Por Nayara Santos em 11.01.2022

Vinheta de Supermercado: aprenda como fazer em 5 passos

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Ter uma vinheta de supermercado te ajuda a passar a imagem de profissionalismo e a reforçar a imagem da sua marca. Uma vinheta bem elaborada te ajuda a trazer o cliente para mais perto da sua marca e o auxilia a lembrar dela.

Provavelmente você já entendeu a importância da vinheta para o seu supermercado, certo? Mas será que fazer uma vinheta é tão simples assim? Claro que não. Por isso, preparamos esse artigo para te ensinar todos os passos para ter uma vinheta de sucesso no seu supermercado. Confira!

Passos para fazer a vinheta de supermercado

Uma vinheta pode ser reproduzida em diferentes mídias. Por exemplo, se o supermercado possui vídeos no Youtube, ele pode ter uma vinheta de vídeo, neste caso é preciso ter imagens atrativas, boas animações, cores que remetem à sua marca. Por outro lado, se a vinheta for utilizada na rádio personalizada, então você não vai precisar se preocupar com imagens e animações.

Por isso, o primeiro passo para ter uma vinheta de supermercado de sucesso é preciso definir onde ela será veiculada. Neste artigo, iremos enfatizar os passos para criar uma vinheta para a rádio. Vem com a gente!

1. Defina um objetivo para a vinheta de supermercado

O primeiro passo para ter uma vinheta de sucesso é definir um objetivo para ela, dentre os principais podemos citar:

  • Divulgação da marca;
  • Inauguração de loja;
  • Promoções relâmpago;
  • Período promocional;
  • Novos serviços;
  • Promoções semanais;
  • Promoções do dia;
  • Uma fornada de pão fresquinho saindo do forno na padaria;
  • Degustação de produtos, dentre outros.

2. Fale diretamente com o seu público-alvo

O próximo passo para fazer uma vinheta de supermercado é saber para quem ela se destina. Isso porque, dependendo do público-alvo, a locução deve ser diferente, bem como as músicas e efeitos sonoros utilizados.

Por exemplo, se a vinheta for para fazer oferta de produtos que são mais procurados entre os clientes de terceira idade, então é importante que a locução seja clara e as palavras pronunciadas mais pausadamente. Além disso, a música escolhida também precisará ser mais tranquila. 

Por outro lado, se a vinheta for destinada ao público mais jovem, a locução poderá ter uma fala mais rápida, a música pode ser mais agitada e ainda convidar o cliente a acessar o perfil do supermercado nas redes sociais.


Além disso, escolher um bom locutor para gravar a vinheta também irá aumentar as chances de sucesso. Afinal de contas, ele conseguirá ser mais espontâneo, terá uma boa dicção e ainda conseguirá trazer o clima necessário para que a vinheta seja interessante e atrativa.

3. Prepare o texto com antecedência

Assim como outros textos publicitários, o conteúdo da vinheta também deve ser bem planejado. Lembre-se que você precisa conseguir cativar o público-alvo, portanto, é preciso pensar na melhor forma de se comunicar com ele. 

Desta forma, a elaboração de um roteiro para a vinheta de supermercado é primordial. Além disso, essa medida também facilita o trabalho do locutor, que saberá exatamente o que ele precisa falar. 

Uma dica importante na hora de produzir os textos para as vinhetas é manter-se sucinto. Nada de fazer textos longos, que requeiram muita atenção do cliente. Se você fizer isso, acabará perdendo a atenção do cliente no meio da vinheta e não conseguirá transmitir a mensagem adequadamente.

4. Efeitos sonoros e músicas nas vinhetas de supermercado

Os efeitos sonoros e as músicas são essenciais para deixar a vinheta ainda mais atrativa. Isso porque, ela ajuda o cliente a entrar no clima do que será anunciado. Basta lembrar da vinheta do “Plantão da Globo”. Por isso, a escolha das músicas e efeitos sonoros devem ser feitos com cautela.

Outra dica importante é que alguns efeitos e músicas são muito bem vindos, mas é preciso ter cuidado para não exagerar, caso contrário você irá atrair a atenção do cliente pelos motivos errados. Por isso, dê preferência para as músicas instrumentais e deixe o som da música mais baixo enquanto o locutor estiver falando. Fazendo isso, o cliente continuará no clima da vinheta e você não estará produzindo poluição sonora no seu supermercado.

5. Inclua um call to action

Para que a vinheta de supermercado consiga alcançar o objetivo necessário você poderá incluir a chamada call to action, ou chamada para ação. Assim, o cliente ouvirá a vinheta e, se ela for interessante, já saberá o que fazer em seguida.

Por exemplo, se a intenção for para a divulgação de uma oferta relâmpago, ao final da vinheta você pode convidar o cliente para ir até a seção em que o produto está. Ou seja, o cliente não vai ter muito tempo para pensar a respeito e irá, pelo menos, conferir a novidade.

Exemplos de vinheta de supermercado para você se inspirar

  1. Hummm, está sentindo esse cheiro de pão fresquinho? Vá até a nossa padaria que acabou de sair uma fornada! Pão quentinho a toda hora, é só no (nome do supermercado)! Vem logo antes que acabe!
  1. Já conferiu as nossas ofertas na seção de hortifrúti? Tudo fresquinho, de qualidade e com bom preço! Batata americana apenas R$ 2,99 o quilo. Cenoura, só R$ 1,50. Banana, por apenas R$ 6,00 a dúzia. Confira essas e outras ofertas! Hortifrúti com produtos de qualidade é no (nome do supermercado)!
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  1. Você já ouviu falar no nosso programa de fidelidade? Com ele, quanto mais você comprar, mais descontos você ganha. E o melhor, você não gasta nada para fazer parte dele. Quer saber mais? Pergunte ao caixa e venha fazer parte da nossa família.
  1. Depois do almoço sempre dá aquela vontade de comer um chocolatinho, não é mesmo? E se eu te disser que você consegue comer a sua sobremesa sem gastar muito? Todos os chocolates por X % de desconto. Seu dia mais doce, é só no (nome do supermercado).
  1. Você sabia que a cada X reais em compras você pode ter X reais de volta? Se inscreva agora mesmo no nosso programa de cashback e comece a economizar. Para saber mais, pergunte no caixa. Compras com cashback é no (nome do supermercado).
  1. Gosta daquela sensação de casa limpa? E se eu te contar que você pode deixar tudo cheiroso e limpo gastando menos? Na seção de limpeza você encontra todos os produtos da nossa marca com desconto. Festival de limpeza do (nome do supermercado)!

Rádio para supermercados: a mídia perfeita para a sua vinheta

Como falamos anteriormente, a reprodução de vinhetas pode ser feita de diferentes formas, entretanto, no supermercado, a rádio interna personalizada sai ganhando. Isso porque, com a rádio você poderá reproduzir a vinheta enquanto as pessoas estão fazendo as compras. 

Ou seja, não é preciso esperar até que o cliente pegue o celular e acesse o seu perfil em alguma rede social ou veja a propaganda paga durante algum vídeo. Portanto, você está no controle de quando o cliente ouvirá a vinheta.

Entretanto, as vantagens de ter uma rádio personalizada vai muito além da reprodução de vinhetas de supermercado. Ao implementar essa estratégia do marketing sensorial na sua loja você estará investindo em melhorar a experiência de compras do cliente. Isso acontece porque a música deixa o ambiente mais agradável, fazendo com que o cliente fique mais à vontade na loja, passe mais tempo olhando os produtos e, consequentemente, comprando mais. Perfeito, certo?

Assim, ao adotar essa estratégia, você estará não apenas trabalhando para fidelizar o cliente, mas também aumentando as suas vendas, melhorando a experiência do cliente, divulgando o seu supermercado através das vinhetas.

Outra vantagem de ter uma rádio interna é que você também poderá criar anúncios personalizados para divulgar promoções e até mesmo para auxiliar no gerenciamento da sua loja. Quer saber mais sobre essa maravilha do marketing? É só clicar aqui.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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