Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Fidelizar Alunos na Academia em 5 Passos

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Já dizia a máxima do marketing de relacionamento: adquirir um novo cliente é bem mais caro do que mantê-lo satisfeito. Por isso, saber como fidelizar alunos na academia é uma atividade extremamente importante para garantir o sucesso do seu negócio.

Por ser um mercado de serviços com tantos concorrentes, pode parecer uma atividade difícil. Porém, se forem usadas as estratégias certas, é possível melhorar a retenção dos clientes. Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas que podem te ajudar a transformar a realidade do seu negócio. Confira!

Saber ouvir os clientes é o primeiro passo para a fidelização

Com tantas academias por aí, como fazer a diferença? O primeiro passo é saber ouvir o que seus clientes têm a dizer! Muitas vezes eles têm reclamações ou sugestões que podem te ajudar a transformar o seu negócio. Cabe a você ter disponibilidade para ouvir ou não esses insights.

Treine sua equipe de atendimento para que eles saibam exatamente como agir nessas situações. Anote as reclamações, converse com o público no dia a dia e descubra do que eles têm gostado e sentido falta dentro desse ambiente.

O tratamento VIP também é valorizado na academia

Uma das melhores estratégias de como fidelizar alunos na academia é por meio do tratamento VIP, que tem sido muito valorizado. Por isso, aproveite o ambiente da academia para transformar a experiência do seu cliente.

Algumas academias investem em cadeiras de massagem para clientes que são premium, por exemplo. Essa é uma boa sugestão de investimento caso você tenha pacotes diferenciados dentro do seu negócio.

Outra forma de mostrar o valor do seu cliente é por meio da realização de parcerias com outras empresas do segmento. Descubra uma empresa de suplementação ou moda fitness, por exemplo, e faça uma parceria para oferecer descontos exclusivos para os seus alunos.

Conhecer o seu público sem achismos é fundamental para fidelizar o cliente

Um dos pontos principais para a fidelização do seu cliente na academia é justamente conhecer todas as suas especificidades.

Converse com o público, descubra quais são seus interesses, se sua maioria são pessoas que trabalham ou jovens que ainda estão estudando, como eles fazem para conciliar as atividades do dia a dia com a atividade física, etc. Tudo isso é fundamental para transformar o ambiente da sua academia.

Estratégias de marketing de relacionamento são muito bem-vindas

As estratégias de marketing de relacionamento são sempre bem-vindas. Crie programas de fidelidade, dê descontos diferenciados e trabalhe a comunicação direta com o seu público por meio dos mais diversos canais, inclusive os online. Conhecendo bem o seu público, você saberá exatamente como se relacionar com ele para ganhar a simpatia e preferência dessas pessoas.

Investimentos em marketing sensorial transformam a experiência dos alunos

O marketing sensorial também é uma estratégia muito interessante nas academias, sempre focando na fidelização do cliente. As playlists estimulantes e a criação de um ambiente agradável influenciam diretamente na rotina de treino dos alunos.

Procure uma empresa especializada em marketing sensorial e crie dentro da sua academia um ambiente melhor, focando na utilização dos 5 sentidos para aproximar cada vez mais o seu público do seu negócio.

Em um mercado como o de academia, em que é tão comum que os alunos desistam depois de alguns meses, encontrar estratégias para fidelizar os clientes é fundamental para ter sucesso. Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como surpreender futuros alunos: a primeira impressão é a que fica

Como surpreender futuros alunos: reflita bem e responda, a primeira impressão é a que fica? Está em dúvida em relação à resposta? Então, relembre os fornecedores que você já pensou em contratar e desistiu porque o atendimento não era bacana; pense nos restaurantes em que você já deixou de almoçar pois o ambiente tinha um…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

TOP 15: Saiba quais são as músicas mais tocadas em 2023

Saber quais são as músicas mais tocadas pode te ajudar a ter a playlist certa e atualizada para receber os clientes na loja. Nós já falamos aqui no nosso blog sobre como é importante a escolha das músicas que vão tocar durante o funcionamento da sua academia e como a música pode influenciar o desempenho…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Código de ética do profissional de educação física: conheça os benefícios de segui-lo

O Código de Ética do Profissional de Educação Física busca promover a discussão de valores éticos e morais na formação e atuação dos profissionais da área. Sua regulamentação, promoção e fiscalização são desenvolvidas pelo sistema do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pelos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF).  Eles são responsáveis por garantir…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Como Capacitar Recepcionista Para Fazer Um Bom Atendimento?

Fazer um bom atendimento é imprescindível para garantir a satisfação dos seus clientes, resultando no aumento da taxa de fidelização. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você a capacitar o profissional responsável pela recepção. Confira e desenvolva sua empresa por meio de detalhes que podem fazer toda a diferença! Dicas para sua recepcionista fazer…

Por Nayara Santos em 03.10.2018

Como a expectativa versus a entrega impacta na retenção dos seus alunos?

Você já parou pra pensar se você corresponde a todas as expectativas que seu aluno criou quando tomou a decisão de fechar o plano na sua academia? Pois é, isso é algo de extrema importância e que precisa ser levado em consideração pelos gestores na hora de avaliar porque o índice de retenção de alunos…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

[E-book] Guia com 8 estratégias de marketing para academias

Estratégias de marketing para academias: antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso aumentar a lucratividade na minha academia Preciso atrair mais clientes Tornar a minha academia um sucesso Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, você está com sorte. Tudo isso pode ficar muito mais fácil se…

Por Nayara Santos em 16.05.2016

Dica de Campanha para Academias: Aulão Especial de Dia das Mães

O Dia das Mães é um momento em que as pessoas buscam fazer ou oferecer algo especial para quem sempre priorizou os filhos. Então, que tal entrar nesse ritmo na sua academia e oferecer a elas algo diferente, focado nelas? Essa é a nossa dica de campanha para a sua academia neste Dia das Mães,…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos