Por Nayara Santos em 03.08.2021

Plano de Marketing: Academia de Ginástica Também Precisa?

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O plano de marketing é a ferramenta estratégica mais importante para qualquer tipo de empreendimento. É a partir dele que você será capaz de identificar seus pontos fortes e fracos e poderá desenvolver ações para tornar o negócio mais rentável e atingir seu público da melhor maneira possível. Será que o plano de marketing vale para academia de ginástica também? Vamos descobrir!

Plano de marketing para academia de ginástica?

A resposta é sim! Sua academia de ginástica também precisa de um plano de marketing. Essa ferramenta não está reservada apenas para grandes empresas. Você pode — e deve — fazer e aplicar o seu independente de seu porte ou formato.


Como fazer isso? Nós vamos te ensinar!

1. Faça um diagnóstico

A fase do diagnóstico é uma das mais importantes em um plano de marketing para academia de ginástica. É a partir dele que você entenderá o mercado em que está inserido, pois fará uma análise profunda da situação atual de seu segmento, além de descrever seus principais concorrentes diretos e indiretos.

2. Faça uma matriz SWOT

A matriz SWOT mapeia as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças do seu empreendimento. A partir do desenvolvimento dessa matriz você deve realizar a análise SWOT, onde elencará todas as vantagens e desvantagens internas da empresa, além das forças externas que têm o poder de influenciar positivamente e os aspectos negativos que podem vir a comprometer as vantagens competitivas.

3. Crie estratégias

Usando como base tudo aquilo que descobriu e analisou em sua matriz SWOT desenvolva estratégias para alcançar suas metas e objetivos! O importante aqui é ser criativo e tentar fazer com que os pontos negativos sejam convertidos em positivos e os positivos se tornem ainda melhores.
Seu plano de ações deve estar de acordo com o público e com o mercado, mas não pense que todas elas precisam ser inovadoras ou únicas no mercado. Coisas como descontos no plano caso o aluno indique um amigo são simples, mas bastante funcionais, por exemplo.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Como Fazer Uma Boa Gestão Financeira da Sua Academia em 3 Passos

Saber como fazer uma boa gestão financeira é o desafio de qualquer empreendedor. Porém, quando o assunto são academias de ginástica, é preciso ficar ainda mais atento em alguns aspectos desse gerenciamento. É essencial manter as finanças de seu negócio em dia. Boa parte das pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros anos de…

Por Nayara Santos em 15.08.2018

[E-book] Tudo o que você precisa saber para motivar alunos e professores com música.

Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso acabar com o problema de música na minha academia. Tenho interesse em melhorar a experiência dos meus alunos e reduzir o índice de cancelamento. Preciso motivar meus alunos e professores. Não importa o tamanho da sua academia, a música deve…

Por Nayara Santos em 31.07.2015

Marketing de Experiência para academias: saiba como fazer!

Marketing de Experiência para academias Disponibilizar uma boa quantidade de aparelhos, ter um horário de funcionamento adequado e contar com funcionários preparados são características essenciais de uma boa academia capaz de atrair alunos. Contudo, todas essas qualidades já são comuns a boa parte dos empreendimentos de sucesso — e, como você sabe, para se destacar…

Por Nayara Santos em 11.08.2016

Ano Novo na academia: como motivar e engajar os seus alunos

Quem nunca repetiu a frase “ano novo, vida nova”? Muitas pessoas querem aproveitar a virada de ano para mudar hábitos e chegarem mais próximos da melhor versão de si.  Isso faz com que muitas das soluções de ano novo estejam focadas na saúde física e mental, ou seja, elas estão diretamente relacionadas com uma boa…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Mercado fitness: veja as 6 principais tendências aqui!

O mercado fitness tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com uma reportagem publicada na revista Exame, o setor movimenta 2,1 bilhões de dólares no Brasil, sendo a maior receita da América Latina e a terceira das Américas. Isso se justifica porque cada vez mais as pessoas estão percebendo que ser sedentário…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

Os 7 maiores erros de gestão que fazem uma academia perder alunos

Ninguém gosta de cometer erros de gestão de academia, não é mesmo? Por se tratar de um mercado repleto de concorrentes, as falhas prejudicam o seu desempenho e atrapalham o processo de fidelização dos clientes. Ter uma academia exige atenção a tudo o que envolve o seu negócio, como o funcionamento, o ambiente, a operação…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos