Por Nayara Santos em 19.04.2021

Mapa de risco para supermercado: entenda o que é e como elaborar um

Por Nayara Santos em 19.04.2021

O mapa de risco para supermercado é uma representação gráfica de quais riscos as pessoas estão sujeitas em um determinado ambiente. Esse risco pode ser químico, físico, biológico, ergonômico e de acidentes. 

Preparar um mapa de risco auxilia no planejamento de ações que garantam a segurança das pessoas que trabalham e que frequentam o local. Por isso, é fundamental que você elabore um para o seu supermercado. Neste artigo você irá entender o que é um mapa de risco, se ele é obrigatório e como fazer o seu próprio mapa. Boa leitura!

Entenda o que é um mapa de risco

Um mapa de risco é um documento cujo objetivo é indicar e quantificar os riscos em cada uma das instalações de uma empresa. Ele é elaborado a partir da planta baixa do local ou de uma imagem aérea no caso de trabalhadores que atuem fora de uma instalação física.

Cada risco é representado por um círculo de uma cor diferente, conheça quais são esses riscos e como eles são representados:

  • Risco biológico: representado pela cor marrom. Ele indica o risco do funcionário estar exposto a vírus, bactérias, protozoários, fungos e parasitas;
  • Risco químico: indicado pela cor vermelha. Neste caso o funcionário pode estar exposto a poeiras, neblinas, vapores, fumos e a substâncias químicas diversas;
  • Risco físico: o verde é utilizado na representação, quando há exposição a barulho, calor, frio, umidade, vibrações, pressão e radiação, seja ela ionizante ou não-ionizante;
  • Risco ergonômico: indicado pela cor amarela. Utilizando quando o funcionário precisa levantar e transportar objetos pesados manualmente, quando o trabalho exige uma postura inadequada ou exercício físico intenso, jornadas longas de trabalho, movimentos repetitivos;
  • Risco de acidentes: representado pela cor azul. Indica que há equipamentos sem proteção no local, que a iluminação não é adequada, quando há risco de explosão ou incêndio, presença de animais peçonhentos, ferramentas com defeitos ou inadequadas. 

Cada um desses riscos é representado por um círculo, seguindo-se a seguinte classificação:

  • Pequeno: risco pequeno ou médio e que já tenha sido controlado;
  • Médio: risco médio ou grande que pode ser controlado;
  • Grande: risco grande que pode resultar em mutilação, doença ou morte. Neste caso o risco não pode ser neutralizado, controlado ou reduzido.

Mas, eu preciso mesmo fazer um mapa de risco do supermercado?

Conforme a legislação brasileira, toda empresa que possui a partir de 20 funcionários deve formar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os membros da CIPA são os responsáveis pela elaboração do mapa de risco, devendo contar com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho.

Após a elaboração do mapa de risco, é preciso que ele fique exposto em um local visível, e que todos os funcionários que trabalham naquela área ou setor tenham acesso a ele. Se a empresa não seguir a norma regulamentar e não fizer o mapa de risco ela poderá ser multada. O valor da multa pode variar entre R$ 350 e R$ 3.500.

Como fazer o mapa de risco para supermercado

Como você viu a multa para a empresa que não elaborar o mapa de risco é alta, portanto, você não vai querer correr esse risco, certo? Nesta parte deste artigo vamos te mostrar o passo-a-passo para a elaboração do mapa de risco para supermercado.

Formação da CIPA

Se o seu supermercado ainda não possui uma CIPA, então esse será o primeiro passo. A formação dessa comissão é feita com base na Norma Regulamentadora 5 e deverá seguir as regras ali descritas.

De modo geral ela é composta por funcionários que são escolhidos pela diretoria da empresa para serem os seus representantes e por funcionários escolhidos através de eleição pelos demais colaboradores para serem os seus representantes.

Além da elaboração do mapa de risco, caberá a essa comissão investigar acidentes de trabalho, avaliar e controlar a implementação de medidas para prevenção de acidentes, dentre outras.

Elaboração da planta baixa

O próximo passo na elaboração do mapa de risco para supermercado é a elaboração da planta baixa. Isso consiste em ter uma esquematização da área ou setor do supermercado em que o mapa será feito. Assim, se o local possui dois pisos, então uma planta e um mapa de risco deverão ser feitos separadamente.

Lembre-se de incluir prateleiras, geladeiras, freezers, caixas convencionais e de autoatendimento, ilhas e qualquer outro item que haja no seu supermercado. Vale mencionar que a área de escritório também deverá ter o seu próprio mapa de risco.

Identificação dos riscos

Em seguida, é preciso identificar o risco para cada uma das áreas. Esta etapa pode ser feita apenas pela CIPA, mas geralmente envolve a visita dos membros da comissão ao local e uma conversa com os funcionários que trabalham naquela área para identificar quais são os riscos presentes no local.

Os riscos mais comumente relatados nos mapas de supermercado são choques elétricos, devido aos freezers e geladeiras, queda de produtos, risco de escorregar enquanto a limpeza é realizada, riscos ergométricos por carregar produtos pesados, lesões por esforços repetitivos dos caixas e cortadores de frios.

Lembre-se que depois de identificados, os riscos devem ser classificados em biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e acidentes. Além disso, eles também deverão ser quantificados para que sejam representados no mapa de risco pelos círculos.

Elaboração do mapa de risco para supermercado

Agora que você já identificou, classificou e quantificou todos os riscos, chegou o momento de colocar essa informação no mapa de risco do supermercado. Não há necessidade de identificar os riscos individualmente, mas apenas incluir os círculos com as cores e tamanhos adequados em cada área da planta.

A etapa final da elaboração do mapa de risco consiste em incluir uma legenda e fixá-lo na parede, em um local que seja visível e todas as pessoas que trabalham naquela área tenham acesso a ele.

Vale lembrar que, caso haja modificações no layout do supermercado, o mapa de risco precisará ser revisado e as modificações incorporadas. O mesmo é válido para alterações em processos, como o uso de empilhadeiras para a movimentação de estoque.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Inteligência Artificial em Supermercados: conheça 4 benefícios

A busca por maneiras de melhorar a eficiência operacional e impulsionar as vendas é constante na vida de gestores do setor supermercadista. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição atualmente é provavelmente a inteligência artificial.  Ao investir em inteligência artificial no supermercado, os gestores encontrarão uma série de benefícios que podem impulsionar significativamente o desempenho…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Playlist para supermercados: como transformar o som ambiente em uma estratégia de vendas e fidelização

Segunda-feira, 8h30. Loja cheia, fila no açougue, equipe acelerada e no fundo, uma playlist aleatória toca a mesma música pela terceira vez. Quem vive o chão de loja sabe: música fora de contexto tira o ritmo, irrita a equipe e desorganiza a jornada do cliente. Usar uma playlist para supermercado não é “colocar música e…

Por Nayara Santos em 03.12.2025

Dica de campanha para supermercados na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Para supermercados, essa data representa uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.  Parece muito? Pode até ser, mas tudo isso é possível com…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos