Conseguir aproveitar o final de ano no supermercado para vender mais é questão de planejamento para preparar as campanhas certas. Já que esse é um período em que os consumidores possuem mais dinheiro, muitas confraternizações acontecem e você pode conseguir influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as suas vendas.
Sem falar que, o Natal e o ano novo provavelmente são as datas mais importantes do varejo. Portanto, é fundamental que você consiga atrair a atenção dos clientes, aumentar o movimento da loja, melhorar as suas vendas e ainda fidelizá-los, garantindo um certo fôlego financeiro para o próximo ano.
Mas, se você ainda não começou a se preparar para esse período, calma que ainda dá tempo de não ficar para trás. Basta conferir as dicas que trazemos neste artigo de como se planejar para arrasar nas vendas. Boa leitura!
Como se preparar para vender mais no supermercado no final do ano
As datas comemorativas são excelentes oportunidades para os varejistas alavancarem as vendas e alcançarem os melhores resultados. Mas, isso exige planejamento, afinal de contas, momentos com muitas vendas pode ser um verdadeiro pesadelo se você não estiver preparado.
Imagine preparar uma campanha inteira com base em alguns produtos e as vendas irem tão bem que o seu estoque se esgota em uma ou duas semanas? Isso poderá resultar em insatisfação para os clientes, e ainda fazer com que eles vejam esse incidente como falta de profissionalismo do supermercado.
Como você não vai querer que isso aconteça, fique atento às dicas que daremos a seguir.
1. Capriche na decoração
Uma coisa é fato, não há festa sem decoração. Portanto, não deixe para o último minuto e comece a planejar a decoração de final de ano no supermercado agora mesmo. Lembre-se que a jornada de compras do cliente se inicia muito antes dele entrar no supermercado. Por isso, quando ele decide comprar algum produto, ele já está quase no final dessa jornada.
Pensando nisso, caprichar na decoração da fachada do supermercado é muito importante. Afinal de contas, você poderá chamar a atenção do cliente e se tornar uma opção de compra quando ele perceber que o seu supermercado está celebrando o Natal.
Isso ocorre porque, a decoração é uma forma de dizer ao cliente que a sua loja já está pronta para a data. Ou seja, ele encontrará os itens que procura e bons preços desses produtos.
E claro, a decoração no interior da loja é tão importante quanto, já que te ajudará a guiar o cliente pelos corredores e indicar onde estão os produtos em ofertas ou mesmo os específicos desse período. A decoração também cria um ambiente diferenciado e mais festivo, permitindo que o cliente se sinta mais à vontade durante as compras.
2. Organize as prateleiras
Há uma grande diversidade de itens específicos para o final do ano no supermercado. Eles vão desde itens de decoração, árvores de Natal, papéis de presente, pequenas lembrancinhas, até produtos alimentícios como panetones, nozes, uvas-passas e peru.
Isso significa que não apenas você precisará encontrar espaço nas prateleiras para expor os produtos novos, como também precisará aumentar a quantidade de alguns itens para não precisar fazer a reposição com tanta frequência.
Dito isso, é preciso ter em mente que a organização do ponto de venda é fundamental para o sucesso das suas vendas no final do ano. Nenhum cliente vai querer fazer compras em supermercados abarrotados de produtos, em que ele mal consegue andar.
Portanto, conheça a demanda que esse período irá gerar e mantenha as suas prateleiras e ilhas do supermercado organizadas. Isso ajudará na experiência de compras e guiará o cliente pelos corredores da loja.
Outro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação ao planejamento de como os produtos serão expostos. Uma forma bastante inteligente para expor os produtos no seu supermercado é o cross merchandising. Mas, para isso, você precisa saber quais produtos são mais vendidos e mais interessantes para os seus clientes. Não sabe o que é cross merchandising? Então clique aqui e confira!
3. Renove o layout do supermercado
Outra boa opção para conseguir expor todos esses produtos é fazer uma renovação no layout da loja. Isso pode significar mover gôndolas de lugar, ou mesmo remover algumas, disponibilizando mais espaço para expor os itens mais importantes.
Além disso, quando você muda o layout da loja você proporciona um novo ambiente de compras para o cliente. Essa ação pode até mesmo fazer com que o cliente se sinta curioso em explorar o local e acabe passando por corredores que ele geralmente não passaria. Portanto, essa é inclusive uma das ações que você pode aplicar diversas vezes ao ano.
Vale ressaltar que nem todos os layouts terão como resultado o aumento das vendas. Algumas mudanças podem fazer com que o cliente estranhe a disposição das seções e dos produtos e ao invés de estimular a curiosidade, pode fazer com que ele passe mais rápido pelos corredores.
Portanto, tenha em mente que isso pode acontecer e, se for esse o caso, simplesmente mude o layout novamente. Caso você tenha um histórico da localização dos produtos da loja, poderá cruzar essas informações com os dados de vendas.
Assim, você saberá quais os pontos da loja em que os produtos ficam mais visíveis para os consumidores. Não sabe nem por onde começar a fazer essa análise? Não tem problema, aproveite as ferramentas e plataformas de inteligência artificial. Desta forma você terá análises mais precisas e realizadas mais rapidamente.
4. Convide o cliente para o programa de fidelidade
O final de ano no supermercado pode ser o momento ideal para convidar o cliente para participar do seu programa de fidelidade ou mesmo para lançar um. Isso porque, durante esse período o cliente irá comprar mais, entretanto, se ele puder fazer isso gastando menos ou recebendo algo em troca, será um grande diferencial do seu supermercado.
Neste caso, o mais importante é criar um programa que seja realmente atrativo para os clientes. Além disso, a divulgação dele em diferentes mídias e para diferentes públicos também é essencial.
Por exemplo, você pode fazer publicações no perfil das redes sociais, através de uma rádio personalizada do supermercado e do encarte de ofertas. Lembre-se que, quanto mais pessoas souberem, maior será o número de participantes do programa.
5. Invista em marketing sensorial
O marketing sensorial é uma excelente estratégia para ser utilizada no final de ano no supermercado. Isso porque, como ele envolve diferentes ações cujo objetivo é estimular os cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão), você conseguirá combinar ações e proporcionar um ambiente de compras único para o cliente.
O paladar pode ser estimulado através da degustação de produtos da padaria, ou mesmo produtos já conhecidos dos consumidores. O ideal é que os produtos escolhidos tenham boas margens de lucro, já que a tendência é o cliente experimentar e comprar o produto oferecido.
Corredores limpos e organizados, e seções do supermercado sem cheiros fortes são importantes tanto para a visão quanto para o olfato. Afinal de contas, as pessoas gostam de estar em locais limpos, bonitos e organizados. Ainda, através da decoração e da organização das prateleiras, que mencionamos anteriormente, você também estimula a visão.
A melhor ação do marketing sensorial para estimular a audição é, sem dúvida alguma, a rádio indoor personalizada. Isso porque, com a rádio você consegue reproduzir músicas que reforcem a sua marca, transmitindo a mensagem certa.
Além disso, ela permite que você escolha trilhas sonoras que realmente agradem ao seu cliente. Com isso, o cliente tende a passar mais tempo no supermercado e, consequentemente, comprando mais. Outra grande vantagem da rádio é a possibilidade de criar e reproduzir anúncios personalizados.
6. Trilha sonora sazonal para o Natal e Ano Novo
Por falar em marketing sensorial, gostaríamos de falar mais sobre a trilha sonora do supermercado durante as festas de final de ano. Como você bem sabe, a música pode transformar um ambiente, e te ajudar a ter lucros.
Entretanto, a escolha da trilha sonora em períodos festivos, como o final do ano, deve refletir o espírito da celebração, com canções natalinas clássicas e modernas, criando uma atmosfera acolhedora e agradável para os clientes. Além de tornar a experiência de compra memorável, a trilha sonora também pode influenciar as emoções e comportamentos dos consumidores, incentivando a exploração de produtos e promoções.
A consistência da marca é essencial ao selecionar a música, garantindo que ela esteja alinhada aos valores e identidade da loja. A variedade também é importante para evitar monotonia, considerando a rotação de playlists ou a inclusão de diferentes músicas sazonais. Não sabe quais músicas reproduzir no supermercado? Então confira a lista que preparamos para você com 40 canções que devem fazer parte da sua trilha sonora.
Lembrando que o volume deve ser adequado para criar um ambiente agradável, sem interferir na comunicação. Para isso, é essencial ficar de olho nos equipamentos do sistemas de som, que devem ser de qualidade.
E não se esqueça de que o feedback dos clientes é valioso para ajustes. Quer saber mais sobre como a rádio indoor pode mudar a forma como o cliente vê a sua empresa? Então confira o nosso guia completo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
7. Prepare promoções irresistíveis
Uma das formas de atrair clientes para o supermercado no final do ano é com promoções. Mas, nem todas as promoções podem ser interessantes para os seus consumidores, por isso, é preciso atenção na hora de escolher quais produtos farão parte da campanha e quais os benefícios que os clientes terão.
O primeiro passo para isso é saber quais são os produtos mais vendidos no final do ano. Essa informação pode ser acessada com os relatórios gerenciais do supermercado. A partir daí, você já saberá quais deles precisam fazer parte da campanha para, pelo menos, atrair a atenção do cliente. Isso não significa que todos devem estar em promoção, mas pelo menos alguns.
O próximo passo é conhecer bem o seu cliente e o seu histórico de campanhas para saber o que funciona. Por exemplo, pode até ser que o seu público goste de descontos e isso faça com que as vendas aumentem, mas se você observar resultados melhores quando faz sorteios, então esse deve ser o foco da campanha de final de ano no supermercado.
E, finalmente, é preciso acertar na divulgação das promoções e isso significa preparar campanhas em uma linguagem que o seu público-alvo se identifique e entenda, e escolher as mídias certas para divulgá-las. Uma coisa é certa, atualmente não dá mais para ficar fora das redes sociais, por isso, crie um perfil do seu supermercado e invista em marketing digital para essas plataformas.
8. Garanta um bom estoque
A nossa próxima dica para arrasar no final do ano é com relação ao estoque. Como falamos no início deste artigo, de nada adianta acertar em todo o resto se o seu estoque estiver uma bagunça e você não conseguir atender à demanda dos clientes.
Lembre-se que o final do ano é mais do que o Natal e o ano novo, você pode começar a turbinar as suas vendas já na Black Friday, e depois na Cyber Monday (caso você tenha um e-commerce). Portanto, esse é um período que pode exigir um cuidado extra com a gestão do estoque.
O ideal é que, antes de preparar qualquer campanha, oferta ou promoção você tenha certeza do que está no seu estoque. Assim, você saberá o que precisará comprar, o que está parado no estoque e precisa ser vendido e o que pode ser alvo de promoções porque o vencimento está próximo.
9. Ajuste o horário de funcionamento da loja
O final do ano é um período bastante agitado e corrido para muitas pessoas. Por isso, uma das dicas para conseguir aproveitar esse período da melhor forma possível é estendendo o horário de funcionamento do supermercado.
Essa já é uma prática bastante comum em shopping center e supermercado, mas nunca é demais reforçar, não é mesmo? Ainda mais porque para isso você precisará se preparar, seja para garantir que a empresa tem dinheiro para arcar com horas extras e/ou para contratar novos funcionários.
Por isso, o ideal é que você faça um levantamento da saúde financeira do supermercado, e entenda qual é o capital disponível para isso. Desta forma você conseguirá se planejar em termos de ajustes de horário de trabalho, terá tempo para o processo seletivo e para o treinamento dos novos funcionários.
10. Treinamento para os funcionários
Preparar a equipe de funcionários é uma etapa crucial ao se planejar para as festas de fim de ano em um supermercado. Com o aumento da movimentação de clientes e as demandas específicas dessa época, ter uma equipe bem treinada é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade e uma experiência positiva aos clientes.
Além disso, é muito comum que novos funcionários sejam contratados nesse período, devido ao aumento da demanda. Ou seja, você também precisa focar em um treinamento rápido, mas efetivo, para eles. Afinal, eles estarão trabalhando como os funcionários mais antigos.
O treinamento ideal deve abranger diversos aspectos da rotina do supermercado, incluindo o atendimento ao cliente, conhecimento detalhado dos produtos e promoções vigentes, assim como os procedimentos operacionais e a gestão das filas nos caixas. Adicionalmente, é fundamental enfatizar a importância de manter uma postura festiva e acolhedora, a fim de criar um ambiente positivo condizente com a época.
Outro ponto relevante é capacitar a equipe para solucionar problemas de forma eficaz, buscando sempre a satisfação do cliente. Realizar simulações de cenários de alta demanda pode preparar os funcionários para lidar com situações reais de maneira tranquila e eficiente.
Confira o nosso guia Operador de Caixa de Supermercado: Conheça o treinamento ideal para ter uma equipe pronta para encantar os clientes.
11. Prepare carrinhos e cestas extras
Outra forma de preparar o seu supermercado para o final de ano é oferecendo carrinhos e cestas extras. Assim, quando o movimento na loja aumentar significativamente, você não terá problemas com a falta desses itens.
Além disso, esse é um período em que os consumidores tendem a adquirir mais produtos, seja para festividades em família ou para presentear. Portanto, os hábitos de compras podem mudar, fazendo com que aquele cliente que geralmente utiliza cestas passe a utilizar o carrinho.
Aqui vale uma dica de abordagem diferente que é oferecer carrinhos e cestas de maior capacidade do que os disponibilizados geralmente no supermercado. Isso não apenas atende às necessidades individuais, mas também incentiva a compra de mais itens, uma vez que os consumidores terão espaço suficiente para acomodar suas escolhas.
Carrinhos e cestas equipados com compartimentos especiais para produtos frágeis, como garrafas de vidro ou itens delicados, podem ser opções atrativas. Vale a pena dizer que posicionar carrinhos e cestas extras em pontos estratégicos da loja desempenha um papel crucial em estimular os clientes a adquirirem mais produtos.
Colocá-los próximos às entradas, áreas em destaque e perto das seções comumente visitadas durante as festas, como alimentos não perecíveis, bebidas e produtos de confeitaria, é uma tática eficaz para impulsionar as vendas. Manter os carrinhos e cestas sempre higienizados e em bom estado também contribui para a satisfação dos clientes.
Adicionalmente, a disponibilização de carrinhos e cestas adaptados para diferentes perfis de clientes, como famílias, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, demonstra uma abordagem inclusiva e cuidadosa com as necessidades individuais.
12. Inclua anúncios na programação da sua rádio indoor
Você sabe que os consumidores se planejam para ir às compras, mas você sabia que isso representa cerca de 61% das pessoas que entram na sua loja? Mesmo com todo esse planejamento, 22% dos consumidores se lembrarão que precisavam de um produto apenas no PDV.
Ainda assim, 70% das decisões de compras dos clientes são tomadas enquanto eles estão diante dos produtos, e 17% dos clientes afirmam que decidiram comprar algo por impulso durante a ida à loja. Portanto, há formas de conseguir influenciar a decisão de compras dos clientes que foram à sua loja.
Diante desta realidade, o uso de anúncios na programação da sua rádio indoor pode ser um diferencial importante para aumentar as vendas. Lembre-se, os consumidores estão mais propensos a gastar, e, ao apresentá-los as promoções de Natal você poderá influenciar a decisão de compras deles.
Além disso, essa abordagem ajuda a manter os clientes informados sobre os produtos e serviços disponíveis, garantindo que eles não percam oportunidades de adquirir itens que possam interessá-los. Para isso, é necessário criar uma programação equilibrada entre música e anúncios.
A música deve manter o ambiente de compras agradável, enquanto os anúncios transmitem informações importantes sem serem intrusivos. Outro ponto a ser considerado é o conteúdo dos anúncios. Certifique-se de que as mensagens sejam diretas, atraentes e alinhadas ao perfil do seu público-alvo e da sua marca.
13. Lançamentos de produtos e serviços
Se você quer impulsionar as vendas do seu supermercado no final de ano, então aproveite que essa é a época perfeita para lançar produtos e serviços. Aproveite que o movimento do supermercado é maior e que os clientes gostam de novidades para trazer algo novo, que desperte o interesse e incentive os consumidores a explorarem o que sua loja tem a oferecer.
Ao planejar um lançamento de produto ou serviço para o Natal, é fundamental escolher itens que estejam alinhados com as demandas e preferências sazonais dos clientes. Itens festivos, produtos de qualidade premium ou edições limitadas podem despertar o interesse dos consumidores que estão em busca de algo especial para as celebrações.
Por exemplo, esse pode ser o momento de ter uma padaria no supermercado, ou então oferecer um local para que o cliente possa tomar um café enquanto faz as compras. Tudo vai depender do perfil da sua marca e dos seus clientes. O ideal é escolher algo que realmente seja interessante e ajude a reforçar a identidade da sua marca.
Lembrando que fazer promoções de lançamento é crucial para garantir o sucesso dessa estratégia. Utilize suas redes sociais, site, e-mail marketing e até mesmo displays dentro da loja para destacar os produtos ou serviços lançados. Criar um senso de urgência, como ofertas especiais de lançamento por tempo limitado, pode incentivar os clientes a experimentarem as novidades mais cedo.
Gostou das nossas dicas? Então acesse o nosso blog e confira outros artigos.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!