Por Nayara Santos em 02.07.2021

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

Por Nayara Santos em 02.07.2021

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado.

Neste artigo nós vamos explicar o que é uma cooperativa e quais os diferentes tipos, como a cooperativa de supermercado funciona e o que é preciso para montar a sua própria cooperativa. Boa leitura!

O que é uma cooperativa?

Uma cooperativa é uma organização formada por pessoas de um determinado grupo, seja ele social ou econômico, cujo objetivo é realizar determinada atividade que traga benefícios para todos os membros. Essa reunião deve ser voluntária. Além disso, uma cooperativa pode desempenhar qualquer atividade, seja algum tipo de serviço ou comércio de produtos.

Com isso, é possível reduzir ou eliminar os intermediários, fazendo com que os custos sejam menores e o preço final também. Vale a pena mencionar que as cooperativas são legalmente instituições sem fins lucrativos. De modo geral, uma cooperativa tem os seguintes princípios:

  • A adesão deve ser livre e voluntária, permitindo a qualquer pessoa aderir a ela ou a utilizar os seus serviços;
  • Todos os membros podem participar das decisões da cooperativa, ou seja, cada membro tem direito a um voto;
  • Todos os membros devem contribuir com o patrimônio da cooperativa. A forma de contribuição deve ser decidida de maneira democrática;
  • Mesmo que haja parcerias e capital externo, uma cooperativa deve sempre manter a sua independência e autonomia;
  • Contribuição para formação, informação e educação dos membros deve ser parte das atribuições de uma cooperativa;
  • Deve haver intercooperação entre as cooperativas;
  • Deve desenvolver programas de desenvolvimento da comunidade envolvida com a cooperativa.


Ainda, algumas cooperativas são fechadas, ou seja, apenas os cooperadores podem se beneficiar dos preços e serviços oferecidos. Em outros casos, a cooperativa pode ser aberta, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a ela, entretanto, apenas os cooperados podem tomar decisões.

Tipos de cooperativa

No Brasil, existem 13 diferentes categorias de cooperativa, são elas:

  • Agropecuária;
  • De consumo, que é a de supermercado e que traremos mais detalhes a seguir;
  • De crédito;
  • Educacional;
  • Habitacional;
  • De infraestrutura;
  • Mineração;
  • Produção;
  • Saúde;
  • Social;
  • De trabalho;
  • Transporte;
  • Turismo e lazer.

Como funciona uma cooperativa de supermercado

Uma cooperativa de supermercado, também chamada de cooperativa de consumo, é aquela que reúne os consumidores e tem como principal serviço a compra desses bens de consumo por preços mais baixos, mantendo-se a qualidade. Isso é possível porque a cooperativa consegue comprar em maiores quantidades, permitindo uma melhor margem de negociação de descontos.

Você deve estar pensando qual a diferença entre uma cooperativa e um supermercado, certo? A principal está no fato de que o cooperado não é um mero consumidor, mas também um dos donos do negócio. Ou seja, ele participa ativamente da tomada de decisões do supermercado. Assim, ao se inscrever na cooperativa, o consumidor adquire também uma quota-parte do negócio.

Cooperativa de supermercado x Central de compras

Falando assim, uma cooperativa de supermercado se parece muito com a central de compras para supermercado. Entretanto, a principal diferença entre elas é que na central de compras, são os donos de supermercado que se associam para conseguir contratar serviços e adquirir produtos por menores preços. Já na cooperativa de consumo, os próprios consumidores são donos do negócio e têm direito a decidir o que irá acontecer com o supermercado.

Como montar uma cooperativa de supermercado?

Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em montar uma cooperativa de supermercado. Confira todas as informações a seguir.

1. Objetivos, comissão e coordenadores

O primeiro passo para criar uma cooperativa de consumo é escolher uma comissão e um coordenador, que são os responsáveis pelo projeto. Além disso, é nessa etapa que os objetivos da cooperativa devem ser criados através de um estatuto, que nada mais é do que um contrato entre os cooperados.

No estatuto deve constar o endereço da sede da cooperativa, qual tipo de atividade será realizada, qual o prazo de duração da cooperativa, todos os direitos e deveres dos cooperados, qual o capital mínimo, qual o valor de cada quota, como será feita a administração da cooperativa, como será o retorno das sobras, como as assembleias serão convocadas, tempo de mandato, dentre outros. 

2. Preparação da documentação

Depois que todos os pontos mencionados acima foram decididos e escritos no estatuto, será preciso reunir a documentação necessária para que a cooperativa de supermercado possa ser registrada na Junta Comercial. São eles:

  • Original e cópias da Ata da Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos fundadores da cooperativa;
  • Original de cópias do CPF e do RG do presidente da cooperativa;
  • Lista com o nome de todos os presentes na Assembleia Geral de Constituição;
  • Comprovante de residência do presidente;
  • Comprovante do local de funcionamento da cooperativa;
  • Visto de um advogado na última página do Estatuto e da Ata.

Além disso, também é preciso apresentar alguns documentos para a Receita Federal:

  • Ficha cadastral e ficha complementar do CNPJ;
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência de todos os diretores;
  • Lista com o nome de todos os associados.

3. Verificando a saúde financeira da cooperativa

Mesmo que uma cooperativa de supermercado seja uma entidade sem fins lucrativos, para ela continuar funcionando é preciso ficar atento à entrada e saída de capital. Em uma cooperativa, a principal forma de receita é através do pagamento da taxa de administração de serviço. Ou seja, todas as vezes que um cooperado fizer algum tipo de operação (compra de mercadoria ou contratação de serviço), a cooperativa ficará com um percentual sobre esse valor operado.

Vale a pena mencionar que a cooperativa também deve ter um fundo de reserva que seja capaz de reparar possíveis perdas ou mesmo permitir que novas atividades sejam realizadas. Esse fundo deve ter, no mínimo, 10% das sobras líquidas do exercício. Ou seja, sempre que houver um superávit na taxa de serviços, 10% desse valor deve ir, obrigatoriamente, para o fundo de reserva. Além disso, outros fundos com finalidades específicas também podem ser criados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

29 Textos prontos para hortifrúti de supermercado vender mais

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

20 exemplos grátis de anúncios criativos para divulgar suas ofertas

Conseguir preparar anúncios criativos para divulgar as suas ofertas é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja. Afinal, eles são capazes de captar a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você tem a dizer. Entretanto, criar esses anúncios nem sempre é fácil,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Dica de campanha para supermercados na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Para supermercados, essa data representa uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.  Parece muito? Pode até ser, mas tudo isso é possível com…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Locutor virtual em supermercados: aumente as vendas do seu negócio

Os gestores do setor supermercadista bem sabem que o desafio de atrair consumidores e aumentar as vendas é constante. Por isso, é preciso encontrar estratégias eficientes de comunicação, como a utilização de locutores virtuais. Essa ação tem se mostrado bastante eficaz e vem se destacando em meio a tantas outras ferramentas. Por meio de anúncios…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos