Por Nayara Santos em 28.07.2021

Qual deve ser o volume do som da minha academia?

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Som da minha academia: Academias, além de ambientes de saúde, bem-estar e estética, são locais musicais. Sempre há uma música tocando para estimular e entreter os alunos — e até mesmo para que o tempo passe mais rápido para alguns deles.

Mas isso não significa que o volume do som deva ser alto a ponto de se poder identificar a música até mesmo do lado de fora. Porém, também não pode ser baixo o suficiente para escutar até mesmo a respiração da pessoa no aparelho ao lado.

Saiba agora qual deve ser o nível de potência musical e como garantir qualidade a ele.

Experimente grátis, músicas personalizadas para a sua academia.

Acima do tom de diálogo

Ao abrir a academia, antes do primeiro aluno chegar, ligue o rádio ou player e verifique se o volume do som cobre a fala normal de uma conversa. Você pode testar iniciando um diálogo com a equipe.

Caso isso ocorra, é o primeiro indicativo de que está acertando no nivelamento. E, obviamente, se a fala é suplantada pela música, a respiração das pessoas e os ruídos dos aparelhos também não serão percebidos.

A música precisa estar alta o suficiente para ser notada como parte ativa da experiência e mascarar os ruídos do ambiente e as conversas das pessoas, ninguém quer treinar em uma academia que soa como uma praça de alimentação de shopping, não é mesmo?

Quantos decibéis são permitidos em academias?

A resposta é: no máximo 85 decibéis. Mas por que esse número? O motivo principal de ser 85 decibéis é porque acima disso pode prejudicar a audição das pessoas que se exporem a esse nível sonoro por um tempo prolongado, e mais baixo que isso fica inadequado para um ambiente de academia.

E, como dissemos anteriormente que deve ser feito, o volume do som nessa proporção ultrapassa o tom de uma conversa, mas não afeta a passagem das lições pela equipe.

O aparelho que faz essa medição é o decibelímetro, ajuste o seu entre 80 e 85 decibéis. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a exposição a esse nível sonoro por mais de oito horas.

De forma bem distribuída

Outro fato que não pode ocorrer é as músicas estarem em diferentes volumes a depender do local em que o aluno está. A não ser em salas separadas para outras modalidades — onde até mesmo playlists diferentes podem ser executadas. O som deve estar em igual potência em todos os pontos da academia.

Espalhe as caixas de saída de forma a abrangerem todo o ambiente e esquadrinhe-o andando para se certificar de que não há nenhum local em dissonância com os demais ou com alto-falantes defeituosos.

E sempre com qualidade de áudio

A qualidade tem a mesma importância do que a potência. Na hipótese de o volume do som estar em ajuste perfeito, mas as músicas estarem pouco inteligíveis, os alunos poderão reclamar por ficarem irritados com chiados, vozes fanhas ou graves muito intensos.

Ajuste a equalização do seu aparelho de forma adequada para o volume em que serão executadas as playlists. Mas para que isso resolva, tenha certeza de que os aparelhos — player, amplificadores e caixas de som — não apresentam defeito. Além disso, não busque músicas de qualquer fonte não confiável. De preferência, invista em uma rádio para academia e não tenha preocupação alguma quanto às músicas.

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Música sem ECAD para academias: entenda os riscos, a lei e se é seguro

O custo com direitos autorais de execução pública de música, gerenciados pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), sempre foi uma preocupação para donos e gestores de academias no Brasil. Agora, com o surgimento de novas soluções chamadas de “ECAD Free” ou “Royalty Free”, muitos empresários do setor fitness passaram a se perguntar: Será…

Por Nayara Santos em 16.06.2025

Datas comemorativas podem ser incríveis para sua academia

Já parou para pensar em como as pessoas ficam felizes quando recebem parabéns pelo aniversário, ou no dia da sua profissão? Datas comemorativas são uma excelente forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais. Sem falar que é uma desculpa para celebrar e estar do lado de quem a gente gosta. Então, por…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Black Friday na academia: como se preparar para a data

Com a aproximação da Black Friday, é natural que você, dono de academia, esteja procurando maneiras eficazes de se destacar. Afinal de contas, essa data é uma excelente oportunidade para atrair novos alunos e reforçar o valor do estabelecimento para os membros atuais. A preparação antecipada e o uso de táticas inovadoras são fundamentais para…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Diferença das Plataformas Streaming VS a Radioacademia

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para a sua academia e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Aparentemente o mercado oferece diversas opções, tais como Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm,…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

4 estratégias para aumentar o lucro da sua academia

Estratégias para aumentar o lucro da sua academia: a concorrência no mercado de fitness cresceu e, para poder se firmar e aumentar o lucro de uma academia, é preciso se destacar. Não basta apenas ter planos de fidelização de 6, 9 ou 12 meses: isso todas têm. Para realmente conquistar maior público e se tornar…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O que é Rádio Academia?

Já pensou se a sua academia tivesse música que inspirasse movimento, onde alunos entrassem e saíssem com sorrisos de satisfação, não reclamassem das músicas e onde você, como proprietário, observasse um crescimento contínuo e alunos satisfeitos?  Sim, esse cenário não é apenas um sonho, ele pode ser realidade, basta utilizar as ferramentas certas. E essa…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Por que oferecer a avaliação física na academia? Entenda

A crescente procura por academias de ginástica demostra a preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar e até mesmo com a aparência — essa demanda exige cada vez mais cuidados e evolução dos serviços. Com a tendência de aumento de alunos, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

As melhores músicas de academia

Você provavelmente já deve ter se perguntado “quais são as melhores músicas de academia para eu colocar para os meus alunos ouvirem?”, não é mesmo? Vou te ajudar a encontrar uma ótima solução para isso. O primeiro ponto importante é você realizar uma pesquisa por período. Por exemplo, analisar qual a preferência dos seus alunos…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Receba nossos conteúdos exclusivos