Por Nayara Santos em 31.10.2023

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas?

Bom, se você não sabe como a rádio para lojas pode influenciar o seu negócio e trazer excelentes resultados, então esse artigo será muito útil! Aqui nós vamos te contar tudo sobre como a música pode influenciar o consumidor e melhorar os resultados da sua empresa.

Venha com a gente e confira todas as vantagens de ter uma rádio para lojas como ela poderá te ajudar a se destacar da concorrência. Boa leitura!

Vantagens de se utilizar a rádio para lojas

Ao implementar uma rádio na sua loja, você é que estará no controle de toda a programação. Isso significa que poderá escolher quais músicas e anúncios farão parte da programação.

Desta forma, é possível escolher quais os ritmos mais adequados para cada período do dia, bem como quais anúncios devem ser veiculados em cada momento. Permitindo o anúncio de ofertas e outras ações do estabelecimento.

Vale a pena dizer que a rádio indoor faz parte da estratégia de marketing sensorial, sendo uma ferramenta muito útil e versátil que te ajuda a conseguir melhores resultados. Ficou curioso sobre o assunto? Então faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Bom, vamos ao que interessa: falar sobre as razões para se investir na rádio para lojas!

1. Acompanha o gosto musical do seu cliente

Você sabia que 28% dos consumidores acreditam que a música deve combinar com o gosto musical do cliente? Isso mostra que a para conseguir ter resultados com a rádio para lojas, é essencial saber o que os seus clientes gostam de ouvir. 

Afinal, você está preparando o ambiente da loja para que os consumidores se sintam bem no ambiente, portanto, a programação musical deve ser agradável para quem compra no estabelecimento. Acha que não vale a pena se preocupar com isso? Você não poderia estar mais errado.


Estudos mostram que quando o cliente faz compras em uma loja com uma trilha sonora que combina com ele, há 96% mais chances dele se lembrar da marca depois. Isso significa que você ficará na memória do consumidor, aumentando as chances dele retornar para novas compras.

Na hora de preparar a programação musical da sua rádio, pergunte aos clientes quais as músicas, bandas e compositores eles mais gostam. Mas, faça isso de modo organizado, afinal, você precisa ter métricas e parâmetros para entender se a trilha sonora escolhida foi realmente de sucesso ou não.

2. A rádio para lojas influencia o tempo de permanência e o comportamento do consumidor

Como falamos anteriormente, a música deixa o ambiente mais agradável, fazendo com que o cliente se sinta bem fazendo compras. Mesmo porque, quando escutamos uma música da qual gostamos, a tendência é que você queira ouvir a música toda. 

Ou seja, essa será apenas uma desculpa que o cliente dará para si mesmo para ficar mais tempo na loja. E o resultado disso todo gestor sabe o que isso significa: aumento nas vendas. Para você ter uma ideia, quando a música é agradável, cerca de 35% dos clientes aumentam o seu tempo de permanência na loja e 14% vão comprar mais.

É ou não é impressionante o que a música pode fazer pelo seu estabelecimento? Mas, isso não é tudo, a música também pode influenciar o comportamento do consumidor. Por exemplo, o nível de energia da playlist interfere no ritmo de compras dos consumidores.

Assim, músicas mais calmas tendem a acalmar o consumidor que diminuirá o ritmo de compras, andando mais lentamente na loja, olhando os produtos com mais calma. Já playlists com um nível de energia maior farão com que o cliente acelere o ritmo de compras. 

Dito isso, playlists mais enérgicas podem ser utilizadas em momentos de maior movimento, enquanto as mais tranquilas podem ser tocadas em períodos de menor movimento. Para garantir que você esteja escolhendo o nível de energia certo da sua playlist, pergunte ao consumidor o que ele achou do ambiente de compras e, claro, fique de olho nos seus relatórios de vendas.

Outro ponto que precisamos mencionar é a relação do tipo de música reproduzida na rádio e os produtos adquiridos pelos clientes. Neste caso, estabelecimentos que reproduziam músicas alemãs aumentavam as vendas dos vinhos deste país, enquanto músicas francesas aumentavam as vendas das bebidas francesas. Portanto, essa é uma forma de influenciar o comportamento do consumidor para aumentar as vendas de determinados itens.

3. Criar uma atmosfera relaxante

A rádio indoor pode ser implementada nos mais diferentes tipos de estabelecimento, tais como farmácias, restaurantes, academias, supermercados, salões de beleza, dentre muitos outros. Em alguns deles, é essencial proporcionar ao consumidor uma atmosfera mais relaxante, e a música pode ser uma grande aliada.

Isso porque, certas músicas têm a capacidade de ajudar no relaxamento, fazendo com que ela se torne um elemento importantíssimo na ambientação do estabelecimento. Basta imaginar um restaurante que tenha um ambiente mais aconchegante, com luz amarela diretamente sobre as mesas, e que queira oferecer um momento de tranquilidade para as refeições.

Neste caso, a música é um aliada poderosíssima, já que ela ajudará a complementar a estratégia criada com a escolha da decoração e da iluminação. Bem como a reforçar a proposta da marca, e a mensagem que você quer passar para o consumidor. Mas, falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo, continue conosco.

4. Aumento da produtividade

Neste momento, você provavelmente deve estar pensando, se a música é capaz de influenciar tanto os clientes, será que os funcionários também podem se beneficiar? E a resposta para isso é bastante simples: sim! Os funcionários também conseguem colher bons frutos com a rádio na loja.

Um estudo que acompanhou 72 funcionários que estavam trabalhando dando baixa em cupons e revelou um aumento de 22% no número de cupons inseridos no sistema nos dias de músicas mais agitadas e 12% nos dias de melodias mais lentas. Sem falar que, independentemente do ritmo, a produtividade era maior com música do que sem ela.

Além disso, os funcionários também responderam a um questionário ao final de cada dia durante algumas semanas e, de modo geral, ficaram mais felizes com a presença da rádio para lojas no ambiente de trabalho.

Portanto, se a intenção for aumentar a concentração, diminuir os erros humanos e melhorar os relacionamentos no ambiente de trabalho, a rádio para lojas é a resposta. Aqui vale apenas um cuidado, a trilha sonora não pode ser repetitiva, já que isso pode deixar os funcionários bastante irritados. 

5. Reforça a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar

Se você quiser encontrar uma forma de melhorar a percepção que os clientes possuem a respeito da sua marca, a música pode ser aquele detalhe que faltava. Isso porque, a sua loja pode ser considerada mais “descolada” do que aquela que vende produtos semelhantes simplesmente porque a trilha sonora é melhor.

Por isso, antes de montar qualquer playlist para a sua loja com base no gosto musical dos clientes, você precisa analisar o quanto as músicas e ritmos combinam com a sua marca. Claro que é essencial agradar aos consumidores, mas antes de mais nada, é preciso entender que a música deve refletir a personalidade da marca. Inclusive, 36% dos consumidores acreditam nisso.

Por exemplo, se a sua marca comercializa roupas da última moda e que tenha um público-alvo mais jovem, é fundamental que a música acompanhe esse ritmo, que geralmente é mais agitado, semelhante com as músicas tocadas nos desfiles de moda. Escolher uma trilha sonora com músicas da MPB fará com que o consumidor não se sinta tão bem na loja.

Antes de mais nada, a música é uma ferramenta de comunicação, portanto, é essencial passar a mensagem certa aos consumidores. Deste modo, o planejamento da playlist da rádio para lojas é fundamental, e a escolha de cada melodia deve ser feita de modo intencional.

6. Prepare anúncios e influencie o cliente no momento mais importante da jornada de compras

Outro ponto importante da rádio para lojas é que, quando você  está no controle do que é reproduzido, tanto no que diz respeito à música quanto no que se refere aos anúncios. Essa pode ser aquela carta na manga que você tanto precisava para aumentar as vendas.

Duvida? Então calma que a gente te dá alguns dados. Cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja. Isso significa que, se você conseguir influenciá-lo neste momento, você vai conseguir aumentar as vendas da loja como um todo e o ticket médio de cada cliente.

Anteriormente, já mencionamos que você consegue direcionar o cliente a comprar produtos de determinados países, ou mesmo reduzir ou acelerar o ritmo de compras com a música. Mas, com os anúncios você pode fazer isso com praticamente qualquer produto.

Para entender a importância disso basta lembrar daquela vez que você estava fazendo compras no supermercado, ouviu que havia uma promoção relâmpago no açougue, e resolveu conferir antes de ir embora. Ao chegar lá viu que a promoção era realmente boa e acabou levando mais alguns produtos para casa.

Isso sem falar que, quando o consumidor ouve de determinado produto que está em promoção, ele ficará curioso para conferir. Isso fará com que ele ande um pouco mais na loja e fique exposto a outros itens que podem despertar o seu interesse.

7. Te ajuda a se diferenciar da concorrência

O varejo pode ser altamente competitivo, ainda mais dependendo do ramo em que você atua. Por isso, é fundamental encontrar formas de se diferenciar da concorrência para conseguir se destacar e ser a principal escolha dos consumidores.

Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é oferecendo uma experiência de compras única, possibilitando aos consumidores ficarem imersos no universo da marca. E, sem dúvida alguma, a rádio é uma das ferramentas que você pode utilizar para alcançar isso.

Vale a pena mencionar que oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores é algo que pode garantir muitas vendas para a sua loja. Afinal, os consumidores brasileiros estão entre os mais exigentes do mundo e eles valorizam muito a experiência de compras.

Isso significa que, ao implementar uma rádio indoor personalizada, que você escolhe quais músicas serão reproduzidas de modo que elas agradem aos consumidores, fica mais fácil oferecer um ambiente único e se diferenciar da concorrência. Claro que uma boa experiência de compras não consiste apenas na música reproduzida na loja física, mas ela é importante.

Para saber como fidelizar os clientes, confira o nosso guia gratuito Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Conte com a ajuda de quem entende de rádio para lojas

Você já entendeu que a rádio para lojas é uma ferramenta versátil que não pode faltar no seu estabelecimento. Mas, isso não significa que você deva preparar a sua playlist sozinho, e nem que precisa cuidar da programação e gravar os anúncios.

A maneira mais assertiva, rápida e prática de começar a colher os resultados da rádio indoor é com a ajuda de quem entende de música para negócios, a Listenx! Ela possui soluções para os mais diferentes ramos do varejo, com mais de 100 playlists para escolher e reproduzir no seu estabelecimento a qualquer momento.

Além disso, você ainda poderá preparar os anúncios que quer reproduzir na sua loja, gravá-los com a ajuda do locutor virtual e imediatamente veiculá-los na programação. Ou seja, agora ficou muito mais fácil fazer promoções relâmpago e se comunicar com os seus clientes.

Confira a seguir como fazer um teste gratuito e conferir de pertinho tudo o que a rádio pode fazer pela sua loja!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa escolha é…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas para vender mais em loja de Surf: estimule o seu cliente

Descubra neste artigo como utilizar músicas para vender mais em sua loja de surf e alcance o sucesso que sempre desejou.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos