A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como os supermercados promovem seus produtos. Ao processar grandes volumes de dados rapidamente, a IA permite que os gestores ajustem suas estratégias de marketing de forma ágil e eficaz, muitas vezes em tempo real.
Isso inclui a análise de dados de vendas e a identificação de padrões de compra, ajudando a antecipar as necessidades dos consumidores e ajustar as campanhas de divulgação de produtos. Além disso, com a possibilidade de segmentação de público, é possível personalizar ofertas, criar anúncios segmentados, fazer promoções em tempo real, e ainda criar anúncios para a sua rádio indoor.
Com essas capacidades, os supermercados podem melhorar significativamente a divulgação de produtos, aumentando a satisfação do cliente, a fidelidade e, é claro, o lucro. Ficou curioso para saber mais detalhes? Então continue com a gente e descubra como a inteligência artificial pode te ajudar a ter melhores resultados. Boa leitura!
Inteligência artificial e divulgação de produtos: como usar no supermercado
Sem dúvida alguma, alguns dos maiores benefícios da inteligência artificial é sua capacidade de processar enormes volumes de dados em um tempo incrivelmente curto. Isso é crucial para varejistas, inclusive os do setor supermercadista, onde as decisões precisam ser tomadas rapidamente para acompanhar as tendências de consumo e as necessidades dos clientes.
Com uma análise rápida de dados de vendas é possível identificar quais produtos estão em alta demanda e quais estão em baixa, identificar padrões de compra de clientes, ou então segmentar o público. Tudo isso ajuda a criar campanhas de marketing direcionadas às pessoas certas, aumentando as chances de vendas.
Confira a seguir como a inteligência artificial poderá te ajudar a divulgar os produtos do supermercado.
Segmentação de anúncios
Como você bem sabe, diferentes perfis de clientes compram diferentes produtos. Portanto, de nada adianta veicular anúncios de produtos pet para quem não tem animais de estimação, ou de fraldas para quem não tem filhos.
Entretanto, com a inteligência artificial, você pode ter análises muito mais detalhadas sobre o que é realmente interessante para os clientes. Desta forma, você poderá criar campanhas publicitárias altamente direcionadas e eficazes.
Isso possibilita até mesmo exibir anúncios personalizados para os clientes enquanto eles navegam pelo site do supermercado ou utilizam o aplicativo da loja. Quer tornar a experiência do cliente ainda melhor? Então pode receber essas ofertas no aplicativo enquanto caminha pelos corredores da loja.
Tudo isso só é possível com base na análise do comportamento de compras do cliente e na criação de perfis. Aliás, isso significa que cada cliente pode ver uma versão diferente de um anúncio, adaptada especificamente para seus interesses e comportamentos de compra.
A personalização vai além dos produtos específicos, já que a inteligência artificial pode ajustar a linguagem e o tom dos anúncios para melhor ressoar com diferentes segmentos de clientes. Um anúncio direcionado a jovens profissionais pode ter um tom mais moderno e dinâmico, enquanto um anúncio voltado para famílias pode ser mais focado em valores como economia e conveniência.
Vale a pena mencionar também que, com base na análise do comportamento dos consumidores, a IA pode determinar quais os melhores momentos para exibir os anúncios. Assim, se um cliente tem o hábito de fazer compras online no final da tarde, a IA pode programar anúncios para aparecer nesse período, aumentando a probabilidade de engajamento.
Ofertas personalizadas
Mas, a segmentação pode ir muito além do perfil de clientes, ou seja, de grupos de pessoas com comportamentos e preferências semelhantes. Muito pelo contrário, ela pode ser altamente direcionada ajudando a melhorar a experiência de compra e a fidelizar os consumidores.
Ideal para ser aplicada com o programa de fidelidade do supermercado. Isso porque a inteligência artificial auxilia na identificação não apenas das preferências de cada cliente, mas também nos dias e períodos em que ele geralmente compra determinados itens.
Por exemplo, se o cliente compra produtos do setor de hortifruti aos sábados, então na sexta ele será notificado das ofertas exclusivas. Ou então, se todos os dias de manhã ele vai ao supermercado para comprar o pão fresquinho da padaria, ele será notificado de promoções e receberá ofertas exclusivas, que somente ele poderá usar.
Neste caso, o mais importante é ter em mente que cada cliente receberá uma oferta exclusiva, com base nos hábitos de consumo dele. Portanto, para que essa estratégia funcione, é essencial que todos os sistemas estejam conectados e que cada cliente possa ser identificado com base em um cartão ou número próprio.
Não seja passado para trás pela concorrência, confira o nosso guia Novidades para Supermercado: Fique por dentro das tendências.
Promoção em tempo real
A capacidade da inteligência artificial de ajustar campanhas com base em dados atualizados constantemente, permite que os supermercados respondam rapidamente às mudanças no comportamento de compra dos clientes e nas condições do mercado.
Isso é possível quando há o monitoramento contínuo das vendas e outros dados relevantes. Desta forma, a inteligência artificial pode identificar rapidamente quando um produto está vendendo mais lentamente do que o esperado. Com essas informações, os algoritmos podem sugerir promoções imediatas para impulsionar as vendas desses produtos específicos.
Por exemplo, se um produto da marca X não está atingindo as metas de vendas, a IA pode recomendar uma promoção especial ou um desconto imediato. Essa capacidade de resposta rápida permite aos gestores do setor fazerem promoções relâmpago, incentivando a venda dos itens anunciados, evitando o acúmulo de produtos no estoque e perdas por vencimento.
À medida que os dados são atualizados, a inteligência artificial ainda pode analisar o desempenho das promoções em andamento. Assim, se uma campanha não estiver gerando os resultados esperados, a IA pode sugerir modificações, como ajustar o desconto oferecido ou alterar a mensagem da campanha para torná-la mais atraente.
Veiculação de anúncios criados pela inteligência artificial
Diante da agilidade que a inteligência artificial pode trazer para a criação de ofertas é essencial ter ferramentas que acompanhem essa rapidez. E a Listenx tem a solução perfeita para você, a Listenplay.
A nossa rádio indoor não apenas te dá a possibilidade de ter playlists que foram pensadas para o perfil da sua marca, do seu público e no momento do dia, mas também a criar anúncios conforme as suas necessidades. Assim, além de conseguir deixar o ambiente de compras mais agradável, você influencia o cliente nas decisões de compras.
Com a Listenplay, você ainda poderá ter a ajuda do nosso assistente de inteligência artificial para criar esses anúncios, de forma rápida e prática. Desta forma, ao identificar que o café da marca X está vendendo pouco, você poderá acessar a plataforma da rádio, entrar na área de criação de anúncios e selecionar o nosso assistente de IA.
Em seguida, você inclui as informações do produto, das ofertas e localização na loja. Em poucos segundos você terá diferentes opções de anúncios para escolher e logo reproduzi-lo na sua rádio.
Preparado para começar a revolução tecnológica no seu supermercado? Então confira a seguir como solicitar um teste gratuito agora mesmo e confira de perto como a inteligência artificial da Listenplay pode te ajudar a divulgar os produtos do seu supermercado.
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