Por Nayara Santos em 11.08.2023

Músicas de Natal para academias: 20 músicas para entrar no clima

Por Nayara Santos em 11.08.2023

O poder que a música tem para transformar um ambiente é conhecido por muitas pessoas. Isso fica ainda mais evidente nas músicas de Natal para academia. Afinal de contas, esse é um período em que, ao mesmo tempo que muitas pessoas estão malhando duro para ficar em forma para as festas. Outras estão reduzindo a frequência justamente porque esse é um período de celebração e viagens.

Por isso, se você quer melhorar a frequência dos alunos e deixá-los ainda mais motivados para conquistar os objetivos, a música pode ser um fator decisivo. Entretanto, nem todos os donos de academias estão atentos a isso, perdendo uma grande oportunidade de manter a academia cheia e fidelizar os alunos. E isso sem falar em reduzir as reclamações com relação à música ambiente.

Se você quiser dar um toque especial na sua academia neste Natal, não pode deixar de ler este artigo. Nele nós traremos mais informações sobre a importância da música para a sua academia, e uma playlist exclusiva com 20 opções de músicas para transformar o Natal. Não perca mais tempo e confira agora mesmo!

Quais os benefícios de usar música de Natal para academias?

O poder da música vai muito além de transformar um ambiente, deixando-o mais tranquilo ou agitado. Ela também consegue influenciar o nosso movimento, isso mesmo. Provavelmente você deve ter percebido que ao ouvir alguma música você começa a tamborilar os dedos em algum móvel, a mexer a cabeça ou mesmo o corpo, em uma dancinha discreta.

Dito isso, é evidente que ter a música certa tocando na sua academia pode fazer toda a diferença para os seus alunos. Afinal de contas, ela vai fazer com que eles fiquem mais motivados para malhar, aumentando o tempo que eles passam fazendo exercícios aeróbicos ou mesmo estimulando o aumento da carga durante os exercícios de musculação. Ou seja, os alunos poderão obter resultados melhores e em um menor tempo, apenas porque estavam ouvindo a trilha sonora certa.

Alguns períodos do ano podem fazer com que a frequência dos alunos na academia seja reduzida. Um desses períodos é o Natal, já que é comum que muitas pessoas saiam de férias, façam viagens, ou mesmo planos de celebração com amigos e familiares e deixem a academia em segundo plano. Por isso, a música de Natal para academia pode ser uma grande aliada nesse momento.

Uma das formas de utilizar a música de Natal é promover eventos na sua academia. Aproveite o momento para celebrar com os alunos, oferecer promoções para renovação de planos para o próximo ano. Durante esse período, reproduza músicas que lembram o aluno de que o Natal está chegando, mas sem deixar de garantir o clima descontraído e estimulante para os exercícios.


A utilização de diferentes ações de marketing é essencial para que você consiga atrair mais alunos para a sua academia. E a música é fundamental para oferecer para esses alunos o melhor clima durante a malhação.

Como incorporar a música na academia

Bom, você já entendeu que a música na academia pode trazer um diferencial competitivo bastante interessante para o seu negócio. Mas, provavelmente você deve estar se perguntando como incorporar a música ambiente, não é mesmo? Por isso, a seguir apresentaremos um guia rápido e prático de como fazer isso.

Escolhendo as músicas certas

Na hora de fazer as escolhas musicais para compor a sua playlist natalina, considere três fatores-chave: ritmo, energia e familiaridade. Músicas com ritmo contagiante mantêm o movimento constante durante os treinos, irradiam energia positiva e mantêm os ânimos elevados.

Incluir algumas músicas que sejam familiares também pode ser um ponto importante. Afinal, assim você consegue evocar memórias e sentimentos familiares, criando um ambiente acolhedor e no qual o aluno se sente bem. 

Por fim, ter uma playlist variada também é importante para o sucesso dessa ação de marketing sensorial. Tente misturar alguns estilos, incluindo músicas instrumentais suaves para momentos de relaxamento, como durante os alongamentos após as aulas. E músicas mais agitadas durante os treinos.

E, uma dica, não tenha medo de adicionar novas versões de músicas natalinas ou sucessos mais recentes à sua playlist. Atualizar a seleção anualmente mantém a experiência interessante para os frequentadores.

Como agradar a gregos e troianos

Você bem sabe que a playlist da academia é motivo de discórdia e reclamações constantes, certo? Se esse não for o seu caso, provavelmente está fazendo um bom trabalho ou conta com o apoio da equipe certa. Entretanto, se você se identificou, então precisamos conversar sobre como conseguir agradar aos alunos quando o assunto é música.

Todos nós sabemos que os gostos musicais são muito particulares e criar uma playlist que agrade a todos é praticamente impossível. E aqui, não estamos propondo que você encontre a trilha sonora perfeita, mas você pode, sim, chegar o mais perto possível dela.

Por isso, o primeiro passo para ter uma playlist incrível na sua academia, seja no Natal, ao longo do ano ou em outras datas comemorativas é conversando com os alunos e perguntando a opinião deles. Quer um exemplo interessante? 

A Smart Fit tinha uma playlist focada em pagode, sertanejo e piseiro. Ao realizar uma ação no Dia Mundial do Rock eles descobriram que os alunos preferiam rock e música eletrônica para malhar. Isso deu à academia a oportunidade de rever a sua playlist e adequá-la conforme o gosto dos alunos. Confira mais sobre esse case aqui.

Portanto, não hesite em tentar entender os alunos e saber o que eles realmente estão interessados em ouvir. Isso permitirá que você tenha a estratégia certa para manter um bom movimento na academia, os alunos motivados e os resultados sendo alcançados.

Garanta a música certa para cada ambiente

Outro ponto ao qual você deve ficar atento na hora de escolher a playlist para a sua academia é com relação ao ritmo certo para cada área do estabelecimento. Calma, isso não significa que você precise ter trilha sonoras para cada um dos ambientes, entretanto, em alguns casos ela deve, sim, ser pensada separadamente.

Por exemplo, é fundamental que na área de musculação, músicas mais animadas sejam reproduzidas, afinal, isso ajuda a impulsionar a força e a determinação durante os treinos. A mesma trilha sonora pode ser utilizada na recepção, assim, logo que o aluno chegar na academia ele já irá se deparar com um ambiente animado e já começará a entrar no ritmo e energia certos para fazer os exercícios.

Entretanto, quando falamos nas aulas em grupo, a música deve ser pensada para ser a parceira perfeita na hora de ditar qual será o ritmo daquela aula. Por exemplo, ritmos como o pop, música latina ou eletrônica funcionam bem para aulas de dança, enquanto músicas mais calmas são ideais para yoga e alongamento. Além disso, não se esqueça de ajustar o volume para acompanhar a intensidade da aula e garantir que a música motive sem sobrecarregar.

Cuidado com o volume

Uma academia não se resume apenas a equipamentos, muito pelo contrário o ambiente que o aluno encontrará para se exercitar desempenha um papel crucial. Claro que as músicas certas são fundamentais, e já falamos bastante sobre isso ao longo deste artigo. entretanto, o volume e a qualidade do som também importam.

Primeiro, porque se o volume for muito baixo, os alunos não escutarão a música e, neste caso, não faz o menor sentido ter música ambiente. Segundo, se a música for muito alta ela poderá incomodar as pessoas, por mais que a intenção seja deixar o ambiente mais animado. Terceiro, porque reproduzir música com um som de baixa qualidade também pode ser bastante desagradável, tanto para os alunos quanto para os professores.

Dito isso, fica evidente que investir em equipamentos de áudio de alta qualidade é essencial para garantir a clareza do som e para controlar o volume em diferentes ambientes. Por exemplo, o volume na recepção e banheiros deve ser mais baixo do que na sala de musculação, já que há menos barulhos externos.

Mantenha o ritmo dos treinos com 20 músicas de Natal para academias

Confira a seguir a lista que preparamos com músicas que vão deixar os seus alunos engajados e fazer com que eles se sintam mais motivados para se exercitar e frequentar a sua academia. Se você quiser receber a lista completa por e-mail é só clicar aqui!

  1. Bebe Rexha – Count On Christmas
  2. Katy Perry – Cozy Little Christmas
  3. Workout Music Tv – Someone You Loved
  4. Workout Music Tv – Sunflower
  5. Workout Music Tv – I Don’t Care
  6. David Archuleta – Christmas Every Day
  7. Jonas Brothers – Like Its Christmas
  8. Alessia Cara – Make It To Christmas
  9. Power Music Workout – Have A Holly Jolly Christmas
  10. Power Music Workout – Happy XMas War Is Over
  11. Camila Cabello And Major Lazer Travis Scott – Know No Better A Very Decent Christmas Remix
  12. The Vamps – Jingle Bells
  13. Justin Bieber – Santa Claus Is Coming To Town
  14. Hanson – Rockin Around The Christmas Tree
  15. Hanson – What Christmas Means To Me
  16. Ariana Grande – Love Is Everything
  17. Frank Sinatra – Jingle Bells MerryXMas Remix
  18. Victoria Justice – It’s Not Christmas Without You
  19. DNCE – Christmas Without You
  20. The Wombats – Is This Christmas

O que achou das nossas dicas? Ficou interessado em ter uma trilha sonora sob medida para a sua academia? Então conte com a ajuda de quem entende do assunto e já ajudou milhares de empresas a conquistar clientes. A Listenx é a parceira que você estava procurando para tornar a sua academia um dos ambientes favoritos dos seus alunos. Veja a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir de perto todos os benefícios dessa ferramenta.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Acqua Fitness, o fim das músicas repetidas e reclamações dos alunos!

A Academia Acqua Fitness, surgiu com o desejo de uma professora de Educação Fisíca Dona Ozinete, que na sua própria casa começou a dar aulas de hidroginástica. Após um tempo a procura por vagas para participa começou a aumentar e piscina ficou pequena para o número de alunos.   Foi ai que a Dona Ozinete…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Gestão de Academia — Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

Saber como atrair clientes em tempos de crise pode parecer uma tarefa complicada para as academias, não é mesmo? Porém, com uma gestão otimizada e aliada a boas estratégias, torna-se mais simples desbravar as baixas do mercado. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para conseguir novos alunos nesse período? Continue a leitura e mãos…

Por Nayara Santos em 27.02.2019

Como Aumentar as Vendas na Academia em 3 passos

Como aumentar as vendas na academia? Pense primeiro no aluno Treine sua equipe Cuide com carinho do que você entrega aos alunos Aumentar as vendas na academia é um dos assuntos mais buscados pelos gestores e proprietários que estão na luta para aumentar o faturamento da sua academia, crescer e alcançar uma estabilidade financeira. Para…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Música para treinar: Entenda a importância para seus alunos

Se você parar para analisar, não vai encontrar tão facilmente uma academia no silêncio, isso acontece porque a música para treinar é muito importante.  A música pode ser um fator determinante na motivação e até nos resultados do aluno, entenda nesse post o que acontece! Quais os benefícios da música para treinar? A seguir vamos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como aumentar a participação das aulas com a RadioAcademia

Como aumentar a participação das aulas com a RadioAcademia. Opa, se você chegou até aqui, provavelmente já leu os artigos A importância de ter as aulas cheias e os 5 benefícios de montar seu quadro de aulas! Agora vou te apresentar todas as funcionalidades do quadro de aulas da RadioAcademia, para que você tenha certeza…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

Dica de Campanha para Academias – Black November

Vai chegando o final do ano e as pessoas aguardam ansiosas a tão esperada Black Friday.  Para te ajudar a sair na frente dos seus concorrentes preparamos uma campanha de Black November. Adiante a Black Friday aí na sua academia e ofereça renovação de planos e fechamento de novos planos com descontos no mês de…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Acidentes na academia: saiba como evitar e como agir caso aconteça!

Um lugar dedicado à prática de exercícios físicos deve promover a saúde e o bem-estar. Logo, é esperado que esse tipo de estabelecimento elimine o máximo de riscos que possam prejudicar a experiência das pessoas. Se você se preocupa com tal questão, precisa buscar formas de evitar acidentes na academia. Os problemas tendem a surgir…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Plano de marketing para academias: 4 boas razões para ter um

O plano de marketing para academias é importante para aumentar o faturamento da sua academia e melhorar a aquisição e fidelização de clientes. Ele te auxiliará na tomada de decisões estratégicas para atingir o seu público, além de deixar claro quais são as prioridades do seu negócio (ou seja, seus principais objetivos) e a descobrir…

Por Nayara Santos em 10.10.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos