Já dizia a máxima do marketing de relacionamento: adquirir um novo cliente é bem mais caro do que mantê-lo satisfeito. Por isso, saber como fidelizar alunos na academia é uma atividade extremamente importante para garantir o sucesso do seu negócio.
Por ser um mercado de serviços com tantos concorrentes, pode parecer uma atividade difícil. Porém, se forem usadas as estratégias certas, é possível melhorar a retenção dos clientes. Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas que podem te ajudar a transformar a realidade do seu negócio. Confira!
Saber ouvir os clientes é o primeiro passo para a fidelização
Com tantas academias por aí, como fazer a diferença? O primeiro passo é saber ouvir o que seus clientes têm a dizer! Muitas vezes eles têm reclamações ou sugestões que podem te ajudar a transformar o seu negócio. Cabe a você ter disponibilidade para ouvir ou não esses insights.
Treine sua equipe de atendimento para que eles saibam exatamente como agir nessas situações. Anote as reclamações, converse com o público no dia a dia e descubra do que eles têm gostado e sentido falta dentro desse ambiente.
O tratamento VIP também é valorizado na academia
Uma das melhores estratégias de como fidelizar alunos na academia é por meio do tratamento VIP, que tem sido muito valorizado. Por isso, aproveite o ambiente da academia para transformar a experiência do seu cliente.
Algumas academias investem em cadeiras de massagem para clientes que são premium, por exemplo. Essa é uma boa sugestão de investimento caso você tenha pacotes diferenciados dentro do seu negócio.
Outra forma de mostrar o valor do seu cliente é por meio da realização de parcerias com outras empresas do segmento. Descubra uma empresa de suplementação ou moda fitness, por exemplo, e faça uma parceria para oferecer descontos exclusivos para os seus alunos.
Conhecer o seu público sem achismos é fundamental para fidelizar o cliente
Um dos pontos principais para a fidelização do seu cliente na academia é justamente conhecer todas as suas especificidades.
Converse com o público, descubra quais são seus interesses, se sua maioria são pessoas que trabalham ou jovens que ainda estão estudando, como eles fazem para conciliar as atividades do dia a dia com a atividade física, etc. Tudo isso é fundamental para transformar o ambiente da sua academia.
Estratégias de marketing de relacionamento são muito bem-vindas
As estratégias de marketing de relacionamento são sempre bem-vindas. Crie programas de fidelidade, dê descontos diferenciados e trabalhe a comunicação direta com o seu público por meio dos mais diversos canais, inclusive os online. Conhecendo bem o seu público, você saberá exatamente como se relacionar com ele para ganhar a simpatia e preferência dessas pessoas.
Investimentos em marketing sensorial transformam a experiência dos alunos
O marketing sensorial também é uma estratégia muito interessante nas academias, sempre focando na fidelização do cliente. As playlists estimulantes e a criação de um ambiente agradável influenciam diretamente na rotina de treino dos alunos.
Procure uma empresa especializada em marketing sensorial e crie dentro da sua academia um ambiente melhor, focando na utilização dos 5 sentidos para aproximar cada vez mais o seu público do seu negócio.
Em um mercado como o de academia, em que é tão comum que os alunos desistam depois de alguns meses, encontrar estratégias para fidelizar os clientes é fundamental para ter sucesso. Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário!
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