Por Nayara Santos em 14.06.2024

A importância da experiência de compra para uma rede de lojas

Por Nayara Santos em 14.06.2024

Será que todas as suas lojas oferecem a mesma experiência de compras para o cliente? Essa é uma dúvida bastante comum para os varejistas que possuem diversas unidades. Afinal, no competitivo cenário do varejo atual, oferecer uma experiência de compra excepcional tornou-se crucial para o sucesso de qualquer rede de lojas. 

A experiência de compra vai muito além do simples ato de adquirir um produto; ela vai desde o momento em que o cliente entra na loja até o pós-venda. Ou seja, a experiência de compra não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade estratégica.

Trazendo isso para as redes de lojas, fica ainda mais evidente a importância de padronizar a experiência. Afinal, o consumidor já frequenta outras unidades e tem uma certa expectativa do que pode encontrar ao entrar em uma das suas lojas. Portanto, você precisa estar preparado para atender a essas expectativas.

Neste artigo, abordaremos a importância de padronizar a experiência de compra em todas as unidades da rede, explorando como isso reforça a identidade da marca e constrói uma memória afetiva positiva com o consumidor. Venha com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Por que devo me preocupar com a padronização da experiência?

Uma experiência de compra padronizada em todas as unidades de uma rede de lojas é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso porque, quando um cliente visita qualquer loja da rede, ele deve encontrar o mesmo nível de serviço, atendimento, ambiente e qualidade de produtos. 

Aliás, é essa familiaridade que faz com que o cliente prefira visitar a sua loja do que se arriscar em um estabelecimento que ele não conhece. De modo geral, o cliente se sente seguro ao saber que, independentemente da unidade que escolher, sua experiência será positiva e agradável.

Por isso, podemos dizer que a padronização reforça a identidade da marca, transmitindo uma imagem de consistência e confiabilidade ao consumidor. Além disso, a padronização contribui para a construção de uma memória afetiva com a marca. 


Já que, ao conseguir associar a sua marca com boas experiências de compra, ele cria um vínculo emocional, aumentando a lealdade e a probabilidade de retorno. Um cliente satisfeito não apenas volta, mas também se torna um promotor da marca, recomendando-a para amigos e familiares.

A busca do cliente por experiências no varejo físico

Uma coisa não tem como negar, as compras online se tornaram comuns e convenientes, tomando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Entretanto, engana-se quem pensa que esse é o fim das lojas físicas, muito pelo contrário, os consumidores que optam por essa opção estão em busca de algo além da simples aquisição de produtos. 

Esses clientes procuram uma experiência de compras única, imersiva, que envolva todos os sentidos e crie momentos agradáveis e memoráveis. Em outras palavras, eles querem ter um momento especial e se sentirem especiais.

Por isso, é fundamental investir em aspectos como atendimento personalizado, ambientação acolhedora, facilidades de navegação na loja e elementos interativos, já que eles podem transformar uma simples visita à sua loja em uma experiência diferenciada.

Por exemplo, uma loja bem organizada, com um layout intuitivo e uma ambientação que reflita os valores da marca, pode proporcionar uma sensação de bem-estar e satisfação ao cliente. Treinamentos contínuos para os funcionários garantem um atendimento cortês e eficiente, que faz o cliente se sentir valorizado e respeitado.

Isso sem falar na implementação de estratégias de marketing sensorial, que podem transformar o ambiente e tornar o universo da sua marca muito mais interessante. Inclusive, algumas dessas estratégias ajudam a integrar todos os outros elementos, como é o caso da música. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Mas, se você quiser saber mais sobre como o marketing sensorial pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a experiência de compras do cliente e a padronização na sua rede de lojas, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Consequências de ignorar a experiência do cliente

Bom, você já entendeu que ter uma estratégia de marketing focada na experiência do cliente pode ser um grande diferencial. Portanto, já deve ter percebido também que negligenciar a experiência de compra pode trazer sérios prejuízos para a rede de lojas. 

Um ambiente desorganizado, atendimento insatisfatório e falta de padronização entre as unidades resultam em uma experiência negativa para o consumidor. Isso não apenas pode levar ao abandono da loja sem realizar compras, como também pode resultar na falta de recomendações e até mesmo críticas negativas que afetam a reputação da marca.

Em tempos de redes sociais, esse tipo de publicidade negativa pode comprometer o sucesso das suas campanhas e até mesmo afastar potenciais clientes. Isso sem falar que, clientes insatisfeitos são mais propensos a compartilhar suas experiências negativas, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais, o que pode afastar potenciais consumidores e comprometer a imagem da marca. 

Além disso, a falta de uma experiência de compra diferenciada faz com que os consumidores optem por alternativas online, onde a conveniência e a praticidade são maiores. Por isso, se você quiser continuar tendo uma rede de lojas de sucesso é fundamental planejar e preparar a sua estratégia de experiência do consumidor. Desta forma, você estará garantindo que todas as lojas da sua rede estejam sempre cheias.

Como padronizar a minha rede de lojas

Na hora de conseguir atrair o cliente e conquistá-lo cada detalhe importa. Ainda mais em um mundo cada vez mais digital em que as pessoas têm acesso a milhares de lojas em poucos segundos.

Uma alternativa para manter o cliente frequentando a sua loja é investir na experiência de compras. Afinal, se você conseguir fazer com que o cliente se sinta especial, a tendência é que ele retorne para novas compras e indique as suas lojas para outras pessoas.

Entretanto, os varejistas donos de uma rede de lojas devem entender que a padronização deve ser considerada tão importante quanto um bom atendimento, produtos de qualidade, uma loja organizada e a decoração da loja.

O papel da música na padronização da rede de lojas

A música é um elemento poderoso e muitas vezes subestimado na criação de uma experiência de compra e atmosfera padronizada em uma rede de lojas. Mas, quando utilizada de forma estratégica, ela ajuda a reforçar a identidade da marca, criar um ambiente agradável e influenciar positivamente o comportamento dos consumidores. 

Para isso, é preciso ter uma trilha sonora cuidadosamente selecionada, que ajude a comunicar os valores e a personalidade da marca. Por exemplo, uma loja de moda jovem pode optar por uma playlist com músicas contemporâneas e energéticas, enquanto uma loja de produtos de luxo pode escolher músicas clássicas e suaves que transmitem elegância e sofisticação.

Assim, quando os clientes visitam diferentes unidades da mesma rede e encontram uma trilha sonora familiar, eles associam a música à experiência de compra positiva. Isso contribui para a construção de uma memória afetiva, criando um vínculo emocional com o consumidor.

Precisamos falar também no impacto significativo que a música tem no comportamento dos consumidores. Estudos mostram que a música pode afetar o tempo que os clientes passam na loja, o valor das compras e a percepção do ambiente. 

Além disso, a música também pode ajudar a regular o fluxo de clientes. Em horários de maior movimento, uma música mais animada pode criar uma sensação de dinamismo e energia, enquanto em momentos mais tranquilos, músicas suaves podem proporcionar uma experiência relaxante e agradável.

Para garantir uma experiência de compra padronizada, é importante que a trilha sonora seja uniforme em todas as unidades da rede. Isso significa que todas as unidades da sua rede de lojas devem seguir as mesmas diretrizes musicais, mantendo um repertório que esteja alinhado com a identidade da marca e com a experiência desejada para os clientes. A utilização de playlists pré-definidas e controladas centralmente pode ser uma solução eficaz para assegurar essa consistência.

Música para rede de lojas com quem entende do assunto

Se você não quiser correr o risco de errar na hora de escolher a trilha sonora para a sua rede de lojas, o melhor é contar com a experiência e ajuda de quem entende do assunto. Essa é a Listenx, atuando no mercado há mais de 21 anos, já ajudou milhares de marcas a oferecerem uma experiência de compras diferenciada nas suas lojas.

Confira um de nossos cases de sucesso Como a ListenX ajudou a Hering em sua estratégia de padronização da marca.

Com a nossa equipe de especialistas você terá a ajuda necessária para escolher a trilha sonora que mais combina com a sua marca e o momento de compra dos seus clientes. Além disso, você terá o controle total do que é veiculado em todas as unidades, sem precisar estar presente fisicamente na loja.

Isso sem falar na possibilidade de incluir anúncios personalizados ao longo da programação musical, te dando maior agilidade e liberdade na hora de criar promoções, campanhas e se comunicar com os clientes. Então, está esperando o que? Confira a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo! O conceito de marketing de relacionamento O…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Como montar uma estratégia de customer experience? Descubra agora mesmo em 5 passos

Saber como montar uma estratégia de customer experience adequada pode trazer inúmeras vantagens para o negócio. O cliente é um bem precioso e requer cuidados para se manter fiel a uma marca. Cada vez mais percebemos um movimento crescente de ações que visam melhorar as percepções e os sentimentos dos clientes, muito além da oferta…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Como melhorar a comunicação com cliente no varejo?

A importância da comunicação com cliente Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente. Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa…

Por Nayara Santos em 23.08.2017

Saiba como usar o consumo emocional em favor da sua loja!

No mundo varejista, surgem todos os dias novas empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços. O aumento da concorrência interfere diretamente na forma como os nossos clientes vão tomar a decisão de compra: são tantas as propagandas dos mesmos produtos que, na hora H, não faz muita diferença em qual loja ele será comprado,…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos