Quem é empreendedor sabe o quanto é importante ter bons parceiros, e a dificuldade que pode ser para encontrá-los, certo? Por isso, queremos te mostrar como a parceria entre a Listenx e o Kiichi, que dura mais de 16 anos, vem dando tão certo.
Sempre focado em oferecer o melhor ambiente para os clientes, o Kiichi procurou a Listenx para conseguir melhorar a atmosfera do restaurante e fazer com que a trilha sonora refletisse a preocupação com a experiência do cliente. Ter uma trilha sonora capaz de refletir o atendimento e a comida de qualidade servida era fundamental.
Venha com a gente conhecer mais esse case de sucesso da Listenx.
Kiichi e a Listenx, quando essa parceria começou
Kiichi, em japonês, significa feliz primeiro filho. O restaurante de culinária japonesa inaugurou a sua primeira unidade em 2007 e hoje conta com mais quatro unidades em São Paulo.
O restaurante nasceu com o foco em oferecer comida de qualidade, com um bom custo-benefício e um atendimento humanizado. Entretanto, a trilha sonora não estava acompanhando esse desejo dos donos.
Assim como acontece em muitos outros estabelecimentos, a música ambiente não era uma das prioridades no início. Ou seja, ela era feita com CDs gravados com músicas aleatórias, baixadas da internet, sem nenhuma estratégia específica ou curadoria.
Como se isso não fosse o suficiente, o controle da reprodução das músicas era feito por funcionários, e aí é que o problema ficava ainda maior. Afinal, uma pessoa gostava de uma música, outra gostava de outra melodia, um queria o volume mais baixo, já outro queria o volume mais alto. E quem saia perdendo com isso tudo era o Kiichi e os seus clientes.
A melhor solução encontrada pelo Paulo França, diretor de Marketing do Kiichi, foi contratar a Listenx para ter o controle da programação musical dos seus restaurantes. Assim, foi possível não apenas escolher tudo o que era reproduzido na rádio, mas também automatizar toda a programação, poupando um tempo precioso da equipe na hora de fazer a sonorização ambiente.
Como a rádio indoor ajudou na fidelização dos clientes
A rádio indoor da Listenx não ajudou a resolver apenas o problema da qualidade das playlists, ela ajudou também a padronizar o ambiente em todas as unidades do Kiichi. Assim, não importa onde o cliente resolva fazer a sua refeição, o ambiente que ele vai encontrar será o mesmo.
Essa familiaridade ajuda o cliente a se sentir mais confortável, e a desfrutar mais da comida, do serviço e do tempo que ele passa com a família e os amigos. Em outras palavras, a música e a rádio se tornaram um dos principais atores na hora de fidelizar os clientes.
Claro que ter uma comida de qualidade e com boa apresentação é importante, mas ela sozinha não garante a fidelização. Para isso, é fundamental alinhar vários elementos, ou seja, o atendimento também precisa ser diferenciado, fazendo com que os clientes se sintam acolhidos enquanto estão no restaurante.
E, claro, oferecer um ambiente agradável, que precisa ter uma temperatura agradável, uma iluminação bem feita e contar com uma trilha sonora adequada. Afinal, ninguém vai em um restaurante japonês esperando ouvir uma música sertaneja ou rock, não é mesmo?
Sem falar que a música ajuda a deixar momentos registrados na sua memória. Por exemplo, se o cliente foi ao restaurante para celebrar um aniversário de casamento, ou do filho, ele poderá gravar na memória a música que estava tocando no restaurante e se lembrar desse momento posteriormente, quanto escutá-la.
Neste momento, ele irá se lembrar também do restaurante. E, quando a lembrança é boa, há grandes chances dele querer voltar ao estabelecimento para reviver aquela ocasião e sentir a mesma emoção.
A rádio personalizada transformou a comunicação com os clientes
Uma boa comunicação com os clientes pode ser o segredo do sucesso de diversas marcas. Por isso, não basta apenas encontrar as mídias certas, mas também é preciso saber quando se comunicar. Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação com os seus clientes? Então confira o nosso e-book Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
Segundo o Paulo, por mais que a divulgação de promoções fosse feita em cartazes e display nas mesas, essa estratégia não era muito efetiva. Orientar os garçons a comunicar as ofertas também era uma estratégia interessante, mas nos momentos de maior movimento, nem sempre dava certo.
Por isso, a melhor forma de se comunicar com o cliente com assertividade foi através de anúncios na rádio indoor do restaurante. Assim, o cliente sempre fica sabendo das promoções e consegue aproveitar as oportunidades que ele acabou de ouvir na rádio.
Além disso, o Kiichi também adotou uma estratégia de marketing interessante, unindo diferentes mídias. Por exemplo, criando um anúncio personalizado para rádio indoor que convida o cliente a avaliar o restaurante no Google. Desta forma, eles estimulam os clientes a contarem sobre a experiência que tiveram no restaurante, atraindo novos consumidores para o estabelecimento no futuro.
Como a rádio indoor ajuda a aumentar o ticket médio
O Kiichi também utiliza os anúncios na rádio indoor para aumentar o ticket médio dos clientes. Por exemplo, eles fazem uma promoção em que se o cliente comprar dois drinks ele ganha o terceiro, e ouvir o anúncio enquanto está no restaurante pode ajudar o cliente a decidir se vai pedir mais um drink ou não, para aproveitar a oferta. O mesmo acontece com a divulgação de eventos especiais, como o dia dos namorados por exemplo, fazendo a divulgação na rádio os clientes aproveitam para fazer suas reservas e garantir um jantar especial na noite mais romântica do ano.
Além disso, os anúncios também podem estimular os clientes a interagirem com a conta do restaurante nas redes sociais. Isso pode ser feito convidando o cliente a compartilhar uma foto do prato ou do drink que ele está consumindo. Assim, você estará estimulando o UGC (user generated content) ao mesmo tempo em que aumenta a visibilidade e a relevância das suas postagens.
Não acredita que os clientes estão prestando atenção? Pois é aí que você se engana. Segundo o Paulo, é muito comum ouvir os clientes elogiando e surpresos que o Kiichi tem uma rádio própria:
“…a todo momento o cliente fala que somos chiques, que temos a nossa rádio própria, uma rádio Kiichi.”
Por que a Listenx fez a diferença?
Tantos anos de parceria só foram conquistados devido a muita atenção e dedicação da Listenx para entregar aquilo que o Kiichi precisava: identidade sonora, padronização, anúncios e uma plataforma fácil de usar.
Com um time incrível de especialistas em música e comunicação para negócios, a Listenx oferece a possibilidade de criar playlists personalizadas para cada ocasião. Isso inclui não apenas as playlists sazonais, para diferentes datas e comemorações do varejo, mas também playlists diferentes para cada período do dia. Desta forma, é possível criar o ambiente adequado para cada momento de interação com o cliente.
Sem falar na possibilidade de fazer o gerenciamento da rádio de forma fácil e rápida, deixando o Paulo, e a sua equipe com tempo livre para se dedicar a outras atividades estratégicas para o restaurante. Outra grande vantagem da plataforma é poder acompanhar o que está sendo reproduzido nas rádios das outras unidades, tudo em um único acesso.
Ainda, segundo o Paulo
“Tem coisas na vida que não tem mais volta. Depois de fazer o teste por um mês ou dois meses você não vai querer voltar a fazer como antes, você verá a facilidade de trabalhar e a padronização que dará ao seu restaurante, bar, academia.”
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Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.
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