Por Nayara Santos em 03.08.2017

Gestão da Academia: 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Por Nayara Santos em 03.08.2017

Nós sabemos que uma boa gestão da academia é o que vai determinar seu sucesso, não é mesmo? Mas como se diferenciar e ser melhor em um mercado que está crescendo e mudando tanto?

Existem algumas estratégias que um gestor pode adotar e que podem destacar sua academia das demais, aumentar seus resultados e ter crescimento constante. Então vamos lá, separei para você 5 dicas para mudar hoje mesmo a forma como você faz a gestão da sua academia.

1. Pense primeiro nos seus alunos!

Estamos vivendo uma nova era onde as pessoas buscam por realizações, qualidade de vida, bem estar e acima de tudo, são bem informadas. Se você não estiver pronto para dar aos seus alunos o que eles buscam, certamente eles deixarão de achar que o investimento na sua academia é um bom negócio e vão embora.

Vejo muitas pessoas dizendo que a crise é que está abalando as vendas ou rematriculas, mas será que é mesmo? Pensa comigo, porque as pessoas dizem que não tem dinheiro para pagar a mensalidade na academia, mas os bares, cinemas e restaurantes estão sempre lotados?

A resposta está na entrega, o momento nesses lugares é gostoso, faz as pessoas se sentirem bem e pensarem “eu trabalhei o mês inteiro, eu mereço viver isso!”, mas o que isso tem a ver com seus cancelamentos? Bem, você ainda não conseguiu fazer com que a experiência na sua academia seja tão agradável que seus alunos possam pensar que eles merecem estar lá.


Para conquistar isso, você precisa inverter o foco, tire o foco das vendas e passe a focar nos seus alunos, eles precisam de um ambiente agradável, uma música motivante, um atendimento excelente, precisam se sentir extremamente bem lá, só assim eles vão ficar e ainda podem até indicar aos amigos.

2. Treine e acompanhe o desempenho da sua equipe

Do mesmo jeito que você precisa de estratégias de encantamento e fidelização para seus alunos, você também precisa disso para sua equipe.

É importante que eles estejam bem treinados, a transparência na gestão da academia é fundamental, dê a sua equipe uma causa para levantar a bandeira, deixe claro para eles no que a academia acredita e quais são as coisas mais importantes, faça com que eles se sintam sempre preparados para agir em diferentes circunstâncias.

Após dar um treinamento adequado é importante acompanhar a equipe de perto para saber onde estão errando ou acertando e com base nisso fazer o feedback, para ajudá-los a melhorar a cada dia, é preciso que sintam que a academia está comprometida com seu crescimento profissional, assim você reduz o turn over de funcionários e garante que tem a melhor e mais motivada equipe possível.

3. Esteja de olho nos números

É muito comum ver gestores de academias que estão focados nos números de vendas e renovações de planos. Claro que esses números são importantes, mas você costuma acompanhar a presença dos alunos?

A maioria dos cancelamentos vem logo após um período em que o aluno deixou de ir, então, para prevenir isso, que tal criar uma forma de controlar esses números e agir para que os alunos não deixem de frequentar a academia?

Outro número que você pode prestar atenção são as ligações que a academia recebe. Já parou para analisar quantas dessas ligações são de interessados? Sua equipe está preparada para realizar esse atendimento pelo telefone? Se não, é melhor trabalhar logo nisso e criar também critérios de avaliação para esse tipo de atendimento, eu já vi muita gente perdendo vendas por um atendimento telefônico mal feito.

4. Otimizar os custos é preciso

Ao chegar a tão falada época de baixa, a primeira ação da gestão da academia é sair cortando custos, mas eu posso te dizer que esse tipo de estratégia, se não for muito bem pensada, pode trazer ainda mais prejuízos para sua academia.

Antes de cancelar um serviço, por exemplo, é preciso pensar no que ele entrega, se ele tem alguma coisa a ver com a experiência dos seus alunos ou otimização do trabalho da equipe e você cortá-lo, estará cortando também algo que motiva seus alunos e funcionários a estarem com você e isso pode aumentar os cancelamentos ou demissões, ou seja, o prejuízo será ainda maior.

Pense nisso com carinho, uma otimização de custos não significa apenas gastar menos, mas sim investir o dinheiro em ações e serviços que trarão para academia retorno positivo.

5. Nunca deixa de estudar

Por fim, uma das coisas que considero mais importante: um bom gestor nunca deve parar de estudar.

O mercado e os consumidores mudam constantemente, todos os dias surgem novidades que podem mudar e muito o dia a dia da sua academia, e um bom gestor precisa estar a frente, saber o que está por vir e o que está mudando no mercado, dessa maneira, ele pode prever diversas situações e estar preparados para elas.

Conclusão

Um bom gestor de academia deve estar sempre pensando em entregar aos alunos os benefícios que eles estão buscando e por isso é preciso ter uma equipe bem treinada, acompanhamento constante dos números da academia, uma otimização inteligente dos custos e muito, mas muito estudo!

De agora em diante não existem mais desculpas, você já sabe por onde começar, conte com a equipe da RadioAcademia para ajudá-lo a criar uma experiência incrível para os alunos e não deixe de nos contar suas experiências nos comentários!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

Dia do profissional de educação física: por que valorizar esse funcionário?

Dia do profissional de educação física: Todos os funcionários da sua empresa são essenciais para que ela funcione bem e tenha ótimos resultados. Para comemorar o dia do profissional de educação física, que é celebrado todo dia 1° de setembro, falaremos sobre a importância de sempre valorizar os colaboradores. Daremos também algumas dicas de estratégias…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Academias: Como Competir com Low-cost?

O modelo de academias low-cost surgiu há alguns anos como uma reestruturação em resposta às necessidades que o mercado percebeu, retirando de seus serviços qualquer coisa que poderia tornar o ticket médio do cliente mais alto. Você tem uma academia comum e quer saber como competir com low-cost? Desenvolvemos esse artigo pensando em você. Academias…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Piso para Academia: Saiba como escolher o seu!

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto. No…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Acidentes na academia: saiba como evitar e como agir caso aconteça!

Um lugar dedicado à prática de exercícios físicos deve promover a saúde e o bem-estar. Logo, é esperado que esse tipo de estabelecimento elimine o máximo de riscos que possam prejudicar a experiência das pessoas. Se você se preocupa com tal questão, precisa buscar formas de evitar acidentes na academia. Os problemas tendem a surgir…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades. Porém, esta prática que envolve direcionar o som…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Como criar um briefing de anúncio!

Como criar um briefing de anúncio? Usar spots comerciais (anúncios) na sua academia é de extrema importância, pois com ele é bem mais fácil conseguir deixar seus alunos informados sobre tudo que está acontecendo aí na sua academia. Para solicitar um anúncio você deve fazer um briefing. O que é um briefing? Nada mais é…

Por Nayara Santos em 27.03.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos