Por Nayara Santos em 12.12.2024

Sustentabilidade no varejo: 7 estratégias para aplicar em 2025

Por Nayara Santos em 12.12.2024

Se você está lendo esse artigo é porque está em busca de estratégias focadas em sustentabilidade para aplicar na sua loja em 2025, certo? Com o aumento da demanda dos consumidores por se relacionar com empresas que possuem algum tipo de gestão ambiental, os varejistas precisam acompanhar essa tendência.

 Por isso, os varejistas precisam conhecer os processos da sua rotina, bem como o impacto que cada um deles pode ter no meio ambiente. Desta forma, ficará mais fácil identificar formas de reduzir o impacto dessas ações.

 E então, está pronto para começar a sua jornada para a sustentabilidade da sua loja? Continue com a gente e descubra como implementar essa estratégia. Boa leitura!

Estratégias sustentáveis para varejistas em 2025

A sustentabilidade está ganhando força não apenas pelas regulamentações cada vez mais rigorosas, mas também devido à crescente conscientização dos consumidores, que exigem práticas comerciais mais responsáveis. Essa mudança na mentalidade dos consumidores se reflete no seu comportamento e promete ser uma mudança duradoura, portanto, você precisa estar pronto para atender a essa demanda.

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1. Conscientização e consumo sustentável

Com o fácil acesso a informações, uma parcela considerável dos consumidores estão cientes dos impactos que as suas atividades têm sobre o meio ambiente. Isso fez com que muitos consumidores mudassem os seus hábitos de compras.

Por isso, as marcas que desejam atrair a atenção e conquistar esses consumidores devem priorizar não apenas a qualidade e a durabilidade de seus produtos, mas também de todas as suas atividades. Desta forma, é possível garantir não só a satisfação, mas também criar laços mais profundos e duradouros com os clientes.

Sem falar que, ao promover uma abordagem transparente em relação às iniciativas sustentáveis, o varejista pode se diferenciar no mercado cada vez mais competitivo. As certificações ecológicas e as comunicações claras sobre essas práticas não somente atraem consumidores conscientes, mas também fortalecem a reputação da marca.

2. Cadeias de produção responsáveis

Ter uma cadeia de produção sustentável faz parte do compromisso ambiental que você deve adotar para 2025. Mas, o que isso significa? Estamos falando que você deve pensar em como cada etapa da produção ou aquisição de produtos para venda impacta o meio ambiente.

Para ter uma cadeia de produção sustentável você pode adquirir materiais de fontes locais, minimizando a pegada de carbono associada ao transporte e apoiando economias locais. Além disso, a incorporação de energias renováveis, como energia solar, pode reduzir significativamente o impacto ambiental das suas operações.


Outra forma de fazer isso é com a otimização da logística. Para isso, analise e repense rotas de transporte e métodos de embalagens. Uma simples mudança na forma como o produto é embalado já pode ajudar a tornar as suas atividades mais sustentáveis. Sem falar que algumas ainda podem melhorar a eficiência operacional. 

3. Implementar um modelo de economia circular

A economia circular nada mais é do que utilizar os resíduos de produtos de um item para produzir outro. Sim, essa não é uma tarefa fácil e é aí que a criatividade e a imaginação devem entrar em cena.

Adotar uma economia circular exige que os varejistas repensem como os produtos são concebidos e utilizados, de modo a permitir que eles sejam 100% reutilizáveis e recicláveis. Assim, você estará ampliando seu ciclo de vida e reduzindo o desperdício. Empresas como Patagonia e IKEA já estão colhendo os frutos de políticas que reparam e reaproveitam produtos, incentivando um uso mais consciente dos recursos.

Além de ser uma forma de atender à demanda por sustentabilidade dos consumidores, adotar práticas de economia circular pode melhorar significativamente a reputação da sua marca no mercado. Isso traz autoridade e posiciona a sua marca como líder em responsabilidade ambiental, aumentando a fidelidade do cliente e atraindo novos consumidores que priorizam sustentabilidade em suas decisões de compra.

4. Adoção de tecnologias verdes

As tecnologias verdes estão se tornando ferramentas essenciais para aprimorar a sustentabilidade nas operações de varejo. Elas permitem uma cadeia de suprimentos mais transparente, onde cada etapa pode ser monitorada e otimizada com precisão. 

Essa capacidade de rastrear a origem e o percurso dos materiais ajuda a garantir padrões de sustentabilidade e a promover práticas mais responsáveis. Sem falar que ela anda de mãos dadas com outras tendências do varejo para 2025, como é o caso da tecnologia que estará cada vez mais presente na jornada de compras.

Por isso, a inteligência artificial e a internet das coisas estão começando a revolucionar como os varejistas fazem o gerenciamento do seu consumo de energia e redução de desperdícios, tornando operações mais eficientes. Adotar essas tecnologias não apenas melhoram seu desempenho operacional, mas ajudam a sua marca a se posicionar como inovadora em práticas sustentáveis, oferecendo um diferencial competitivo significativo.

5. Foque no regionalismo

Que tal adotar uma estratégia de regionalismo, focada nos produtos e materiais de origem local? Assim, você estará não apenas valorizando a cultura e os comerciantes locais, mas também diminuindo a dependência de combustíveis fósseis para transporte. 

Como falamos anteriormente, essa é uma forma de reduzir a pegada de carbono das suas atividades. Entretanto, essa é também uma forma para que as empresas se conectem mais estreitamente com suas comunidades, fortalecendo o apoio local, e criando uma identidade de marca que reflete os valores comunitários e fortalecendo a economia da região.

Sem falar que, essa estratégia pode aumentar a qualidade do que é vendido nas suas lojas. Por exemplo, supermercados poderão oferecer produtos frescos, obtidos diretamente de agricultores locais. Se você possui uma loja de variedades ou de decoração, pode ter itens feitos por artesãos locais, ajudando a promover uma imagem de confiança e autenticidade.

6. Tenha uma estratégia para os produtos de segunda mão

Comprar roupas em brechós não é mais coisa de quem não tem dinheiro para roupas novas. Muito pelo contrário, é uma forma que muitas pessoas encontram para adquirir produtos de ótima qualidade a bons preços.

Por isso, a primeira coisa a fazer é entender se no seu ramo de atividade é possível oferecer produtos de segunda mão. Se sim, você estará respondendo à demanda crescente por compras mais ecológicas, enquanto alavanca novas fontes de receita. 

Este modelo não só prolonga a vida útil dos produtos, mas também minimiza o impacto ambiental das suas operações. Essa é uma excelente forma de atrair consumidores que valorizam produtos vintage ou que buscam alternativas de custos mais acessíveis.

7. Ofereça a possibilidade de recarga

Prolongar a vida útil de embalagens não é nenhuma novidade, não é mesmo? Ainda mais no comércio de produtos de beleza e higiene pessoal. Basta lembrar do que a sua mãe fazia com as embalagens de sabonete líquido.

A mudança é que agora essa preocupação passou a ser das marcas também. Em busca de oferecer maior sustentabilidade, elas passaram a oferecer embalagens mais duradouras e opções de refil. Assim, basta comprar o refil e recarregar a embalagem original, reduzindo significativamente a necessidade de embalagens descartáveis.

Empresas como The Body Shop e Natura já adotaram essa estratégia há algum tempo, oferecendo alternativas que permitem aos consumidores adotar um estilo de vida mais sustentável. Tais medidas reduzem o desperdício e melhoram a percepção da marca entre consumidores ambientalmente conscientes.

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