Por Nayara Santos em 03.05.2022

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais.

Por outro lado, aquelas pessoas que continuavam consumindo estavam fazendo isso através de compras online. Ou seja, as empresas que tinham esse tipo de negócio conseguiram sair na frente e até mesmo lucrar. Entenda todas as mudanças que te esperam nesse momento pós-crise. Boa leitura!

Como a COVID-19 vai mudar o varejo

Durante um longo período apenas os negócios ligados à saúde e alimentação puderam funcionar, e mesmo assim com restrições. Com a renda dos consumidores comprometida, o varejo viu as vendas despencaram em até 25%.

Os varejistas tiveram então que buscar formas de contornar essa situação e manter as suas atividades, mesmo diante de tantas restrições. A solução para isso foi migrar para o comércio online. Isso fez com que os números desse tipo de comércio disparassem e somente em março de 2020 as vendas online cresceram cerca de 40%. A mudança foi tanta que 2020 foi considerado o ano do e-commerce.


Além disso, muitas medidas de higiene também foram implementadas, tais como limpeza frequente de superfícies, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre pessoas dentro de estabelecimentos.

Principais pontos de mudança no varejo pós-crise

Para sobreviver aos momentos de crise é essencial conseguir se adaptar. Afinal, se você não fizer isso a concorrência fará e a sua empresa acabará sendo passada para trás. Por isso, a seguir trouxemos as principais mudanças que você deverá enfrentar no varejo pós-crise. São elas:

  • Uso da tecnologia e o varejo online: as vendas online se tornaram uma ponte entre as empresas e os consumidores. Forçando-as a revisar a usabilidade dos sites para oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes;
  • Lançamento das campanhas e promoções: é essencial mostrar que a sua empresa apoia as medidas para evitar a propagação do vírus. Neste momento, você pode lançar campanhas e promoções mostrando isso aos clientes. Por exemplo, através de frete gratuito e descontos para compras online;
  • Empatia no atendimento: esse é um momento delicado em que toda a atenção dispensada aos clientes é essencial. Saiba ouvi-lo, personalize o atendimento e invista no pós-venda, você não vai se arrepender;
  • Novos modelos de negócios: a migração para o home office foi tamanha que neste momento pós-crise muitas estão considerando não voltar mais para o modelo antigo. O ideal é que você analise os prós e contras dessa medida para saber se ela se adapta ao seu modelo de negócio.

E então, já conseguiu fazer todas as adaptações necessárias na sua loja para conseguir passar por esse momento pós-crise sem grandes problemas? Se você ainda está se adaptando ou em busca de informações sobre como fazer isso, temos um e-book totalmente gratuito para você com todas as informações necessárias. Faça o download e não perca mais tempo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a Diferença Entre Liderar e Gerenciar uma Equipe de Vendas?

Confira neste artigo todos os detalhes da diferença entre liderar e gerenciar, impulsionando os resultados de sua equipe de vendas!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

13 ideias de campanhas para loja de roupas que realmente vendem: como planejar, executar e comunicar para maximizar resultados

Campanha que performa em loja de roupas não depende apenas de preço. Ela nasce de tema, narrativa, execução consistente no PDV e comunicação clara em todos os pontos de contato. Quando a vitrine, o provador, as redes sociais e a comunicação sonora trabalham juntos, a campanha se torna previsível, replicável e capaz de gerar aumento…

Por Nayara Santos em 04.12.2025

3 dicas de como vender mais em loja de carros, confira!

Procurando dicas de como vender mais na sua loja de carros? Então você veio ao lugar certo, aqui nós vamos te dar algumas dicas práticas e infalíveis para conseguir ter o faturamento desejado, mesmo em tempos de crise. Vale a pena ressaltar que vender mais também implica ter uma boa estratégia para a divulgação da…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

6 Previsões para o varejo em 2025: as principais expectativas para o ano

Prever o que irá acontecer em 2025 é praticamente impossível, entretanto, os especialistas apontam algumas tendências e quais as expectativas para o ano novo.  Em 2025, diversas inovações e novas abordagens deverão dominar o mercado, desde a personalização da experiência do cliente até o uso de tecnologias imersivas. Afinal, a tecnologia está avançando a passos…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

37 textos de propaganda de aniversário de loja, confira!

O aniversário da loja é, sem dúvida alguma, um momento a ser celebrado. Mas, para que esse momento seja um sucesso e ajuda a sua marca a ganhar maior visibilidade, é preciso escolher os textos de propaganda cuidadosamente. Afinal, esses textos serão veiculados em diferentes mídias e serão, em parte, responsáveis por atrair clientes para…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

17 textos para convite de inauguração de loja de roupas

Parte de uma festa de inauguração de loja de sucesso, é escolher o texto certo para convidar as pessoas. Mas essa, nem sempre é uma tarefa fácil, já que você tem pouco tempo para convencer o seu ouvinte de que vale a pena conferir a festa. Entretanto, você tem ao seu lado o fato de…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos