coloque em prática as dicas que trouxemos aqui.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Placas de Supermercado: 7 cuidados ao criar uma

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. Podendo ser utilizada não apenas para direcionar o fluxo de pessoas em sua loja, mas também para divulgar as promoções e novidades do supermercado. E, por mais que essa pareça ser uma estratégia ultrapassada, nada poderia…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro. Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Aumente as vendas do seu supermercado com 8 ações inovadoras

Acompanhar as inovações do setor supermercadista é fundamental em um ramo tão competitivo. Afinal, se você não fizer, a concorrência fará primeiro que você. Entretanto, acompanhar todas as inovações não é uma tarefa muito fácil. Pensando em te ajudar com essa tarefa, criamos uma lista com as principais ações inovadoras para supermercado. Confira, escolha aquelas…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Supermercado digital: veja como entrar no universo digital

Atualmente é praticamente impossível ficar de fora do mundo digital. Por isso, se você atua no setor supermercadista e ainda não possui um supermercado digital, chegou o momento de rever isso. Entender o quanto é importante para o seu negócio entrar nesse mundo e a diferença que isso poderá fazer no aumento das vendas provavelmente…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Anúncio de supermercado: veja como potencializar suas ofertas

Fazer anúncios de supermercado é uma forma de manter o cliente sempre interessado nas novidades e nas ofertas. Afinal de contas, é através dos anúncios que os clientes decidem ir ou não à loja física, ou fazer as compras pelo site ou aplicativo. Assim, é fundamental manter anúncios em diferentes mídias, bem como reservar uma…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

Estratégia de vendas para supermercado: 16 ações para vender mais

Os supermercados são essenciais para a sociedade, o que os torna, ao mesmo tempo, capazes de reter um grande público e altamente competitivos. Por isso, é importante que eles sejam tratados com a mesma atenção de qualquer outro segmento varejista, inclusive na busca por estratégias de supermercados para vender mais. Sustentar a saúde financeira da…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos