Por Nayara Santos em 18.12.2020

Iluminação ideal para supermercados: aprenda como fazer

Por Nayara Santos em 18.12.2020

A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais tempo. 

Para ter uma iluminação ideal para supermercados, o projeto precisa ser bem planejado e estudado, aspectos técnicos e psicológicos precisam ser levados em conta para garantir o bem-estar dos clientes e atender as normas de iluminação. Acompanhe a leitura e aprenda a fazer uma iluminação ideal para supermercados. 

Tipos de iluminação para supermercados

Cada ambiente do supermercado pede um tipo de iluminação específica para valorizar os produtos expostos, e é por isso que você precisa saber quais são os tipos de iluminação que existem e como podem ser aplicadas. Confira.

Iluminação direta

Para destacar produtos que estão em promoção, na área de hortifruti, açougue, na padaria e áreas nobres como adega, essa é a iluminação ideal, pois as lâmpadas podem ser direcionadas para os itens em questão, o que irá dar destaque a eles e chamar a atenção dos clientes. Portanto, se você quer chamar a atenção para algum produto específico ou local, essa é a iluminação certa. Para utilizá-la basta ter o suporte de alguma luminária com spots. 

Iluminação indireta

A iluminação indireta proporciona uma luz suave, nela as lâmpadas não aparecem. Para usar esse tipo de iluminação, deve- se ter alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso, que refletirá na superfície branca do teto e espalhará a luz pelo ambiente.


Existem dois ambientes no supermercado em que a iluminação indireta é indicada, são eles a praça de alimentação e o hall de entrada, pois ela cria um clima mais intimista e aconchegante. 

Iluminação difusa

A iluminação difusa é a mais tradicional e utilizada para criar uma iluminação ideal para supermercados, pois ela garante que o ambiente seja iluminado por igual, de maneira uniforme, sem variações. A lâmpada fica localizada no centro do teto, iluminando o espaço de maneira homogênea e criando um ambiente de bem-estar e receptividade transmitindo a sensação de conforto. 

Iluminação em LED

Consiste na substituição das lâmpadas comuns, por lâmpadas de LED. Essa substituição garante maior economia ao supermercado, pois as lâmpadas de LED não precisam de manutenção, além de deixarem o ambiente mais iluminado, uma vez que as lâmpadas de LED transformam 90% da energia em luz, enquanto as comuns apenas 20%. 

Outros benefícios da iluminação em LED são a melhor reprodução de cores, redução de custos com energia, maior vida útil das lâmpadas, preservação dos produtos expostos e as lâmpadas não esquentam e não atraem insetos mantendo o frescor e a atratividade dos alimentos.

Você sabia que as lâmpadas comuns, fluorescentes, emitem calor e luz UV? Se você ainda não sabia, então acabou de descobrir. O calor e a luz UV são prejudiciais para as frutas, verduras e legumes interferindo na qualidade dos alimentos.

Iluminação dos corredores

Uma boa sugestão são as lâmpadas tubulares, devido à alta amplitude de luminosidade elas deixam o ambiente mais claro e criam a sensação de que o corredor é maior do que ele realmente é. 

Cores quentes (2500K – 4000K)

A iluminação quente, mais amarelada, é mais utilizada em setores que necessitam de mais aconchego e comodidade, como na adega, na padaria e na bomboniere.

Cores frias (4000K-6000K)

Já em setores que necessitam de mais destaques visuais como na peixaria, hortifruti e geladeiras, é recomendado cores mais frias, mais focadas na cor super branca e branca neutra.

Como fazer um projeto de iluminação ideal para supermercados?

Você pode contar com a ajuda de um profissional para projetar a iluminação do seu supermercado, mas essa tarefa também pode ser desempenhada por você! É isso mesmo, qualquer pessoa pode desenvolver um projeto luminotécnico, não apenas os especialistas. 

Antes de mais nada, você precisa analisar todos os ambientes do seu supermercado e identificar quais são as necessidades específicas de cada local ou setor, assim como seus pontos fortes e fracos. 

Por exemplo, o setor de hortifruti está recebendo a iluminação ideal? São usadas lâmpadas de LED para garantir a qualidade dos alimentos? As frutas, legumes e verduras estão recebendo o destaque necessário? O ambiente está escuro? Há a presença de insetos no local? Você precisa analisar todos esses aspectos, em todos os setores, para identificar possíveis problemas com a iluminação. 

Outro exemplo, agora na área da adega, a iluminação está favorecendo os produtos? O ambiente está transmitindo sofisticação? É um ambiente convidativo? Analise esses e outros aspectos para definir qual é a iluminação ideal para cada ambiente de acordo com as suas peculiaridades. 

É importante lembrar que, caso você decida planejar e executar todo o projeto sozinho, será necessário muito estudo, planejamento e a busca por informações técnicas, pois existem diversas categorias, tipos e normas de iluminação e nós sabemos que não é tão simples criar uma iluminação ideal para supermercados que favoreça todos os ambientes. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente. Dito isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Locutor virtual para supermercados: divulgue suas ofertas em segundos

Nos dias atuais, comunicar-se de maneira eficaz com os clientes dentro de um supermercado tornou-se uma estratégia essencial para aqueles que desejam maximizar suas vendas e proporcionar uma experiência de compra agradável. A utilização de anúncios gravados com locução virtual surge como uma solução eficiente e moderna para essas necessidades.  Essa tecnologia permite que os…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Promoções para supermercados: 15 estratégias que aumentam as vendas, giram estoque e fidelizam clientes

Quem vive o dia a dia do supermercado sabe: promoção boa não é a que grita preço, é a que gira estoque, protege margem e faz o cliente voltar. Toda segunda-feira, o relatório de vendas mostra a mesma realidade: ruptura em itens básicos, margem comprimida e fluxo irregular. O que separa as lojas previsíveis das…

Por Nayara Santos em 03.12.2025

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos