Com a Black Friday se aproximando, é natural que os proprietários de academias estejam buscando maneiras eficazes de se destacar. Afinal, esse evento anual representa uma oportunidade única para atrair novos alunos e criar uma comunidade ao redor da sua marca.
Para isso, é comum que muitos gestores acreditem que a única opção é reduzir os preços, reduzindo ou até mesmo eliminando a sua margem de lucro. Entretanto, ter uma estratégia que agregue valor à sua marca, e ofereça uma experiência inesquecível para os seus alunos pode ser um grande diferencial.
Confira a seguir algumas dicas práticas e criativas que preparamos para você, que combinadas com as estratégias de marketing certas, podem turbinar os seus resultados na Black Friday. Confira!
Dicas para atrair alunos na Black Friday para a sua academia
1. Planeje com antecedência e envolva sua equipe
Como em qualquer campanha de sucesso, um bom planejamento é crucial, ainda mais em datas como a Black Friday. Neste caso, o ideal é que você comece identificando os principais objetivos para a academia.
Deseja aumentar o número de alunos, melhorar sua presença digital, ou preparar o lançamento de novos produtos ou serviços? Ao definir as suas metas, suas iniciativas se tornam muito mais direcionadas e eficazes.
Outra dica importante neste processo é envolver a sua equipe. Primeiramente, eles estão em contato com os alunos no dia a dia, portanto, conhecem bem o que eles esperam e querem da sua academia.
Segundo, porque desta forma eles estarão cientes de quais são as promoções e ações, ou seja, eles estarão prontos para dar informações e sugerir planos para os alunos. Lembrando que isso deve ser feito desde a recepção até os professores, uma equipe informada pode tornar a experiência do cliente muito mais agradável e coesa durante o período agitado.
2. Destaque o valor de seus serviços
Durante a Black Friday, a pressão para atrair novos alunos pode levar muitas academias a oferecerem grandes descontos, entretanto, essa é uma estratégia que pode não ser sustentável a longo prazo. Em vez disso, você pode se concentrar em destacar o valor exclusivo de seus serviços.
Para isso, você pode criar pacotes que não apenas ofereçam uma associação regular, mas incluam também avaliações físicas, consultas com nutricionistas, aulas com personal trainers. Esse tipo de abordagem destaca a expertise da sua equipe, mostra todo o apoio que sua academia oferece e que a sua academia possui uma abordagem mais completa para garantir a saúde e o bem estar dos alunos.
Além disso, promova uma experiência personalizada para cada cliente desde o início. Ofereça uma consulta de avaliação inicial para identificar metas pessoais de fitness e criar um plano de exercícios sob medida. Assim, você estará aumentando as chances dos alunos alcançarem as metas.
Outra forma de agregar valor aos pacotes disponíveis na sua academia é incluir novas modalidades de aulas em grupo, organizar eventos, preparar desafios fitness ou até mesmo fazer sessões de exercícios ao ar livre.
Claro que você pode oferecer descontos aos seus alunos, mas se você associar diferentes aulas e modalidades em um único pacote o aluno poderá aproveitar a academia ao máximo, sem que você precise baixar muito o preço dos seus serviços.
3. Faça ofertas exclusivas e temporárias
A nossa próxima dica para conseguir atrair alunos para a Black Friday na sua academia é implementar ofertas por tempo limitado que não sejam simplesmente descontos. Assim, você poderá criar um senso de urgência sem comprometer sua receita.
Neste caso, considere promoções que também tragam algo especial, como uma sessão gratuita de consultoria nutricional ou um ingresso para um seminário de bem-estar. Quer deixar a promoção ainda mais personalizada? Então dê aos alunos a possibilidade de criar os pacotes com os serviços que eles preferem.
Por exemplo, liste todos os serviços que a sua academia oferece (personal trainer, acompanhamento nutricional, aulas em grupo, yoga, pilates, acompanhamento físico, natação, dentre outros) e deixe o aluno escolher quais ele quer ter. Assim, se ele quiser dois serviços o pacote sai por um preço, se forem três serviços por outro valor, e assim por diante.
Essa é uma excelente forma de dar aos alunos o que eles querem, sem precisar oferecer ofertas que comprometam o seu lucro.
4. Utilize as redes sociais e tenha parcerias estratégicas
As redes sociais são ferramentas poderosas para amplificar o alcance das suas campanhas e promoções da Black Friday, atraindo a atenção dos potenciais alunos. Para isso, desenvolva uma campanha de contagem regressiva para suas ofertas, criando expectativa e entusiasmo entre seus seguidores.
Além disso, compartilhe histórias de sucesso de alunos que alcançaram suas metas fitness, com a ajuda da sua equipe e como esse apoio foi fundamental para isso. Assim, você estará não apenas inspirando outros, mas também mostrando a eficácia dos serviços que oferece.
E, claro, não deixe de interagir em tempo real com seu público através de transmissões ao vivo e compartilhando dicas. Essa abordagem ajuda a criar um senso de comunidade, deixando os seus seguidores muito mais engajados e envolvidos com as ações que você preparar para a Black Friday.
Outra estratégia eficaz é fazer parcerias com influenciadores digitais que atuam no nicho de saúde e fitness. Colaborar com pessoas que compartilham os mesmos valores de bem-estar que a sua academia pode ampliar significativamente seu alcance nas redes sociais, atraindo um público qualificado que já está interessado em temas relacionados à saúde.
Por fim, não se esqueça de diversificar seu conteúdo nas redes sociais. Use diferentes formatos, como vídeos curtos, enquetes, postagens motivacionais, infográficos, e caixinhas de perguntas. A combinação de conteúdo autêntico e altamente visual pode transformar suas redes sociais em um canal forte de comunicação e interação.
5. Crie uma experiência acolhedora e inspiradora
Garanta que a sua academia esteja pronta para receber um maior fluxo de alunos durante a Black Friday. Ofereça um ambiente acolhedor, decorado e limpo, com sinalizações claras para guiar os visitantes sobre ofertas especiais e novos protocolos.
E claro, não subestime o poder de uma trilha sonora bem escolhida. Com sua rádio indoor, você pode criar playlists temáticas que aumentam a motivação dos alunos e ajudam a criar uma atmosfera enérgica e memorável. Afinal, uma boa música não só melhora a experiência de treino, mas também pode ser um diferencial que encantará novos e antigos alunos.
Ainda, aproveite que a rádio indoor pode ser utilizada para a divulgação das campanhas, ofertas, promoções e tudo o mais que você tenha preparado para a Black Friday. Assim, você deixará os seus alunos cientes de tudo o que acontece na academia, dando a eles a oportunidade de aproveitar o que você preparou.
Lembre-se, a Black Friday não precisa ser uma corrida por descontos. Use esta data para mostrar porque sua academia é o lugar ideal para alcançar metas de saúde e condicionamento físico. Se você ainda não experimentou os benefícios de uma rádio indoor em seu estabelecimento, veja a seguir como solicitar um teste gratuito e descubra como podemos ajudá-lo a maximizar seu impacto nesta importante temporada de promoções.
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