Nós sabemos que uma boa gestão da academia é o que vai determinar seu sucesso, não é mesmo? Mas como se diferenciar e ser melhor em um mercado que está crescendo e mudando tanto?
Existem algumas estratégias que um gestor pode adotar e que podem destacar sua academia das demais, aumentar seus resultados e ter crescimento constante. Então vamos lá, separei para você 5 dicas para mudar hoje mesmo a forma como você faz a gestão da sua academia.
1. Pense primeiro nos seus alunos!
Estamos vivendo uma nova era onde as pessoas buscam por realizações, qualidade de vida, bem estar e acima de tudo, são bem informadas. Se você não estiver pronto para dar aos seus alunos o que eles buscam, certamente eles deixarão de achar que o investimento na sua academia é um bom negócio e vão embora.
Vejo muitas pessoas dizendo que a crise é que está abalando as vendas ou rematriculas, mas será que é mesmo? Pensa comigo, porque as pessoas dizem que não tem dinheiro para pagar a mensalidade na academia, mas os bares, cinemas e restaurantes estão sempre lotados?
A resposta está na entrega, o momento nesses lugares é gostoso, faz as pessoas se sentirem bem e pensarem “eu trabalhei o mês inteiro, eu mereço viver isso!”, mas o que isso tem a ver com seus cancelamentos? Bem, você ainda não conseguiu fazer com que a experiência na sua academia seja tão agradável que seus alunos possam pensar que eles merecem estar lá.
Para conquistar isso, você precisa inverter o foco, tire o foco das vendas e passe a focar nos seus alunos, eles precisam de um ambiente agradável, uma música motivante, um atendimento excelente, precisam se sentir extremamente bem lá, só assim eles vão ficar e ainda podem até indicar aos amigos.
2. Treine e acompanhe o desempenho da sua equipe
Do mesmo jeito que você precisa de estratégias de encantamento e fidelização para seus alunos, você também precisa disso para sua equipe.
É importante que eles estejam bem treinados, a transparência na gestão da academia é fundamental, dê a sua equipe uma causa para levantar a bandeira, deixe claro para eles no que a academia acredita e quais são as coisas mais importantes, faça com que eles se sintam sempre preparados para agir em diferentes circunstâncias.
Após dar um treinamento adequado é importante acompanhar a equipe de perto para saber onde estão errando ou acertando e com base nisso fazer o feedback, para ajudá-los a melhorar a cada dia, é preciso que sintam que a academia está comprometida com seu crescimento profissional, assim você reduz o turn over de funcionários e garante que tem a melhor e mais motivada equipe possível.
3. Esteja de olho nos números
É muito comum ver gestores de academias que estão focados nos números de vendas e renovações de planos. Claro que esses números são importantes, mas você costuma acompanhar a presença dos alunos?
A maioria dos cancelamentos vem logo após um período em que o aluno deixou de ir, então, para prevenir isso, que tal criar uma forma de controlar esses números e agir para que os alunos não deixem de frequentar a academia?
Outro número que você pode prestar atenção são as ligações que a academia recebe. Já parou para analisar quantas dessas ligações são de interessados? Sua equipe está preparada para realizar esse atendimento pelo telefone? Se não, é melhor trabalhar logo nisso e criar também critérios de avaliação para esse tipo de atendimento, eu já vi muita gente perdendo vendas por um atendimento telefônico mal feito.
4. Otimizar os custos é preciso
Ao chegar a tão falada época de baixa, a primeira ação da gestão da academia é sair cortando custos, mas eu posso te dizer que esse tipo de estratégia, se não for muito bem pensada, pode trazer ainda mais prejuízos para sua academia.
Antes de cancelar um serviço, por exemplo, é preciso pensar no que ele entrega, se ele tem alguma coisa a ver com a experiência dos seus alunos ou otimização do trabalho da equipe e você cortá-lo, estará cortando também algo que motiva seus alunos e funcionários a estarem com você e isso pode aumentar os cancelamentos ou demissões, ou seja, o prejuízo será ainda maior.
Pense nisso com carinho, uma otimização de custos não significa apenas gastar menos, mas sim investir o dinheiro em ações e serviços que trarão para academia retorno positivo.
5. Nunca deixa de estudar
Por fim, uma das coisas que considero mais importante: um bom gestor nunca deve parar de estudar.
O mercado e os consumidores mudam constantemente, todos os dias surgem novidades que podem mudar e muito o dia a dia da sua academia, e um bom gestor precisa estar a frente, saber o que está por vir e o que está mudando no mercado, dessa maneira, ele pode prever diversas situações e estar preparados para elas.
Conclusão
Um bom gestor de academia deve estar sempre pensando em entregar aos alunos os benefícios que eles estão buscando e por isso é preciso ter uma equipe bem treinada, acompanhamento constante dos números da academia, uma otimização inteligente dos custos e muito, mas muito estudo!
De agora em diante não existem mais desculpas, você já sabe por onde começar, conte com a equipe da RadioAcademia para ajudá-lo a criar uma experiência incrível para os alunos e não deixe de nos contar suas experiências nos comentários!
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