A inteligência artificial está sendo amplamente adotada em todos os setores e funções de negócios e está remodelando a forma como as empresas operam. Essa tecnologia está sendo usada em todas as organizações para automatizar tarefas, melhorar a análise de dados e tomar decisões mais inteligentes e com maior rapidez.
Algumas das principais tendências emergentes em inteligência artificial incluem IA generativa e ferramentas de processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, aprendizado de máquina e aprendizado profundo. Aliás, a Accenture realizou uma pesquisa demonstrando que cerca de 40% de todas as horas de trabalho poderiam ser afetadas pelos modelos de linguagem.
Mas, ao invés de utilizar a inteligência artificial para substituir os funcionários, a inteligência artificial pode ser usada para reduzir o trabalho repetitivo, aumentar a eficiência, diminuir erros e maximizar o potencial humano. Ou seja, ela pode se tornar a sua principal aliada, tudo depende de como você irá utilizá-la. Ficou curioso para saber mais sobre o que a IA pode fazer pelo seu negócio? Então venha com a gente e saiba mais!
O que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio?
Muitas pessoas ainda associam a inteligência artificial a filmes de ficção científica, mas essa caracterização está diminuindo à medida que a tecnologia se desenvolve e se torna mais presente no nosso dia a dia. Seja em casa ou na empresa, as ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais importantes em diversos setores.
Marketing
As ferramentas de inteligência artificial e os algoritmos de machine learning podem ser utilizados pelas equipes de marketing para analisar dados, identificar tendências e padrões de clientes, otimizar campanhas e estratégias de marketing e até mesmo para aprimorar a experiência do cliente. Ou seja, a IA pode ser uma das suas principais aliadas para ter campanhas de sucesso.
Isso sem falar que a inteligência artificial pode ajudar a sua equipe de marketing a economizar tempo automatizando tarefas manuais, e com isso se dedicar a tarefas que sejam realmente importantes ou que requeiram um ajuste mais fino. Veja alguns exemplos do que a inteligência artificial pode fazer pelo marketing do seu negócio:
- Pesquisa de mercado e análise da concorrência: os sistemas e as ferramentas de inteligência artificial têm recursos avançados para encontrar, organizar e analisar dados de mercado relevantes e diferenciais competitivos, economizando o tempo que seria gasto em pesquisas manuais;
- Melhor segmentação e personalização do seu público-alvo: a IA pode simplificar o rastreamento, entendimento e previsões dos comportamentos dos clientes. Assim fica mais fácil criar perfis de clientes, segmentando-os em diferentes categorias, conforme o comportamentos, preferências e indicadores demográficos. Ou seja, você pode ter campanhas muito mais personalizadas;
- Análise preditiva: a inteligência artificial ajuda os profissionais de marketing com análises preditivas que permitem identificar padrões e tendências a partir de dados históricos e atuais dos clientes. Desta forma, a sua equipe poderá prever com mais eficiência quais estratégias ou campanhas poderão ser mais eficazes no futuro.
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Vendas
Um dos segredos para conseguir aumentar as vendas das suas lojas está em entender o comportamento dos clientes e as suas preferências. Afinal, desta forma você poderá tanto automatizar, aprimorar e até mesmo influenciar os clientes ao longo da jornada de compras.
Muito desse entendimento vem das análises que são realizadas para o marketing. Mas, existem alguns pontos e aspectos específicos para as vendas. São eles:
- Automatização de tarefas manuais: grande parte do tempo dos vendedores é gasto em tarefas manuais, como entrada de dados e compartilhamento de atualizações sobre os negócios em andamento. Claro que isso depende de qual tipo de negócio estamos falando, mas de qualquer forma a IA pode ajudar a automatizar tarefas demoradas para que os vendedores possam dedicar mais tempo aos clientes e às vendas;
- Previsão de demanda: ao analisar os históricos de vendas e os indicadores econômicos, a inteligência artificial consegue ajudar a sua equipe de vendas a prever a demanda futura. Capacidade essa essencial para o planejamento do estoque e para garantir os produtos certos na sua loja, principalmente em períodos sazonais e datas comemorativas;
- Redação e personalização de campanhas: as ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas para redigir e-mails e mensagens para clientes. Além disso, esses materiais podem incluir sugestões de produtos e promoções personalizadas, conforme o perfil de consumo de cada cliente;
- Anúncios personalizados na sua rádio indoor: a inteligência artificial também pode te ajudar a criar anúncios para serem veiculados na rádio indoor da sua loja. Essa é uma exclusividade da Listenplay que só a Listenx oferece para você. Informando detalhes da promoção e dos produtos, você pode ter várias opções de anúncios sendo criados pela IA. Basta escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.
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Atendimento ao cliente
A inteligência artificial poderá te ajudar a se destacar na era da experiência do cliente. Alguns benefícios de aproveitar a IA para o atendimento ao cliente incluem tempos de resposta mais rápidos, disponibilidade e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e oportunidades de oferecer soluções personalizadas com base nas necessidades específicas de cada cliente.
De acordo com uma pesquisa da DialPad, 60% dos mais de 1.000 profissionais de atendimento ao cliente entrevistados acreditam que a IA pode ajudar a economizar tempo ou trabalhar mais rápido. Além disso, 70% dos consumidores responderam que interagem frequentemente com o suporte ao cliente integrados com inteligência artificial.
O mais importante aqui é poder contar com as ferramentas certas para melhorar o atendimento ao cliente e fidelizá-los de uma vez por todas. Algumas dessas ferramentas são:
- Chatbots com IA: eles usam processamento de linguagem natural e machine learning para se comunicar com os clientes em tempo real. Já utilizados em muitos sites e aplicativos, esses chatbots respondem rapidamente às perguntas dos clientes, oferecendo recomendações personalizadas, prestando suporte, e encaminhando os clientes para um representante humano ou canal apropriado quando necessário.
- Sistemas de autoatendimento: esses sistemas ajudam os clientes a encontrar respostas para suas perguntas e soluções para problemas comuns por conta própria. Com funcionalidade de pesquisa avançada, eles incluem recursos como perguntas frequentes (FAQs), tutoriais, guias de solução de problemas e ferramentas interativas. Assim, é possível agilizar o atendimento e aumentar as chances de fechar vendas;
- Análise aprimorada e insights sobre o cliente: a IA pode fornecer insights detalhados sobre sentimentos e satisfação dos consumidores com base em dados de interações com o cliente em diferentes plataformas e canais. Usando esses dados, as empresas podem identificar as preferências dos clientes, os pontos problemáticos e as oportunidades de melhoria, o que pode ajudar a aprimorar e personalizar a experiência geral do cliente.
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