Por Nayara Santos em 13.06.2016

5 técnicas de marketing sensorial para academias

Por Nayara Santos em 13.06.2016

Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um dos nossos sentidos e como eles podem ser empregados a favor do seu negócio. Acompanhe:

Visão

Em quase toda estratégia de marketing, esse sentido é o mais explorado. Na sua academia, ele pode ser usado para criar um ambiente melhor para seus alunos. Para saber quais cores usar, defina que conceito você quer passar e quem é o seu público.

Cores quentes, como o vermelho e o laranja, são estimulantes e lembram movimento; cores frias, como o azul, já são mais relaxantes. Existem ainda cores que remetem a conceitos mais específicos, como o verde, que, além de ser relaxante, lembra saúde e boa alimentação.

Tato

O sentido do toque é um dos menos usados, mas, no marketing sensorial, ele pode ser um grande aliado da sua academia. Ele pode se manifestar, por exemplo, nas texturas de cartões de visitas ou na escolha do piso, que pode ser frio, quente, emborrachado, dentre muitas outras opções.

Nas academias, existe também um elemento que torna o tato um sentido de grande destaque e que precisa de atenção: é comum que os treinadores auxiliem os alunos e, nesse processo, entrem em contato com eles. Na hora de tocá-los, é preciso ter cuidado para não ser invasivo. Muitos alunos não gostam desse tipo de contato e é preciso sempre ter cuidado ao fazê-lo, com respeito e sem exageros, para não criar uma situação desconfortável.

Olfato

Muitas empresas usam esse sentido em suas estratégias. Seja para criar um ambiente mais agradável ou para atrair os clientes para determinado produto, as possibilidades do olfato são inúmeras.

Em um ambiente de treino, entretanto, é preciso ter muito cuidado. Como serão numerosos alunos transpirando, o odor pode acabar se tornando desagradável. Portanto, manter o espaço sempre limpo e não usar aromas fortes é essencial para não carregar demais o ambiente.

Paladar

Esse é um sentido que costuma estar muito presente na estratégia de empresas que lidam com alimentos, mas que também pode ser utilizado na academia.

Se a sua tiver uma cantina, por exemplo, deve preparar alimentos sempre frescos e gostosos para propiciar aos alunos uma sensação de prazer ao se alimentar. Outra forma de usar o sabor para melhorar a experiência deles é oferecendo pequenas amostras, como um cafezinho ou algum petisco para que eles desfrutem enquanto estão na academia.

Audição

Esse sentido é muito usado no marketing — você provavelmente já entrou em alguma loja em que estava tocando música, não é? Algumas, mais calmas, servem para relaxar o cliente e estimular a compra; outras, mais agitadas, criam uma sensação de urgência e fazem com que eles se movimentem mais depressa.

Numa academia, músicas mais animadas podem ser usadas durante as aulas mais agitadas e os exercícios em máquinas, enquanto músicas mais calmas criam um ambiente mais relaxante em atividades como pilates, yoga, alongamento, etc.

E então, preparado para colocar o marketing sensorial para trabalhar a seu favor? Não perca mais tempo e comece já a planejar como ele será usado na sua academia. E se gostou desse post ou ainda ficou com alguma dúvida, conte para a gente nos comentários!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas para academias: como escolher?

Uma boa música pode ter um grande impacto na motivação e no rendimento dos alunos de uma academia. Porém, escolher músicas que impulsionem o treino de cada um não é uma tarefa fácil, afinal elas devem agradar pessoas de gostos diversos e ainda ser estimulante para todos os tipos de treino. Apesar disso, é possível,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Academias – Renovou? Ganhou!

Que tal entrar em 2019 com o pé direito, saindo na frente da concorrência e com vários planos renovados? Para esse mês criamos a Dica de Campanha 360º com o objetivo de te ajudar a estimular seus alunos a renovarem os seus planos. Sabe o que é mais legal? O aluno que renovar o plano…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Plano de Negócios para Academia: 6 passos para montar o seu

Não é difícil de imaginar que um bom plano de negócios para academia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, caso contrário, ela não consegue atrair clientes ou ficar de pé por muito tempo, certo? Por isso, sem dúvida alguma, a elaboração de um plano de negócios eficiente é o primeiro passo, senão o…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

3 Dicas para alavancar a gestão financeira para academia!

Assim como para qualquer outro empreendimento, uma boa gestão financeira para academia é o que define o fracasso ou sucesso do negócio. As academias no entanto, tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração, e são dicas sobre elas  que vamos falar no post de hoje! Gestão financeira para academia merece muita atenção do…

Por Nayara Santos em 11.08.2017

Qual a relação da música com o emagrecimento?

A música está inserida em nossa rotina, mesmo que a gente não tenha amplo conhecimento disso. É em uma loja que entramos e está tocando uma música ambiente, no mercado que toca os sucessos do momento ou até mesmo no salão de beleza. A verdade é que ela está sempre lá, pois é como se…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Aposte nas nossas técnicas e ferramentas do marketing promocional e impulsione sua academia!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Como deve ser a recepção das academias Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos