Por Nayara Santos em 10.08.2016

Gestão Tributária em academias: qual a importância?

Por Nayara Santos em 10.08.2016

Gestão Tributária em academias: a carga tributária é uma das maiores preocupações de todo empresário brasileiro. Apesar disso, muitos empreendedores e gestores de academia desconsideram esse fator por não oferecerem a venda de produtos em si. Achando uma tarefa pouco importante, não levam a sério o controle tributário.

A verdade, entretanto, é que essa gestão é crucial para o sucesso da academia e influencia até mesmo no comportamento dos clientes. Quer saber como isso acontece? Então continue lendo e entenda a importância dessa gestão em academias.

Impactos da gestão tributária na atuação da academia

A gestão tributária é importante porque ela permite que o negócio fique totalmente regularizado perante o Fisco. Com todos os impostos devidamente quitados, é possível evitar problemas com a fiscalização, por exemplo.

Além de isso diminuir os custos, isso também gera mais confiabilidade para a academia, além de evitar prejuízos para a reputação dela — algo que realmente merece atenção, não é mesmo?

A gestão tributária também tem impacto em relação aos preços. Quando feita da maneira correta, ela diminui legalmente a quantidade devida de impostos. Nesse caso, a academia passa a ter menos despesas e consegue formar preços mais atrativos para seus clientes.

Aumento da retenção de clientes graças à gestão tributária

Por falar em clientes, essa gestão também tem a ver com a retenção. Você deve estar se perguntando “Como assim?”. É simples: com a escolha do regime tributário correto é possível oferecer mais benefícios aos funcionários, gerando descontos no imposto devido.

Isso gera mais motivação e, ao final, atendimento melhorado. Para os clientes, isso se reflete em mais qualidade — o que gera mais retenção.

O pagamento menos intenso de impostos de maneira legal também permite que recursos antes destinados ao Fisco sejam aplicados em investimentos na academia, o que gera melhorias na satisfação dos clientes.

3 dicas para melhorar a gestão tributária

Uma boa gestão tributária em academias, portanto, impacta preço, qualidade de serviço e retenção de clientes. Para fazê-la corretamente, algumas dicas incluem:

Encontre o melhor regime tributário

Nem sempre optar pelo Simples Nacional, por exemplo, é a melhor opção para a sua academia. Em muitos casos, o lucro presumido ou mesmo lucro real oferece possibilidades melhores, que devem ser consideradas.

Portanto, é fundamental selecionar corretamente qual é o regime tributário mais adequado para a sua academia, considerando margem de lucro e faturamento em geral.

Trabalhe com a ajuda de um contador

Para essa escolha, inclusive, é relevante ter a ajuda de um contador. Esse profissional tem experiência e conhecimentos sobre o assunto para definir o que traz mais benefícios para a sua academia.

Além disso, esse profissional fica responsável por cumprir a legislação de maneira adequada, fazendo todos os registros e declarações exigidas de forma segura.

Considere automatizar a contabilidade

O trabalho do contador pode ficar mais fácil com uma mãozinha da tecnologia. Por isso, vale a pena considerar automatizar a contabilidade por meio da aquisição de um software de gestão.

Integrado, esse software não vai ajudar apenas a gestão tributária, mas também vai favorecer a gestão da academia como um todo, oferecendo resultados cada vez melhores.

A gestão tributária em academias influencia não apenas a regularidade e reputação da empresa, mas também sua retenção de clientes. Por isso, vale a pena garantir que essa gestão seja a melhor possível para trazer a segurança necessária para o seu empreendimento.

Como anda a sua gestão tributária? Participe nos comentários e compartilhe suas experiências!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Sua academia não cresce? Veja dicas para administrar academia!

Administrar academia não é uma tarefa fácil não é mesmo? Se você sente que não importa o que você faça para alavancar as vendas, a academia não sai do lugar pois a cada 10 novos alunos, 15 estão cancelando seus planos. Você não está sozinho! Essa é uma dificuldade de muitos proprietários e gestores de academia. …

Por Nayara Santos em 03.08.2021

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

Marketing para Academia de Musculação — Saiba Como Fazer

Assim como em qualquer outro negócio, implementar ações de marketing para academia de musculação requer, antes de tudo, saber exatamente quem é o público que frequenta o local. É possível ter alguma noção inicial, por exemplo: sabemos que grande parte de quem busca este tipo de atividade são jovens, além disso, é um público heterogêneo,…

Por Nayara Santos em 20.06.2018

[E-book] Guia com 8 estratégias de marketing para academias

Estratégias de marketing para academias: antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso aumentar a lucratividade na minha academia Preciso atrair mais clientes Tornar a minha academia um sucesso Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, você está com sorte. Tudo isso pode ficar muito mais fácil se…

Por Nayara Santos em 16.05.2016

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

3 Estratégias de Marketing para Atrair Clientes

Em um segmento cada vez mais competitivo, desenvolver e aplicar novas estratégias de marketing para atrair clientes é fundamental para seu negócio crescer. Por isso, selecionamos algumas dicas de ouro para te ajudar a ter ideias e ser ainda melhor! Veja: 1. Estabeleça as melhores parcerias No universo fitness, onde as pessoas buscam cada vez…

Por Nayara Santos em 06.02.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos