Por Nayara Santos em 31.10.2023

Som ambiente aumenta vendas?

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo?

Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos comerciais, ainda mais em tempos de crise, alta concorrência e menor procura. Diante dessa realidade, é importante criar e implementar boas estratégias para conquistar mais vendas e marcar presença entre seu público, certo? E uma dessas maneiras de se fazer isso é justamente com o som ambiente.

No entanto, apesar de ser altamente vantajoso, é comum que muitos empreendedores não dêem a devida atenção a essa ferramenta versátil e que consegue trazer resultados sólidos para o negócio. Inclusive, muitos gestores do varejo até mesmo duvidam de sua eficácia, provavelmente pela falta de conhecimento e familiaridade com o tema. Eles não poderiam estar mais errados!

E você, sabe como o som ambiente pode trazer melhores resultados para a sua loja? Então vem com a gente para entender como essa estratégia funciona. Desvende agora essa e outras dúvidas sobre o som ambiente. Boa leitura!

É verdade que o som ambiente aumenta as vendas?

Sim, é verdade! O som ambiente é capaz de aumentar as vendas de um estabelecimento comercial. Mas precisamos ser muito cautelosos quando falamos de som ambiente, afinal, o barulho da construção ao lado da sua também é um som ambiente, entretanto, nada agradável. Por isso, a partir desse momento, quando falamos em som ambiente estamos falando de música. 

A audição é um dos primeiros sentidos que se desenvolvem no bebê, ainda na barriga da mãe. Justamente por isso que o bebê nasce já conhecendo algumas vozes, como da mãe e do pai. Inclusive, ele até mesmo reage a elas e a música antes mesmo de nascerem.

Outro ponto importante quando falamos de música, é que ela está presente em muitos momentos da nossa vida. Se tornam até mesmo um estimulante natural, que influencia as pessoas a utilizarem a criatividade, ajuda a criar memória afetiva, influenciando de diferentes formas o humor das pessoas e a atmosfera ambiente.


Por isso, é importante ficar atento à trilha sonora que você toca na sua loja. Afinal, ela irá influenciar os clientes e os vendedores, tornando o ambiente mais ou menos agradável. Ou seja, assim como a trilha sonora certa te ajuda a vender mais, a escolha de músicas que não combinem com a sua marca ou não agradem aos consumidores pode te prejudicar.

Contra fatos não há argumentos

Ainda não consegue acreditar no que estamos te falando? Então calma que vamos trazer alguns dados de um estudo realizado pela The Heartbeats International. Segundo essa pesquisa, quando a música é agradável:

  • 35% dos clientes ficam mais tempo na loja;
  • 14% comprarão mais;
  • 21% indicará a loja para amigos e parentes;
  • 31% retornariam ao estabelecimento para novas compras;
  • 49% dos funcionários afirmam que a produtividade aumentou.

Por outro lado, ao errar na escolha da trilha sonora para a sua loja esse é o cenário que você terá:

  • 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente, sem comprar nada;
  • 25% preferem não recomendar a loja a nenhum conhecido;
  • 38% não voltariam ao estabelecimento;
  • 26% dos funcionários relataram uma melhora na produtividade.

Para conhecer outras formas que a música pode influenciar a sua loja, confira o nosso infográfico sobre o assunto.

Entendeu agora porque se preocupar com a música é algo tão importante para a sua loja do varejo? Entretanto, para essa estratégia funcionar adequadamente alguns cuidados são muito importantes e é sobre isso que falaremos a seguir.

Cuidados para obter resultados com o som ambiente na loja

Ter som ambiente na loja é, sem dúvida alguma, uma estratégia assertiva para conquistar os seus clientes e bons resultados. Mas, não basta apenas colocar qualquer música para tocar, pelo contrário, é necessário saber exatamente como fazer isso, pois se você errar na escolha, muitos clientes irão embora sem levar nada. E ainda poderão ficar com uma má impressão da loja.

Existe uma ambientação sonora para cada público

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que existem uma ambientação sonora para cada público. Ou seja, a escolha do som ambiente deve estar atrelada ao tipo de público que frequenta o seu estabelecimento. 

Afinal de contas, as pessoas tendem a permanecer em lugares que as deixem confortáveis e à vontade. Portanto, procure entender quem é o seu público, o que ele espera da sua marca em termos de música, quais os ritmos, cantores e bandas que eles preferem. Assim você terá um norte e saberá qual caminho deverá seguir para ter a trilha sonora certa.

Vale a pena mencionar que o público pode ser diferente ao longo do dia, portanto, o som ambiente deve se adequar a isso também. Neste caso, mudanças no ritmo e no nível de energia da playlist podem surtir o efeito desejado.

Não se esqueça da sua marca

Tudo bem que você já saiba o que os seus clientes gostam, mas a playlist da sua loja também precisa refletir a identidade da sua marca. Portanto, será preciso encontrar algo que ao mesmo tempo em que agrade aos clientes ainda combine com o posicionamento que você quer ter.

Para exemplificar, de nada adianta colocar uma música clássica para tocar se você vende itens de esportes radicais, por exemplo. Por isso, é preciso que você saiba exatamente qual a mensagem que quer passar para o cliente e use isso a seu favor.

Inclusive, esse pode ser aquele detalhe que faltava para tornar o ambiente da sua loja único, permitindo que o cliente fique imerso nele. Por exemplo, a LIVE! incluiu a playlist personalizada na sua estratégia de marketing, e hoje combina a mensagem de cada coleção nova com o som ambiente.

Ou seja, as estratégias se complementam e servem para oferecer aos consumidores uma experiência de compras única.

O volume da música e a qualidade do som importam

Outro ponto importante que você deve ficar atento ao colocar o som ambiente na loja é com relação ao volume da música. Um volume extremamente alto incomoda os clientes (e todas as pessoas que estiverem na loja). Basta imaginar um lugar com música alta, é bem difícil de conversar, certo?

Assim fica difícil para o cliente entender todas as qualidades e benefícios de comprar o produto que o vendedor está mostrando. Sem falar que os dois precisarão repetir frases, ou falar gritando. Bastante desagradável, não é mesmo?

Da mesma forma que no cenário apresentado, a música muito alta também pode tornar a permanência na sua loja mais curta e atrapalhar suas vendas. Principalmente para as pessoas que possuem baixa tolerância a volume alto.

Por outro lado, quando o volume está muito baixo, os clientes mal conseguem ouvir o que está sendo reproduzido, a música não terá nenhuma influência significativa nas emoções de quem compra. Concluindo, um volume moderado traz mais chance de aumentar as vendas.

Já que estamos falando de volume, precisamos mencionar também a qualidade do som. Músicas distorcidas podem ser extremamente desagradáveis para os clientes. Portanto, cuidado na hora de escolher os equipamentos de som.

Lembre-se que existem empresas especializadas nisso, e que elas podem te ajudar a encontrar a solução perfeita para a sua loja. Através de uma análise detalhada você terá os amplificadores, caixas de som, subwoofer ou qualquer outro equipamento necessário para deixar o som ambiente de alta qualidade.

O ritmo da música influencia o ritmo de compras

Você provavelmente já deve ter reparado na influência que diferentes ritmos musicais podem ter no seu humor, não é mesmo? E com o som ambiente na loja acontece a mesma coisa, ele também pode influenciar a forma como as pessoas fazem compras. Por isso, é preciso saber quando cada ritmo deve ser utilizado.

Leve em consideração que melodias mais calmas tranquilizam as pessoas que estão na loja, o que aumenta seu tempo de permanência. Já as músicas mais agitadas tendem a estimular compras rápidas, funcionando bem para aquisições por impulso e em momentos com a loja mais cheia.

Vale a pena mencionar que os ritmos também podem variar ao longo do dia. Por exemplo, de manhã o nível de energia da playlist pode ser menor do que no final do dia, ou vice-versa. O mais importante aqui para conseguir aumentar as vendas com o som ambiente é prestar atenção ao volume de vendas e nas reações dos clientes.

Pode ser que você trace uma estratégia inicial, mas que perceba que ela não trouxe os resultados esperados. Então, esse pode ser o momento de rever e mudar o nível de energia da sua playlist.

Músicas conhecidas podem facilitar a conexão com o cliente

Escolher a música certa para tocar na sua loja é um grande desafio, o que leva muitos gestores do varejo a simplesmente escolherem aquelas músicas mais tocadas do momento. Entretanto, esse pode ser o momento de você se perguntar se músicas mais conhecidas podem distrair o consumidor do que realmente importa: os produtos que você vende.

A resposta para isso é um sonoro “não”. As músicas conhecidas (em sua maioria e se usadas na medida certa) criam um clima de familiaridade para o consumidor. Em alguns casos, inclusive, podem fazer com que os clientes fiquem mais tempo dentro do estabelecimento porque gostam daquela determinada canção.

Para que o som ambiente gere resultados positivos, vale a pena apostar em músicas conhecidas, de forma que seus consumidores se sintam mais estimulados, aumentando as chances de vendas. Mas não esqueça de dosar elas na sua trilha sonora. O ideal é que você faça um apanhado de músicas mais e menos conhecidas.

Para conhecer mais sobre esse assunto, confira o artigo Como manter playlists para lojas atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

O som ambiente também contribui para o aumento na produtividade dos vendedores

Como mencionamos anteriormente, o som ambiente interfere diretamente no desempenho dos seus vendedores e de toda a sua equipe. A música lenta é ótima para fazer seus clientes ficarem alguns minutos a mais dentro da loja; porém, uma música calma demais pode diminuir a produtividade da equipe. 

Por outro lado, músicas populares e mais agitadas poderão distrair seus vendedores com mais facilidade. O ideal é equilibrar o som e ter uma playlist completa e variada que seja capaz de melhorar o desempenho dos vendedores ao mesmo tempo que estimula as compras dos clientes.

Quer conhecer alguns hacks de produtividade? Então temos um guia perfeito para você: 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

O som ambiente é ótimo para estimular os consumidores dentro do ponto de venda. Por isso, é importante sempre manter uma ambientação sonora agradável dentro da sua loja — tendo cuidado para colocar as músicas certas.

Rádio indoor: som ambiente e anúncios no momento certo

Sem dúvida alguma, o som ambiente é uma estratégia de marketing que vai te ajudar a alcançar muitos resultados. Confira aqui alguns cases de sucesso de empresas que mudaram a trilha sonora do estabelecimento e hoje podem perceber as diferenças.

Mas, para conseguir fazer isso é essencial que você tenha controle do que é reproduzido na sua loja. E, isso só é possível com uma rádio indoor personalizada. Isso mesmo, você pode ter uma rádio para chamar de sua e reproduzir as músicas certas para o seu público e a sua marca.

A boa notícia é que a Listenx te ajuda com isso! Com um time de especialistas em músicas para negócios, você terá acesso a mais de 100 playlists com os mais diferentes níveis de energia e ritmos musicais. Assim, você poderá escolher qual delas melhor se adequa à sua loja em cada momento do dia!

Além disso, você ainda poderá veicular anúncios ao longo da programação musical. Sabe aquela promoção de última hora? Basta gravar com o locutor virtual e em poucos cliques você já estará reproduzindo o anúncio na loja. Quer avisar os clientes que a loja fechará em breve? Então use um dos anúncios pré-gravados.

Ficou interessado? Confira a seguir como fazer para solicitar o seu teste gratuito e conferir de perto todos os benefícios do som ambiente e de ter uma rádio indoor.

Som ambiente na sua loja: conte com a ajuda de quem entende do assunto

Como você viu, para acertar na estratégia do som ambiente para a sua loja é importante fazer a escolha da playlist certa. Essa pode até parecer uma tarefa fácil, mas a verdade é que não é tão simples assim, afinal são muitos fatores para analisar.

Por isso, a melhor forma de fazer isso é contando com a ajuda de uma empresa especializada, como é o caso da Listenx, pioneira em music branding no Brasil. Com ela você terá playlists montadas exclusivamente para a sua loja.

Além disso, você ainda terá acesso a anúncios pré-gravados e à possibilidade de gravar os seus próprios anúncios. Ou seja, gerenciar a sua loja e se comunicar com os seus clientes vai ser muito mais fácil. 

Não perca essa oportunidade de conferir de perto todos esses resultados que nós te contamos ao longo deste artigo.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Como escolher a empresa de música certa para seu negócio.

A escolha da empresa de música certa é um dos principais passos em direção ao sucesso. A trilha sonora do seu estabelecimento não é apenas um som de fundo, mas sim uma peça vital na composição da experiência do cliente.  Seja um restaurante acolhedor, uma boutique elegante ou um espaço de coworking moderno, a música…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos