Por Nayara Santos em 20.08.2024

Dia do Cliente: 4 ideias de ações para aplicar no varejo

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Como você pode mostrar aos seus clientes o quanto é grato pela preferência? Essa dúvida provavelmente está passando pela sua mente agora, caso contrário você não estaria aqui, certo?

Entretanto, existem diferentes formas dos varejistas demonstrarem aos seus clientes que eles são valorizados e apreciados. E, você bem sabe, clientes felizes e satisfeitos se tornam leais à sua marca, voltando sempre e indicando a sua loja para conhecidos.

Para te ajudar nesta tarefa, neste artigo vamos compartilhar ideias de ações que você pode aplicar para o Dia do Cliente na sua loja. Desde descontos especiais a presentes personalizados, essas ideias ajudarão você a construir relacionamentos fortes com seus clientes e a lucrar o ano todo. Boa leitura!

Ideias de ações para o Dia do Cliente

Celebrado no dia 15 de Setembro, o Dia do Cliente pode ser uma excelente forma de conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Para isso, é fundamental ter as ações certas nas suas lojas e é isso que você irá conferir a seguir.

1. Distribua um cartão-presente

Quem não gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Por isso, essa é a nossa primeira ideia de ação para o Dia do Cliente. Em vez de apenas vender cartões-presente, você pode distribuir esses cartões neste dia ou período, dependendo do tipo do seu público, orçamento disponível para isso, e objetivo da campanha. 

Os cartões podem ser distribuídos sempre que os clientes fizerem uma compra de um determinado valor ou de um determinado produto. Assim, você associa as vendas ao presente, o que ajudará a aumentar as vendas da loja como um todo.

Outra forma para distribuir os tais cartões pode ser pedindo para que os consumidores simplesmente forneçam seu endereço de e-mail ou número de WhatsApp. Desta forma você terá os dados de contato e poderá oferecer outras promoções e divulgar a sua loja sempre que tiver alguma novidade.

Também é possível fazer com que o cartão não seja de uso pessoal, em outras palavras, os clientes podem dá-lo de presente a um amigo ou parente. Isso aumenta as chances de ter novos clientes visitando o estabelecimento.

2. Organize um evento VIP na sua loja

Oferecer ao cliente exclusividade é algo que agrega valor não apenas aos seus produtos mas também à sua marca. Afinal, quando alguém recebe um convite para um evento VIP é natural se sentirem especiais.

Por isso, no próximo Dia do Cliente você poderá organizar um desses eventos. Você poderá fazer com que esse evento seja apenas para os seus clientes mais fiéis, como os mais antigos ou que mais compram na sua loja. Basta usar seu sistema de PDV ou informações do programa de fidelidade para identificar quem são esses consumidores e convidá-los.

Durante o evento você também poderá fazer o lançamento de produtos, oferecer itens a preços mais vantajosos ou simplesmente fazer com que eles aproveitem a festa. E não se esqueça de criar uma hashtag para o evento e incentivar os participantes a divulgarem fotos e vídeos nas redes sociais. Assim você conseguirá aumentar o engajamento e a promoção da sua marca de forma orgânica.

3. Ofereça uma recompensa aos consumidores mais leais

Existem muitas formas de ter um programa de fidelidade de sucesso na sua loja. Eles podem ir de clubes VIP a cartões de fidelidade e programas de parceiros a vantagens de aniversário. Mas, independentemente do que você tenha na sua loja, o importante mesmo é torná-lo ainda mais especial no Dia do Cliente.


Durante este período promocional, você poderá oferecer recompensas extras para os clientes já cadastrados. Por exemplo, digamos que você use cartões de fidelidade como método para construir lealdade do cliente. Se eles apresentarem o cartão de fidelidade no Dia do Cliente, ele ganha um brinde especial na hora.

Além disso, você poderá oferecer descontos exclusivos apenas para membros do programa e vantagens para quem decidir se filiar durante o Dia do Cliente. O mais importante é entender quem é o seu público-alvo e o que atrai ele, já que desta forma poderá preparar um programa de fidelidade mais atrativo.

Quer ter mais clientes fiéis à sua loja e não sabe como? Então confira o nosso guia completo Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa.

4. Tenha uma rádio indoor personalizada nas suas lojas

A nossa próxima ideia é implementar uma rádio indoor personalizada nas suas lojas. Isso porque ao reproduzir a música ambiente certa você poderá transformar completamente a experiência de compra dos seus clientes. 

Como a música cria um ambiente mais agradável, os clientes tendem a permanecer mais tempo no estabelecimento. Estudos mostram que 81% dos consumidores dizem que ouvir música em uma loja melhora seu humor, e 71% relatam que a música de fundo proporciona uma atmosfera mais agradável.

Além disso, uma boa escolha de música pode aumentar a probabilidade de compra. Dados revelam que 24% dos consumidores são mais propensos a comprarem um produto quando gostam da música que está tocando. E ainda, 63% dos clientes afirmam que há mais chances deles retornarem a uma loja na qual a música reproduzida os agrada.

Isso sem mencionar que ao reproduzir uma música que se alinha com a identidade da sua marca, você estará não apenas melhorando a experiência de compra, como também fortalecendo o reconhecimento da marca, já que 96% das marcas que têm música adequada à sua identidade são mais lembradas pelos consumidores.

Outro benefício de ter uma rádio indoor é a oportunidade de fazer anúncios personalizados. Você pode utilizar a rádio para divulgar ofertas especiais, vantagens exclusivas de se relacionar com a marca e ações específicas para o Dia do Cliente. 

Isso não só mantém os clientes informados, mas também reforça a mensagem de apreciação e cuidado com eles. Com uma rádio indoor, você não só melhora a atmosfera do ambiente da sua loja, como também cria um canal direto de comunicação com seus clientes, potencializando a fidelização e atraindo novos compradores. 

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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