Por Nayara Santos em 02.06.2021

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas.

Neste artigo você irá conhecer as vantagens de cadastrar o seu supermercado no Ifood e como fazer o seu cadastro. Boa leitura!

Vantagens do Ifood para supermercados

O Ifood é um dos aplicativos de restaurantes mais conhecidos do país. Com tamanha notoriedade, a inclusão de supermercados na plataforma acabou se tornando inevitável. Assim, os clientes podem fazer as compras sem sair de casa. Entretanto, as vantagens não são apenas para os consumidores, mas também para os estabelecimentos que estão cadastrados na plataforma. Veja quais são essas vantagens:

  • Não precisa ter site ou aplicativo: se o seu supermercado está começando no mundo virtual, o Ifood para supermercado é uma excelente opção. Isso porque você não precisa ter um site ou um aplicativo, precisa apenas fazer o cadastro no Ifood e aguardar pelos pedidos;
  • Economia com a divulgação: a divulgação do supermercado será realizada através do Ifood, que mostrará o seu supermercado para os clientes que estiverem próximos, ou com base na pesquisa de itens que o cliente fizer. Com isso, você pode economizar parte dos recursos que seriam utilizados na divulgação do supermercado;
  • Pagamento garantido: com a plataforma, o pagamento das compras é garantido, evitando que você tenha dores de cabeça para receber dos clientes. Ou seja, essa é uma grande segurança que todo empreendedor busca;
  • Ideal para ganhar experiência com vendas online: se você estiver pensando em expandir o seu negócio e iniciar as vendas online através de um site ou aplicativo próprio, o Ifood para supermercado pode ser uma excelente forma de ganhar experiência. Afinal de contas, você precisará fazer a gestão dos pedidos, das entregas e do estoque.

Como se cadastrar no Ifood para supermercados

Confira agora o passo-a-passo para fazer o cadastro do seu supermercado no Ifood.

Informe os dados do supermercado

Primeiramente será necessário informar os dados do supermercado. Isso deve ser feito no site do Ifood e você precisará fornecer informações como o CNPJ, endereço, razão social, número de telefone, e a lista de produtos que serão vendidos pelo aplicativo.

Por mais que o cadastro seja relativamente simples, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de se aventurar no Ifood para conseguir atender os seus clientes da melhor forma possível, tais como:

  • Ter um celular android ou computador com Windows para receber os pedidos;
  • Ter uma equipe disponível que seja responsável pela gestão dos produtos e pedidos;
  • Trabalhar constantemente no aprimoramento do atendimento;
  • Avaliar quais produtos serão vendidos no Ifood.

Vale a pena mencionar que nem todos os produtos que estão disponíveis na loja física precisam estar disponíveis no Ifood. Alguns produtos podem ser muito pesados, grandes ou exigirem cuidados especiais para o transporte. Por isso, avalie cada produto antes de disponibilizá-los no aplicativo.

Escolha o melhor plano

O próximo passo no cadastro é escolher o melhor plano para o seu supermercado. O Ifood oferece dois planos diferentes para as empresas parceiras, são eles:

  • Plano básico: a entrega dos itens comprados pelo cliente é feita pelo supermercado. Neste plano é cobrada uma comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos, além de 3,5% sobre o valor das compras pagas através do Ifood. Optando por este plano, caso as vendas ultrapassem R$ 1800 por mês, o supermercado deverá pagar uma mensalidade de R$ 100;
  • Plano entrega: neste caso, a entrega dos produtos será realizada pelos entregadores que são parceiros do Ifood. O supermercado deverá pagar uma comissão de 23% sobre o valor das vendas, além dos 3,5% sobre o valor dos pedidos pagos através do Ifood. Para este plano, se as vendas ultrapassarem R$ 1.800 mensais, será cobrada uma mensalidade de R$ 130. O valor da entrega não será incluído nesses cálculos.

Para escolher o melhor plano é importante fazer as contas para ver qual deles é o mais vantajoso. Caso opte pelo plano básico, lembre-se que atender aos prazos de entrega é fundamental para que o seu supermercado seja bem avaliado. Se esses prazos não forem cumpridos, você corre o risco de ficar com uma avaliação ruim e ser a última opção para os clientes.

Aguarde a aprovação

Depois de escolher o plano que melhor se adeque às necessidades e à realidade do seu supermercado será preciso aguardar a aprovação do cadastro. O Ifood fará uma avaliação dos produtos que serão vendidos, bem como a validação da conta bancária informada. Isso será feito através da transferência de R$ 0,01.

O prazo de avaliação poderá variar demorando até 30 dias. Depois disso, o contrato será assinado eletronicamente e o seu supermercado estará disponível para que os consumidores façam as compras entre 2 dias úteis até 30 dias depois da assinatura.

Gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood

O gerenciamento de produtos e pedidos no Ifood para supermercado pode não fazer parte do cadastro, entretanto, é fundamental entender como ele funciona. Afinal de contas, essa será uma etapa importantíssima para o sucesso do seu supermercado no aplicativo.

O local utilizado para tal atividade é o Extranet do SiteMercado. Através dessa ferramenta será possível verificar os produtos disponíveis no estoque, permitindo disponibilizar somente aqueles produtos que estejam com saldo positivo. Além disso, será possível verificar o histórico de itens mais procurados e avaliar o tempo de coleta de pedidos.

Todos os pedidos serão recebidos através do SiteMercado Receptor de Pedidos (SMR), permitindo ao supermercado fazer a gestão de entregas. Outra ferramenta disponível é o SiteMercado Coletor (SMC), no qual será possível registrar possíveis quebras de processo, atualizar a localização de produtos no supermercado e checar o histórico de vendas.

Gostou do nosso artigo sobre Ifood para supermercado? Confira o nosso blog para mais dicas de gestão de supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Decoração de festa junina em supermercado: 9 dicas de como fazer

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.  Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para…

Por Nayara Santos em 20.05.2025

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

Você sabia que ter uma rádio indoor no seu supermercados pode trazer inúmeros benefícios? Eles vão desde oferecer um ambiente mais agradável e descontraído para o cliente, até ser uma poderosa ferramenta de comunicação. Esses são pontos essenciais para conseguir se destacar da concorrência, que convenhamos, não é pouca. Neste caso, cada detalhe conta e…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Inteligência Artificial em Supermercados: conheça 4 benefícios

A busca por maneiras de melhorar a eficiência operacional e impulsionar as vendas é constante na vida de gestores do setor supermercadista. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição atualmente é provavelmente a inteligência artificial.  Ao investir em inteligência artificial no supermercado, os gestores encontrarão uma série de benefícios que podem impulsionar significativamente o desempenho…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos