Ter um planejamento pós-pandemia é essencial para o comércio varejista. Isso se deve principalmente ao fato de que essa foi uma das áreas mais afetadas pela suspensão das atividades, para evitar a disseminação da Covid-19, doença que é causada pelo novo coronavírus.
Para você ter uma ideia, uma reportagem da revista Exame traz a informação de que o Serasa Experian registrou a maior queda mensal de vendas em março de 2021, desde o ano 2000. Isso é realmente impactante para todos os negócios e para toda a cadeia de produção.
Apesar disso, a retomada do comércio varejista está acontecendo de forma gradual e é por isso que você precisa fazer um planejamento pós-pandemia eficiente. Assim, você aumenta as chances de reduzir as perdas ocorridas durante esse período de suspensão de atividades. Veja, a seguir, algumas dicas!
Ao fazer um planejamento pós-pandemia, a primeira coisa que você deve pensar é sobre o cenário em que você está inserido. O Brasil é um país muito grande e a realidade não é a mesma para todos os estados ou regiões, sendo que alguns locais sofreram mais com o coronavírus do que outros.
São Paulo, por exemplo, é considerado o epicentro da pandemia no país e é natural que o comércio demore mais a ser retomado do que outros estados, como o Rio Grande do Sul. No estado gaúcho foi criado um modelo de distanciamento controlado, com base em cores de bandeiras, que indicam os protocolos que devem ser adotados em cada região, considerando questões como o número de novos casos de pessoas infectadas, óbitos e leitos de UTI disponíveis.
O modelo está sendo copiado por outros estados, que estão lançando programas similares. O objetivo é enfrentar o vírus, sem prejudicar tanto a atividade econômica e os comerciantes precisam compreender essa situação em sua totalidade.
Ainda, com o início e o avanço da vacinação, esse cenário também pode ser modificado. Isso porque, por mais que São Paulo tenha tido um grande número de casos, a cidade está dentre as que possuem os maiores índices de vacinação do país. Enquanto outros estados ainda não possuem 40% da população vacinada.
Por isso, o ideal é que você tenha um planejamento pós-pandemia completo. Ficar atento aos protocolos e às mudanças coordenadas pelos governantes e órgãos de saúde da sua região é essencial. Isso porque, por mais que as vacinas sejam eficientes, ainda precisamos aprender a conviver com o vírus, já que ainda não temos um medicamento para a cura.
Considerados os cenários vivenciados pelo seu negócio, é importante que você avalie qual foi o real impacto da pandemia para a sua empresa. É através dessa análise que você saberá exatamente o que ficou comprometido e poderá traçar estratégias para reverter ou melhorar a situação. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis.
Dentre as análises a serem feitas é importante verificar qual foi o faturamento nesse período. Ainda, caso a sua empresa tenha ficado no vermelho, é preciso avaliar quais os pagamentos que devem ser priorizados.
Pode ser que, depois dessa análise, você chegue à conclusão de que é preciso contrair um empréstimo para poder pagar todas as dívidas. Neste caso, é preciso ter muito cuidado, isso porque, os juros estão altos e a retomada das atividades ainda é gradual. Portanto, não é certeza de que você conseguirá arcar com os compromissos feitos. Assim, pesquisa bem para escolher qual é a melhor instituição e as melhores condições para o empréstimo.
Vale a pena mencionar que ainda há a possibilidade de que você precise reduzir o número de funcionários ou limitar as operações. Essa também é uma forma de conseguir fazer com que a sua empresa ganhe um certo fôlego para conseguir se recuperar e voltar a crescer no futuro.
No planejamento pós-pandemia, algo que não pode ser negligenciado são as mudanças no comportamento do seu consumidor durante o período que vivenciamos. É importante considerar que estamos caminhando para um novo “normal”. Mesmo que o comércio varejista esteja retomando as atividades, de forma gradual, deve-se levar em consideração que muitas pessoas ainda não se sentem confortáveis para voltar a fazer compras nas lojas físicas.
Neste caso, é essencial que você não apenas cumpra com as exigências legais de cada cidade e estado, como também seja capaz de oferecer um ambiente seguro para que os seus clientes façam as compras. Disponibilizar álcool em gel, orientar os clientes quanto ao distanciamento social, utilização de máscaras, dentre outros é importantíssimo.
Outra mudança relevante no varejo é que muitos consumidores fizeram a sua primeira compra durante a pandemia. O aumento foi tanto que 2020 ficou conhecido como o ano do e-commerce. Entretanto, essa mudança veio para ficar, já que 2021 vem mostrando que as compras online não apenas se mantiveram como vêm aumentado. Por isso, talvez seja interessante manter, e até mesmo expandir, o seu comércio também no ambiente digital.
Vale a pena mencionar que para manter-se no ambiente digital você não precisa exclusivamente de um site. Hoje em dia ter aplicativos, vendas através das redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp podem ser realizadas. O mais importante é encontrar a forma que o seu cliente prefere para comprar e ter um canal de comunicação aberto.
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A pandemia gerou gargalos para as empresas, envolvendo as finanças, o comportamento do consumidor, entre outros fatores. É preciso levar isso em consideração no momento de elaborar um planejamento para a retomada.
Você precisa entender qual é o seu maior problema no momento, para dar prioridade a ele no momento da solução. Se for preciso reconstruir uma reserva de emergência, por exemplo, isso é o que deve ser priorizado, antes de se fazer qualquer outro tipo de investimento.
Não é porque no planejamento pós-pandemia você decidiu investir no seu e-commerce que a sua loja física deve ficar esquecida, muito pelo contrário. Você pode inclusive aproveitar o aumento das vendas online para atrair os clientes para a sua loja.
Isso pode ser feito de duas maneiras. Na primeira delas, é possível oferecer ao cliente uma experiência omnichannel ou multicanal. Ou seja, o cliente escolhe qual é a melhor forma de se relacionar com a sua marca, mas você poderá incentivar que ele vá até a loja. Por exemplo, o cliente compra um item online, mas se ele optar por retirar na loja o frete será gratuito.
Na segunda opção, sempre que um cliente fizer uma compra pelo site ou aplicativo, ele ganha um cupom de desconto para as compras em loja física. Essa estratégia pode até mesmo ser utilizada com o omnichannel. Ainda, é possível que você também incentive os clientes a comprar no site oferecendo cupons de descontos nas compras feitas na loja física.
Independentemente da forma escolhida, lembre-se que o importante neste momento de recuperar é atrair o maior número de clientes possível e aumentar as vendas. Quanto mais você vender, mais rápida será a recuperação do seu negócio.
É interessante também que você construa e execute planos de ação para a retomada dos negócios. Na prática, é como se um novo planejamento estratégico precisasse ser traçado, tendo em vista que ninguém estava prevendo um avanço tão forte de uma pandemia, quando isso foi feito.
Os planos de ação devem ser desenvolvidos para cada atividade que for realizada no momento da reabertura do seu comércio. É preciso fazer adaptações no ambiente, para que as pessoas se sintam seguras ao frequentar a sua loja, por exemplo.
O layout deve ser reestruturado para que o distanciamento mínimo entre clientes aconteça. Também é necessário exigir que as pessoas usem máscara ao entrar e fornecer álcool em gel 70% para higienização das mãos na entrada e na saída.
Ao desenvolver um plano de ação, é recomendado que tudo seja muito bem esmiuçado. Você pode fazer uma tabela, constando o que deve ser feito, por quem deve ser feito, quais são os recursos necessários para isso, qual o prazo para execução da atividade etc.
Os colaboradores do seu estabelecimento também devem ser envolvidos no planejamento pós-pandemia, principalmente nas ações que envolvem o atendimento aos clientes.
Todos devem ser treinados e orientados para garantir que os clientes mantenham o distanciamento mínimo necessário. Também devem oferecer álcool gel, mostrar como o atendimento está organizado e proporcionar uma boa experiência de compra.
Por mais que haja ansiedade em retomar as atividades do seu negócio, é importante compreender que as coisas poderão demorar para voltarem a ser como eram antes. Talvez nem mesmo voltarão, pois uma nova cultura de hábitos de consumo vem sendo instaurada na nossa sociedade e é preciso se adaptar.
Você sabia que para conquistar um novo cliente você precisará gastar até 5 vezes mais do que para fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja? Por isso, melhorar o ambiente da loja e a experiência de compras do cliente não apenas aumenta as vendas como também pode fazer com que você economize.
Quando você consegue oferecer ao cliente da sua loja um ambiente de compras agradável, em que ele se sente à vontade, a tendência é que ele gaste mais e retorne para novas compras. Além disso, ele também será um grande promotor da sua loja, já que ele gosta dela e irá recomendá-la para os conhecidos, amigos e parentes.
Com a música ambiente você consegue transformar o ambiente de compras e deixá-lo mais confortável. Além disso, também é possível mudar o comportamento do cliente apenas com a música.
As trilhas mais calmas, fazem com que o cliente se sinta mais tranquilo e fique mais tempo na loja. Por outro lado, as músicas mais agitadas tendem a fazer com que o cliente escolha o que precisa e deixe a loja rapidamente.
Os vendedores bem treinados conseguem atender melhor os clientes. Não apenas porque eles entendem a visão da empresa, mas também porque sabem da importância do papel que eles desempenham dentro da instituição.
No cenário pós-pandemia as pessoas estão ainda mais atentas às empresas que oferecem um bom atendimento aos clientes. Dito isso, investir em treinamento e capacitação dos funcionários poderá ser um diferencial da sua loja.
Algumas mudanças no layout podem ser necessárias para oferecer aos clientes o espaço que eles precisam para circular pela loja mantendo o distanciamento social. Aproveite que as mudanças serão necessárias, e planeje um layout diferenciado que atraia a atenção do cliente.
A dica aqui é destacar os produtos mais procurados em destaque, assim, você já atraia a atenção do cliente que estiver passando na frente da sua loja. Capriche na vitrine e deixe claro que a sua empresa se preocupa com o bem-estar do cliente.
Em um mundo pós-pandemia oferecer um site com boa navegabilidade é fundamental. Como as pessoas estão migrando para compras online ou mesmo pesquisando muito antes de comprar, o seu site precisa ser amigável. Assim, o cliente acessará a página da sua loja e conseguirá procurar pelo produto que deseja.
Por outro lado, se ele não conseguir navegar no site facilmente, ele provavelmente desistirá da compra na sua loja e irá procurar a concorrência.
Certamente, as empresas que tiverem um bom planejamento pós-pandemia agora, terão mais resultados positivos nos próximos meses e no futuro, em geral. Por isso, não deixe de colocar em prática tudo o que explicamos e garantir resultados positivos para o seu negócio.
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