Por Nayara Santos em 18.12.2020

Iluminação ideal para supermercados: aprenda como fazer

Por Nayara Santos em 18.12.2020

A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais tempo. 

Para ter uma iluminação ideal para supermercados, o projeto precisa ser bem planejado e estudado, aspectos técnicos e psicológicos precisam ser levados em conta para garantir o bem-estar dos clientes e atender as normas de iluminação. Acompanhe a leitura e aprenda a fazer uma iluminação ideal para supermercados. 

Tipos de iluminação para supermercados

Cada ambiente do supermercado pede um tipo de iluminação específica para valorizar os produtos expostos, e é por isso que você precisa saber quais são os tipos de iluminação que existem e como podem ser aplicadas. Confira.

Iluminação direta

Para destacar produtos que estão em promoção, na área de hortifruti, açougue, na padaria e áreas nobres como adega, essa é a iluminação ideal, pois as lâmpadas podem ser direcionadas para os itens em questão, o que irá dar destaque a eles e chamar a atenção dos clientes. Portanto, se você quer chamar a atenção para algum produto específico ou local, essa é a iluminação certa. Para utilizá-la basta ter o suporte de alguma luminária com spots. 

Iluminação indireta

A iluminação indireta proporciona uma luz suave, nela as lâmpadas não aparecem. Para usar esse tipo de iluminação, deve- se ter alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso, que refletirá na superfície branca do teto e espalhará a luz pelo ambiente.


Existem dois ambientes no supermercado em que a iluminação indireta é indicada, são eles a praça de alimentação e o hall de entrada, pois ela cria um clima mais intimista e aconchegante. 

Iluminação difusa

A iluminação difusa é a mais tradicional e utilizada para criar uma iluminação ideal para supermercados, pois ela garante que o ambiente seja iluminado por igual, de maneira uniforme, sem variações. A lâmpada fica localizada no centro do teto, iluminando o espaço de maneira homogênea e criando um ambiente de bem-estar e receptividade transmitindo a sensação de conforto. 

Iluminação em LED

Consiste na substituição das lâmpadas comuns, por lâmpadas de LED. Essa substituição garante maior economia ao supermercado, pois as lâmpadas de LED não precisam de manutenção, além de deixarem o ambiente mais iluminado, uma vez que as lâmpadas de LED transformam 90% da energia em luz, enquanto as comuns apenas 20%. 

Outros benefícios da iluminação em LED são a melhor reprodução de cores, redução de custos com energia, maior vida útil das lâmpadas, preservação dos produtos expostos e as lâmpadas não esquentam e não atraem insetos mantendo o frescor e a atratividade dos alimentos.

Você sabia que as lâmpadas comuns, fluorescentes, emitem calor e luz UV? Se você ainda não sabia, então acabou de descobrir. O calor e a luz UV são prejudiciais para as frutas, verduras e legumes interferindo na qualidade dos alimentos.

Iluminação dos corredores

Uma boa sugestão são as lâmpadas tubulares, devido à alta amplitude de luminosidade elas deixam o ambiente mais claro e criam a sensação de que o corredor é maior do que ele realmente é. 

Cores quentes (2500K – 4000K)

A iluminação quente, mais amarelada, é mais utilizada em setores que necessitam de mais aconchego e comodidade, como na adega, na padaria e na bomboniere.

Cores frias (4000K-6000K)

Já em setores que necessitam de mais destaques visuais como na peixaria, hortifruti e geladeiras, é recomendado cores mais frias, mais focadas na cor super branca e branca neutra.

Como fazer um projeto de iluminação ideal para supermercados?

Você pode contar com a ajuda de um profissional para projetar a iluminação do seu supermercado, mas essa tarefa também pode ser desempenhada por você! É isso mesmo, qualquer pessoa pode desenvolver um projeto luminotécnico, não apenas os especialistas. 

Antes de mais nada, você precisa analisar todos os ambientes do seu supermercado e identificar quais são as necessidades específicas de cada local ou setor, assim como seus pontos fortes e fracos. 

Por exemplo, o setor de hortifruti está recebendo a iluminação ideal? São usadas lâmpadas de LED para garantir a qualidade dos alimentos? As frutas, legumes e verduras estão recebendo o destaque necessário? O ambiente está escuro? Há a presença de insetos no local? Você precisa analisar todos esses aspectos, em todos os setores, para identificar possíveis problemas com a iluminação. 

Outro exemplo, agora na área da adega, a iluminação está favorecendo os produtos? O ambiente está transmitindo sofisticação? É um ambiente convidativo? Analise esses e outros aspectos para definir qual é a iluminação ideal para cada ambiente de acordo com as suas peculiaridades. 

É importante lembrar que, caso você decida planejar e executar todo o projeto sozinho, será necessário muito estudo, planejamento e a busca por informações técnicas, pois existem diversas categorias, tipos e normas de iluminação e nós sabemos que não é tão simples criar uma iluminação ideal para supermercados que favoreça todos os ambientes. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

19 Textos prontos para mercearia de supermercado, confira

Conseguir atrair clientes para a sua loja envolve muito mais do que ter textos para divulgar as ofertas ou a sua marca. É preciso que você tenha as estratégias certas para levar as informações aos seus clientes.  Isso significa que, além de ser criativo para elaborar os textos das campanhas para a mercearia do supermercado,…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos