Por Nayara Santos em 03.08.2021

Músicas para academias: como escolher?

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Uma boa música pode ter um grande impacto na motivação e no rendimento dos alunos de uma academia. Porém, escolher músicas que impulsionem o treino de cada um não é uma tarefa fácil, afinal elas devem agradar pessoas de gostos diversos e ainda ser estimulante para todos os tipos de treino. Apesar disso, é possível, sim, definir uma playlist com músicas para academias que tornem a rotina diária de exercícios muito mais agradável.

Para isso, é preciso ficar atento a dois quesitos: o tempo e a resposta ao ritmo. As pessoas têm uma resposta natural ao som e quando começa a batida respondem a esse estímulo, seja batucando, balançando a cabeça ou marcando o compasso com os pés. Para ajudar a definir as músicas que mais irão estimular os alunos, separamos algumas dicas para montar uma playlist campeã.

Fazer pesquisa por período

Identificar o gosto musical de todos que frequentam sua academia é extremamente importante, por isso, você precisa perguntar aos seus alunos dos 3 períodos da academia (manhã, tarde e noite) o que eles mais gostam de ouvir enquanto treinam.

Criar 3 playlists

Baseado no que você descobriu em sua pesquisa, você deve criar 3 playlists diferentes para serem tocadas nesses períodos específicos, atendendo as sugestões dos alunos.


Veja também:

Usar a mesma playlist de 2° a 6° feira

Geralmente, os alunos tem uma rotina fixa durante a semana, ou seja, vão todos os dias no mesmo horário, mas é comum que se misturem aos finais de semana. Então, o ideal é que você mantenha as playlists criadas para os 3 períodos durante a semana e crie uma mais elaborada para tocar no final de semana, quando todos os alunos estão misturados.

Garantir 1500 músicas (no mínimo)

Para essas playlists não se tornarem repetitivas é necessário que a quantidade de músicas seja alta e toquem de forma aleatória. Dessa forma, os alunos não são impactados todos os dias pela mesmas músicas mas garantimos que naquele período a playlist está alinhada com o gosto dos alunos que estão ali.

Atualizar todo mês

A atualização mensal da playlist é essencial para que a experiência do aluno esteja completa, assim ele entende que a academia é antenada nas novidades e não enjoa do que está tocando durante seu treino no dia a dia. Uma dica importante aqui é: A cada 5 músicas precisa ter 1 novidade, isso irá garantir o sucesso da sua programação musical.

Usar o volume certo

O volume que as músicas tocam na sua academia também influencia na experiência do seu aluno. É necessário que as pessoas escutem as músicas, mas que também possam conversar e interagir entre si sem precisar gritar. O volume ideal é um pouco acima do de uma conversa.

Você pode baixar nosso ebook “Como motivar seus alunos e professores com música” e ir mais a fundo nessas dicas.

Para personalizar a experiência dos alunos ainda mais, a melhor opção é contar com uma rádio personalizada. Com ela, você poderá escolher as playlists que mais se adequam para sua academia e perfil dos alunos por período. Além disso, você ainda pode divulgar suas promoções, campanhas e outras informações importantes para os alunos com mais praticidade.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão Tributária em academias: qual a importância?

Gestão Tributária em academias: a carga tributária é uma das maiores preocupações de todo empresário brasileiro. Apesar disso, muitos empreendedores e gestores de academia desconsideram esse fator por não oferecerem a venda de produtos em si. Achando uma tarefa pouco importante, não levam a sério o controle tributário. A verdade, entretanto, é que essa gestão…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

História de Sucesso – Ox Academia cuidar da música ficou mais fácil!

A Ox Academia surgiu em setembro de 2006 em Salvador, fundada por dois sócios, com a proposta de dar um atendimento personalizado. Após 4 anos no mercado, a Ox mudou de endereço e estabeleceu um novo desafio: criar a Rede Ox no interior, na divisa dos estados Bahia e Sergipe. Com nova sede em 2010,…

Por Nayara Santos em 08.11.2017

Dica de Campanha para Academias – Esquente o inverno para ferver no verão!

No inverno, por conta das baixas temperaturas, o nosso corpo precisa gastar mais energias para se manter aquecido, logo, o inverno potencializa o resultado de quem está querendo perder um quilinhos extras. Então, estimule seus alunos a continuarem seus treinos para perder medidas e também ganhar massa, afinal, é bem melhor começar o “projeto verão”…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Gestão de Academia — Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

Saber como atrair clientes em tempos de crise pode parecer uma tarefa complicada para as academias, não é mesmo? Porém, com uma gestão otimizada e aliada a boas estratégias, torna-se mais simples desbravar as baixas do mercado. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para conseguir novos alunos nesse período? Continue a leitura e mãos…

Por Nayara Santos em 27.02.2019

Dica de Campanha para Academias – Renove seu plano e ganhe prêmios.

Mais um ano está chegando ao fim, então é bom começar a preparar as coisas para o próximo ano, né? Aproveite que os alunos estão entusiasmados com as suas metas para o próximo ano e faça uma campanha . Para te ajudar, criamos uma campanha de renovação de planos, quem fizer a renovação ganhará benefícios…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Dica de campanha para Academias: Dia dos pais na academia

Dia dos pais na academia: A sacada aqui é aproveitar o dia dos pais para estimular a renovação de planos na academia e, de quebra, trazer novos alunos. Dá uma olhada no texto que preparamos para você fazer o anúncio da sua rádio. “Ainda está em dúvida sobre o presente para o seu paizão? Que tal saúde…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos