Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Nas últimas semanas está bem difícil ligar a tv ou abrir o notebook sem receber notícias ruins sobre a pandemia, economia, recessão e muito mais.
Imaginamos que você esteja 24 horas por dia pensando no que pode ser feito nessa crise para superar as dificuldades e evitar grandes prejuízos, certo?
Nós aqui também!
Saiba que toda crise traz consigo oportunidades para desenvolver negócios, aprimorar soluções, e conquistar novos mercados e clientes.
Para te ajudar nesse momento nós preparamos um guia com dicas valiosas para enfrentar esse momento tão delicado, vamos lá?!
É de extrema importância você reunir seu time, ou seus sócios, pessoas que podem te ajudar a entender o cenário atual e definir os próximos passos.
De nada adianta você sair correndo cortando custos, demitindo pessoas, suspendendo pagamentos, pegando empréstimos sem ter um plano. Lembre-se, sem um planejamento não se chega em lugar algum.
E como ter um plano em um cenário com tantas incertezas?
Não é fácil, mas você precisa ter certeza de uma coisa: A crise vai passar!
Só não sabemos a duração, talvez algo entre 1 e 4 meses, é com isso que você precisa planejar e se preparar.
Neste seu plano estratégico, você precisa entender o quanto você tem de dinheiro em caixa, e qual o seu “tempo de pista”, ou seja, quanto tempo sua empresa consegue sobreviver antes que acabe o combustível (dinheiro).
Pense como você pode aumentar esse tempo de sobrevivência com novas receitas que podem surgir de outras formas de vendas, como a venda online, ou talvez de outros produtos ou serviços que você não tenha hoje, mas pode passar a ter.
Para aumentar seu “tempo de pista” vale falar com todos seus fornecedores e entender como eles podem te ajudar nesse período. Descontos, novas ferramentas, carências, enfim, tudo que você conseguir para baixar seu custo temporariamente ou gerar resultados de curto prazo vai ser válido.
Outra alternativa para aumentar o tempo de sobrevivência do seu negócio é obter um empréstimo, porém algo que deve ser feito com cautela, de nada adianta se endividar e depois não conseguir pagar.
Além de tudo isso, a palavra da ordem é ser criativo, manter os clientes próximos para não perdê-los para a concorrência após o final da crise e, principalmente, encontrar novas formas de vender e gerar receita, para isso temos várias outras dicas no decorrer desse conteúdo.
Você já deve ter visto que muitas academias estão interagindo diariamente com seus seguidores, não perca tempo e faça isso também.
Lembre-se, seus alunos e seguidores estão em isolamento e isso aumenta a probabilidade deles estarem conectados nas redes e precisando de auxílio para manter a atividade física.
Então é fundamental que você crie um cronograma de postagens para ajudá-los:
E o principal:
Esse pode ser um ótimo momento para a sua academia ganhar visibilidade, conseguir fidelizar os alunos, mesmo que a distância, e ainda atrair novos seguidores que dependendo da sua interação podem virar alunos após a crise.
Caso você esteja sem ideia do que postar nas redes sociais, a Gymarketing, agência especializada em marketing e estratégia para academias, pode desenvolver para você um planejamento de dicas personalizadas para a sua academia.
Muitas pessoas, mas muitas mesmo, estão em busca de profissionais para ajudar a manter a atividade física dentro de casa. É fundamental que você disponibilize os treinos para que todos possam acessar e praticar em casa.
Hoje em dia já existem várias ferramentas para te ajudar:
Com o avanço da crise micro e pequenos empreendedores estão sofrendo com a queda de receita.
Uma das opções nesse momento é procurar a melhor linha de crédito para o seu negócio. Mas lembre-se é muito importante não transformar essa crise financeira numa crise de crédito.
Você deve analisar as suas finanças e procurar no mercado a melhor instituição de crédito, prevendo dificuldades de pagamento nos próximos meses, afinal, não adianta você contratar crédito com risco de não conseguir pagar depois.
Algumas instituições como, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander entre outras, já estão com linhas de créditos com condições especiais para micro e pequenos negócios.
Esteja atento às linhas do BNDES liberadas pelo governo especificamente para esse momento da crise, é um pouco mais burocrático, porém as taxas mais baixas podem valer a pena.
As empresas mais bem sucedidas ainda em 2020 e no ano que vem, serão aquelas que conseguirem duas coisas: sobreviver a crise e acelerar após ela.
Lembre-se que grandes crises criam grandes oportunidades, pense o que você pode fazer logo após a crise para gerar novas receitas, retomar as vendas de maneira mais rápida, se diferenciar e deixar a concorrência para trás.
Tenha em mente que quando isso passar, o relacionamento humano, ir presencialmente aos lugares, viver experiências, será algo muito mais valorizados pelas pessoas que passaram tanto tempo trancadas em casa.
Aposte em novas experiências, marketing sensorial, relacionamento humano com o cliente, estar cara-a-cara e oferecer uma experiência agradável será algo ainda mais valioso após essa quarentena.
Esteja pronto para isso e para novos padrões de consumo e saia na frente.
Espero que tenha gostado das nossas dicas e aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus parceiros que também precisam de ajuda para passar por esse momento.