Cada vez mais as marcas buscam oferecer uma experiência diferenciada, como uma imersão no universo da marca. Para isso, diferentes ferramentas de marketing sensorial podem ser utilizadas, já que elas estimulam sutilmente os sentidos dos clientes e ajudam a compor um ambiente único.
Conseguir implementar ações de marketing sensorial capazes de traduzir o DNA da sua marca pode ser um grande desafio para os gestores do varejo. Entretanto, a LIVE! vem acertando não apenas na preparação da decoração e aromatização das lojas, mas também na trilha sonora.
Podemos dizer ainda que ela elevou a experiência do cliente a outro nível, oferecendo uma trilha sonora que conseguisse transmitir ao cliente a sensação de inovação e novidade. Quer saber mais sobre mais esse case de sucesso da Listenx? Então confira o texto a seguir!
Entendendo a necessidade da marca para criar a playlist certa
Com uma marca tão focada em inovação e em sempre trazer coisas novas para os clientes a playlist da loja precisa conseguir acompanhar esse ritmo. Por isso, na hora de selecionar as músicas que irão compor a trilha sonora da loja, é preciso considerar a mensagem que a marca quer transmitir aos clientes.
Segundo a Paula Elias, coordenadora de visual merchandising da LIVE!:
“Nosso principal ponto é conseguir traduzir a nossa marca em música, eu falo que nossas lojas são a grande casa da marca, é como o cliente vai enxergar a gente. Todos esses detalhes são super importantes porque vão ajudar, realmente, a gente a conseguir se materializar e construir essa nossa identidade, essa nossa marca dentro da cabeça do nosso consumidor e criar esse vínculo afetivo tão forte que a gente deseja, e a gente sabe que a música é fundamental para que isso aconteça.”
Portanto, a playlist precisava refletir a constante busca por inovações e novos produtos para os clientes. Além disso, com mais de 200 lojas espalhadas pelo país e com um plano de expansão ambicioso para o próximo ano, manter a padronização das lojas, oferecendo o mesmo ambiente era essencial.
Outro ponto importante, a LIVE! também queria tentar se aproximar dos seus clientes e, com lojas em diferentes regiões e estados do país, era preciso incluir uma pitada de regionalização na sua trilha sonora. Ou seja, a playlist que seria criada também precisava ser capaz de transmitir essa ideia e sensação para os clientes que entrassem na loja.
Por fim, com a venda de roupas e acessórios para diferentes tipos de esportes e atividades físicas a trilha sonora precisava refletir isso e conseguir se comunicar com clientes que praticassem cada uma dessas atividades. Por exemplo, com pessoas que praticam yoga e crossfit. Quer saber como acertar na comunicação com os seus clientes? Então confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
Uma vez que a Listenx entendeu o que a LIVE! precisava para conseguir traduzir o seu DNA através da música, o trabalho de criar uma trilha sonora começou. A seguir vamos te contar como cada uma dessas dores foram solucionadas!
Inovação e tecnologia: como levar isso através da música
Um dos principais pilares da LIVE! é a busca por inovação, novidades e tecnologia. Mas, como conseguir traduzir isso com a música? Muito simples, basta ter uma playlist sempre atualizada que seja incorporada com as estratégias de visual merchandising já existentes nas lojas.
Entretanto, no caso da LIVE!, o time de especialistas em music branding da Listenx entendeu que a melhor forma de traduzir essa inovação era fazer com que a trilha sonora da loja acompanhasse as novas coleções. Assim, a cada nova coleção lançada, as músicas da playlist são atualizadas para que ela esteja 100% alinhada com os objetivos e estratégias da marca.
Desta forma, ela conseguiu criar um ambiente bastante imersivo, em que o cliente não apenas vê os produtos, mas fazendo com que ele realmente sinta qual é a proposta da marca com a nova coleção. Essa é uma estratégia de marketing sensorial essencial para conseguir aumentar as suas vendas.
Desta forma, conseguimos ajudar a LIVE! a transmitir exatamente o que ela queria para os clientes. Para a Paula:
“A gente sabe como é importante a sensação de conforto na loja para que a gente também consiga fazer com que esse cliente se sinta mais à vontade e consequentemente que ele consuma mais. Isso pra gente é muito relevante porque a gente sabe que atendendo bem ele visualmente, com produtos de alta qualidade, mas fazendo com que ele se sinta à vontade e queira de certa forma levar um pouco da LIVE! pra casa dele, não só com o nosso produto no caso, mas levando o nosso aroma, levando a nossa playlist. Isso pra gente é sensacional.”
Afinal, os clientes estão sempre em busca de experiências únicas ao se relacionarem com uma marca, e foi justamente isso que a Listenx ajudou a LIVE! a levar para os seus consumidores.
Padronização: como a LIVE! conseguiu resolver isso com a música
A LIVE! é uma marca que nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina e hoje possui mais de 200 lojas atuando em todos os estados brasileiros. Além disso, a marca tem como meta abrir 40 novas lojas até o final do ano. Isso, sem falar nas duas lojas em Miami, nos Estados Unidos, e na abertura de mais duas lojas em San Diego e Los Angeles, na Califórnia.
No início, cada loja poderia preparar a sua playlist, de forma independente. Com um público bastante exigente a LIVE! percebeu que manter a padronização em todas as lojas poderia fazer toda a diferença para o sucesso da marca. Afinal, o cliente fidelizado espera encontrar o mesmo ambiente de compras em todas as unidades.
Entretanto, sem a padronização da trilha sonora, esse seria um grande problema para a LIVE!. Por isso, a solução foi justamente contratar a Listenx para preparar uma trilha sonora sob medida que fosse utilizada em todas as unidades.
Ainda, o sistema utilizado pela Listenx permite aos gestores ficarem de olho em todas as unidades para saber quando as playlists são acionadas. Desta forma, é possível saber como está a aderência à proposta da marca e até mesmo lembrar aos gestores de cada unidade de acionarem as suas rádios.
O resultado é que os clientes exigentes e fiéis da LIVE! poderão encontrar o mesmo ambiente em todas as unidades que eles forem. Não importando a cidade, estado ou região do país.
Regionalização, a palavra-chave para garantir a identificação do cliente com a marca
As marcas que conseguem se conectar com os clientes conseguem sair na frente da concorrência e fidelizar os clientes mais facilmente. Para isso, a combinação de diferentes estratégias de marketing é fundamental e o marketing sensorial pode ser um poderoso aliado neste caso.
Com lojas em diferentes regiões do país, a LIVE! percebeu que se quisesse se aproximar do público deveria incluir um toque de regionalização na sua trilha sonora. Por exemplo, em regiões como o Norte e Nordeste, o Carnaval e São João são grandes eventos e festas bastante celebradas pelas pessoas que moram na região e por muitos turistas.
Segundo a Paula Elias, coordenadora de visual merchandising da LIVE!:
“Ter a Listenx como aliado nos ajudou muito para que a gente conseguisse realmente trazer a identidade da LIVE! Adaptando ao sotaque regional, porque a gente fala, existem mil Brasils dentro de um só. Então a gente realmente precisa entender essas características regionais para conseguir chegar nessas praças mantendo a nossa identidade LIVE!, padrão LIVE! que é tão importante e necessário para nossa marca.”
Assim, na trilha sonora das lojas destas regiões, são incluídas músicas na playlist que celebram esse momento, mas sem perder a identidade da marca. Desta forma, o cliente que gosta dessas celebrações se sente mais próximo da marca, aumentando as chances de fidelização.
O nível de energia da playlist também importa
O nível de energia das músicas é outro ponto importantíssimo que deve ser considerado na hora de preparar a playlist da loja. Ainda mais quando o público-alvo é bastante diversificado, como no caso dos clientes da LIVE!.
Atendendo a um amplo universo fitness de diferentes esportes, a playlist da loja precisa conseguir se comunicar com todos os clientes. Por exemplo, ao mesmo tempo que as músicas precisam ser capazes de trazer motivação e energia em referência a esportes mais dinâmicos, ela também precisa conversar com os clientes mais focados em wellness, como pessoas que praticam yoga e pilates.
Diante deste problema, a solução da Listenx foi a criação de playlists que começam em um ritmo mais calmo e lento e vão aumentando o nível de energia no decorrer do dia. Vale a pena dizer que o time de vendas também se beneficia dessa variação de energia na playlist, já que eles ficam mais motivados e conseguem alinhar o atendimento com a identidade e os pilares da marca.
Conte com a ajuda de quem entende de music branding e faça sucesso
Mensurar a satisfação do cliente é algo essencial para definir a melhor estratégia de marketing a ser adotada e saber se você está indo na direção certa. A LIVE! tem um nível de satisfação maior do que 80%, ou seja, 8 em cada 10 pessoas que compram com a marca estão satisfeitas com o atendimento, os produtos e o ambiente das lojas. Ou seja, ela está no caminho certo.
Boa parte desse sucesso se deve à estratégia de music branding adotada pela loja. E isso é evidente quando os clientes perguntam onde eles encontram a playlist da loja, ou se é possível disponibilizá-la para que eles possam ouvir em suas casas. É possível ver até mesmo alguns clientes ensaiando alguns passinhos de dança tímidos ou cantando as músicas enquanto eles estão fazendo as compras.
Se você quiser atingir o mesmo nível de satisfação da LIVE! e ter o DNA da sua marca traduzido em música fale com o nosso time de especialistas. A Listenx é uma empresa pioneira neste ramo no Brasil e atua há mais de 20 anos no mercado, ajudando mais de 11.000 clientes, criando a sua identidade sonora.
Não perca mais tempo e confira de perto tudo o que uma trilha sonora feita sob medida pode fazer pela sua marca. Solicite o contato dos nossos consultores agora mesmo e se surpreenda!