Por Nayara Santos em 01.06.2016

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta.

Você conhece essa técnica? Quer conferir se está aproveitando todos os benefícios que ele pode oferecer à sua academia? Então continue lendo:

Como o marketing sensorial pode ser aplicado nas academias?

O marketing sensorial visa estimular os sentidos dos alunos para melhorar a qualidade dos seus momentos na academia. Ele pode ser trabalhado de uma infinidade de formas; as cores da decoração, as músicas que tocam enquanto os alunos se exercitam e as essências que compõem o aroma do ambiente são apenas algumas delas.

Pense em estratégias que criem um ambiente agradável e estimulante para os seus alunos. Para isso, é fundamental conhecê-los bem e saber como agradá-los. É importante, também, tomar cuidado com os exageros, para não tornar o espaço de exercício carregado demais e desagradável.

Quais são os benefícios do marketing sensorial para academias?

Melhoria da experiência dos alunos

Os clientes estão cada vez mais exigentes. São tantas opções no mercado que, uma vez insatisfeitos com um serviço, é fácil encontrar uma empresa concorrente que vá atender melhor às suas necessidades. Por isso, é cada vez mais importante que sejam incluídas nas táticas de marketing estratégias que tornem sua experiência com um serviço a melhor possível.

O marketing sensorial pode ajudar a sua academia nisso. Por meio dele, você pode criar um ambiente mais agradável e estimulante para os alunos treinarem, com cheiros, sons e estímulos visuais. Pode usar ainda os sentidos do tato e da gustação ao oferecer lanches diferenciados na cantina, além de muitas outras técnicas. Portanto, capriche e tenha cuidado com exageros, pois criar um ambiente carregado demais (com música desagradável ou cheiros muito fortes, por exemplo) também pode ser prejudicial.

Fortalecimento da sua marca

Além de enriquecer a experiência dos seus alunos, o marketing sensorial pode funcionar para fortalecer a sua marca, pois criará um bom diferencial. É extremamente benéfico ter sua marca relacionada a conceitos que a destaquem positivamente dos concorrentes, e o marketing sensorial pode ajudar muito nisso.

Captação de alunos novos e fidelização dos atuais

O marketing sensorial pode ajudar sua academia a atrair novos alunos de diversas formas. Por exemplo, os clientes atuais, satisfeitos com a experiência de que desfrutam, vão naturalmente falar dela para seus contatos. Outra forma de atração que pode ocorrer com essa forma de marketing é captar o interesse de quem passa por ali, pois a decoração interna e a música podem chamar a atenção.

Além disso, tão importante quanto captar novos clientes é reter os atuais alunos. Uma boa equipe de treinadores, um ambiente limpo e aparelhos modernos são importantes formas de fazer essa fidelização, mas o que vai de fato diferenciar a sua academia das outras é a experiência de qualidade que você proporcionada. E tenha a certeza de que o marketing sensorial pode ter um enorme papel ao criar esse diferencial.

Portanto, não deixe de pesquisar e se dedicar à criação de uma estratégia de marketing sensorial que tenha tudo a ver com os alunos da sua academia.

Gostou desse post? O que você pensa sobre o tema do marketing sensorial? Não deixe de nos contar aqui nos comentários!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como surpreender futuros alunos: a primeira impressão é a que fica

Como surpreender futuros alunos: reflita bem e responda, a primeira impressão é a que fica? Está em dúvida em relação à resposta? Então, relembre os fornecedores que você já pensou em contratar e desistiu porque o atendimento não era bacana; pense nos restaurantes em que você já deixou de almoçar pois o ambiente tinha um…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Como Atrair Alunos Para Academia: Conheça 2 Métodos

Atrair alunos para sua academia pode parecer uma tarefa difícil e cara, mas não é bem assim. Existem várias maneiras de trazer mais clientes para o seu negócio sem causar tanto impacto ao seu orçamento, e hoje vamos apresentar algumas delas. Quer saber como atrair alunos para academia e ainda fidelizá-los? Confira este artigo! 1.…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Existem algumas estratégias que têm o poder de fidelizar os seus alunos. A rádio para academia é uma delas! Conheça tudo sobre o tema e seus benefícios neste artigo.

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Dica de Campanha Novembro Azul para Academias: Campeonato Azul de Supino

Dica de Campanha Novembro Azul Novembro é o mês do Combate ao Câncer de Próstata, aproveite para reunir todos os homens da sua academia e fazer um Campeonato Azul de Supino, assim, você pode manter seus alunos informados sobre esse assunto e engajá-los na causa de uma maneira diferente. Olha só o texto que preparamos…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Saber como atrair alunos para academia pode ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um fracasso. Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades. Porém, esta prática que envolve direcionar o som…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade. Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora,…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

As Melhores Músicas para Academia

Você já sabe que selecionar músicas para academia é essencial para motivar, dar ritmo aos treinos e, consequentemente, aumentar os seus resultados na academia. Sabe também que escolher músicas certas é uma atividade complexa, demorada e que exige conhecer bastante sobre o assunto. Sem mencionar que a mesma playlist enjoa e você tem atualizar SEMPRE.  Antes de ver…

Por Nayara Santos em 24.09.2021

Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos