Por Nayara Santos em 15.09.2020

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

Por Nayara Santos em 15.09.2020

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade.

Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora, o ideal seria ele ouvir no máximo 4 anúncios, o que daria, aproximadamente, 1 a cada 15 minutos. Mais do que isso já estamos prejudicando a qualidade da experiência do cliente, já que para ele o mais importante são as músicas.

Por isso em nosso sistema o intervalo padrão de músicas entre anúncios é de 3, pois isso garantiria aproximadamente 10 a 15 minutos de músicas, dependendo da duração delas, entre os anúncios.

Ainda dentro dessa linha de raciocínio, o ideal é ter no mínimo 4 anúncios diferentes, para não repetir o mesmo anúncio no mesmo dia para o mesmo cliente, assim durante o período dele dentro da academia ele vai ouvir 4 anúncios diferentes.

Existe um limite máximo de anúncios que posso colocar?

Não existe um limite máximo de quantidade de anúncios, já que eles estão configurados para obedecer a essa regra de intervalo de 1 a cada 3 músicas, porém quanto mais anúncios você tiver, acabará tendo menos inserções de cada um deles durante o dia.

Supondo que estamos falando de uma academia que funciona 12 horas por dia, teremos os seguintes cenários abaixo:

a-) 4 anúncios configurados para serem inseridos 1 a cada 3 músicas:

  • Cada aluno ouvirá todos os 4 anúncios durante o tempo de permanência na unidade.
  • Cada anúncio terá aproximadamente 12 inserções por dia (tocará 6 vezes ao dia).

b-) 8 anúncios configurados para serem inseridos 1 a cada 3 músicas:

  • Cada aluno ouvirá metade dos 8 anúncios durante o tempo de permanência na unidade
  • Cada anúncio terá aproximadamente 6 inserções por dia (tocará 6 vezes ao dia)

Perceba que já que o intervalo de inserção é configurado para ser a cada X músicas, a qualidade da experiência do cliente é mantida (sem excessos de anúncios) porém quanto mais anúncios você inserir, menos inserções de cada um deles você terá em um dia.


Considerando que parte dos alunos frequenta 3 vezes por semana e outros todos os dias, acreditamos de uma boa quantidade máxima seria aproximadamente 20 anúncios, pois, apesar de ter menos inserções diárias, isso ajuda que o cliente ouça anúncios diferentes entre os dias que ele está na academia.

Em resumo, considerados os pontos acima, o ideal seria:

mínimo: 4 anúncios:

máximo ideal: 20 (relativo conforme explicação acima)

Como mensurar a eficácia dos anúncios?

Isso é uma questão relativa, pois cada anúncio tem um objetivo diferente, como reforçar a marca para os alunos, pedir para guardarem os pesos, divulgar um aplicativo da academia etc.

Mensurar com efetividade o resultado de um anúncio em uma rádio interna tem a mesma complexidade de um anúncio em uma rádio FM, você anuncia, sabe que tem X milhões de ouvintes, mas não tem como ter certeza absoluta de quantas pessoas compraram por causa deste anúncio, por isso as vezes em um anúncio de rádio ou tv se divulga uma promoção com um cupom, por exemplo, é uma forma de saber que quem comprou aquele item, o fez porque foi impactado por esse anúncio específico, mas desconsiderando situações como esta, é bem difícil medir o resultado real de um anúncio na rádio interna.

O que sabemos com certeza é que todo mundo que está na academia ouve os anúncios, sendo um canal onde você impacta todos os milhões de alunos da academia, de graça já que faz no nosso serviço sem custo adicional. A audiência de um anúncio na rede toda é muito maior do que muita rádio fm em São Paulo pela quantidade de alunos que a academia tem. Então, com toda certeza é uma estratégia que entrega excelente custo x benefício.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

A importância de ter as aulas de academia cheias

A importância de ter as aulas de academia cheias. O primeiro ponto que tenho pra falar deve ser óbvio para você, mas aulas lotadas significam maior lucro para a academia, certo? Não faz sentido pagar um professor que estudou, se especializou e se preparou para dar aula para uma ou duas pessoas. Mas será que…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Dica de Campanha para Academias: Esquente o inverno para ferver no verão!

Ter a academia cheia o ano todo é o sonho de todo gestor deste segmento. Provavelmente, um dos maiores desafios neste ramo é manter a academia cheia no inverno. Mesmo com diferentes atividades e propostas, nem sempre é fácil manter os alunos motivados para treinar nos dias mais frios. Por isso, procurar por inspirações de…

Por Nayara Santos em 15.04.2024

Como Atrair Alunos Para Academia: Conheça 2 Métodos

Atrair alunos para sua academia pode parecer uma tarefa difícil e cara, mas não é bem assim. Existem várias maneiras de trazer mais clientes para o seu negócio sem causar tanto impacto ao seu orçamento, e hoje vamos apresentar algumas delas. Quer saber como atrair alunos para academia e ainda fidelizá-los? Confira este artigo! 1.…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como Vender Planos de Academia

Quer aprender como vender planos de academia da melhor forma? Confira os segredos deste artigo!

Por Nayara Santos em 29.07.2021

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Pense fora da Caixa! Conheça as 4 novas tendências em Academias

O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas mais exigentes, por conta disso, a importância de criar ambientes agradáveis e onde seus alunos estarão felizes e motivados é cada vez maior para você não perder seus alunos. Você deve estar se perguntando “Legal, mas… Como fazer isso?” Eu te explico. Você verá a…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

Dia do profissional de educação física: por que valorizar esse funcionário?

Dia do profissional de educação física: Todos os funcionários da sua empresa são essenciais para que ela funcione bem e tenha ótimos resultados. Para comemorar o dia do profissional de educação física, que é celebrado todo dia 1° de setembro, falaremos sobre a importância de sempre valorizar os colaboradores. Daremos também algumas dicas de estratégias…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos