Com o avanço constante da tecnologia, os varejistas estão explorando novas formas de atrair e envolver os clientes, aumentando as vendas. Uma dessas tecnologias inovadoras é a inteligência artificial, que está mudando a forma como as empresas interagem com os clientes e impulsionam as vendas.
Com a inteligência artificial os varejistas podem não apenas automatizar, mas também personalizar as interações com os clientes. Isso vai desde a utilização de assistentes virtuais em sites até tecnologias que, quando implementadas na loja física, ajudam os varejistas a oferecer uma melhor experiência para os consumidores.
Além disso, a IA de conversação pode coletar dados valiosos sobre os clientes, ajudando os varejistas a entenderem melhor suas necessidades e preferências. Mas será que a inteligência artificial pode realmente fazer a diferença no resultado final e impulsionar o crescimento das vendas? Venha com a gente e descubra!
Como a IA está transformando o varejo
Cada vez mais, as empresas estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para obter uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Afinal, ao utilizar a IA é possível agilizar análises financeiras, simplificar as operações, refinar a análise de dados e aprimorar o atendimento ao cliente.
Um excelente exemplo são os chatbots e assistentes de voz, que aproveitam o processamento de linguagem natural e os algoritmos de machine learning para entender as consultas dos usuários e fornecer respostas precisas. Essas tecnologias não estão apenas transformando as interações com os clientes, mas também ampliando a eficiência do atendimento ao cliente.
E isso sem falar na gestão do estoque, na possibilidade de usar a IA para criar campanhas no varejo e até mesmo fazer previsões e manter o estoque necessário para o sucesso das suas campanhas. Em outras palavras, você não pode deixar de usar a IA nas suas lojas.
Como o varejo pode usar a IA para aumentar as vendas
Anteriormente demos vários exemplos de como a IA pode te ajudar. A seguir, falaremos sobre diferentes aspectos dessa tecnologia, mas principalmente voltado para a possibilidade da IA te ajudar a aumentar as vendas. Confira!
Promoções personalizadas
O cliente quer se sentir especial, por isso, se você quiser se destacar na sua área de atuação, precisa pensar em personalização. Os clientes querem se sentir importantes, ou seja, utilizar uma comunicação generalizada não é a melhor opção.
Muito pelo contrário, os clientes anseiam por interações personalizadas que os façam sentir únicos e valorizados. É nesse ponto que a IA se mostra inestimável, já que ela consegue reunir históricos de compras e outras preferências do cliente, oferecendo assim promoções personalizadas para cada cliente.
Por exemplo, tanto o chatbot, quanto o programa de fidelidade da loja, quanto o seu site podem recomendar produtos com base nas compras anteriores ou no comportamento de navegação de um cliente, aumentando a probabilidade de vendas. Essa abordagem personalizada não apenas aprimora a experiência de compra do cliente, mas também estimula a fidelidade e, em última análise, promove gastos maiores.
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Marketing direcionado
Em uma época saturada de publicidade, em que os consumidores estão sendo bombardeados com informações o tempo todo, ter anúncios que repercutem nos clientes pode ser uma tarefa bastante complicada. A IA é um divisor de águas para ajudar as empresas a se livrarem do ruído e a conseguir se comunicar com os clientes mais diretamente.
Ao fazer a análise de consumo e preferências de diferentes clientes, você terá uma visão mais ampla do que acontece na sua empresa. Munidos desses dados valiosos, os profissionais de marketing podem criar campanhas que conversem diretamente com os clientes.
Assim, você consegue incentivar uma maior interação, engajamento e, por fim, aumentar as taxas de conversão de vendas. Isso equivale a um melhor retorno sobre o investimento de seus esforços de marketing.
Experiência de loja também no e-commerce
Por falar em atendimento personalizado e um marketing mais direcionado, cada vez mais os varejistas estão em busca de aumentar as vendas humanizando o atendimento. Fazer isso na loja física é muito mais fácil do que na loja virtual. E é neste contexto que a IA pode te ajudar.
Assim, quando o cliente começa a navegar no site, você pode utilizar o chatbot para dar as boas vindas. Caso seja um cliente já cadastrado isso pode incluir o nome do cliente e já aparecer algumas sugestões de produtos, com base nas pesquisas recentes e últimas compras.
Desta forma, caso ele tenha dúvidas sobre um produto, já haverá um canal de comunicação aberto com esse consumidor, possibilitando fornecer respostas imediatas, sem que o cliente precise aguardar um email de retorno, por exemplo. Aliás, a IA pode até mesmo fornecer recomendações personalizadas com base na dúvida do cliente.
Essa interação em tempo real não apenas facilita a jornada de compras on-line do seu cliente, mas também aumenta potencialmente o valor médio do pedido por meio de vendas cruzadas ou vendas adicionais proativas. Tudo isso com base no conteúdo do carrinho do cliente ou em padrões de compras anteriores.
Assistência às compras
O vendedor tem uma papel importantíssimo na decisão de compras do cliente, podendo influenciá-lo a fechar uma venda ou a adquirir produtos complementares. Isso fica ainda mais evidente quando o cliente está confuso, sem saber qual produto escolher.
Nesse caso, a IA pode intervir como um assistente virtual, ajudando os clientes a navegar por uma infinidade de opções e a tomar decisões informadas. A IA pode fazer perguntas personalizadas com base nas respostas dos clientes – exatamente como um vendedor experiente – ajudando-os a descobrir os produtos que melhor atendem às suas necessidades
Assim, você estará ajudando o cliente em sua jornada de compras, que pode ser tanto no início, ao indicar produtos mais personalizados, quanto no final da jornada, decidindo quais dos itens melhor atende às necessidades dos clientes. Isso não apenas capacita o comprador, mas invariavelmente gera compras de alto valor.
Análise do feedback do cliente
Entender o que o consumidor espera da sua marca e como foi a experiência dele é parte do trabalho do gestor do varejo. Em outras palavras, se você quer continuar atendendo bem ao seu cliente, precisa saber escutá-lo.
Mas, essa nem sempre é uma tarefa fácil e nem sempre os varejistas estão prontos para lidar com o que o cliente tem a dizer. Sim, algumas reclamações podem não fazer o menor sentido, mas outras poderão sim trazer insights e ideias valiosas para melhorar o seu negócio.
E, como você já deve estar imaginando, a IA pode te ajudar a entender esses feedbacks e a analisá-los. As tecnologias de IA podem analisar vários canais de feedback, como avaliações on-line, comentários e pesquisas, identificando palavras-chaves importantes que denotam os sentimentos dos clientes, tanto positivos quanto negativos.
Por exemplo, palavras como “serviço incrível” denotam satisfação, enquanto “qualidade ruim” revela insatisfação. Ao analisar esses sentimentos usando IA, as empresas podem identificar rapidamente as lacunas em suas ofertas de serviços ou produtos e implementar as melhorias necessárias. Essa resposta rápida melhora a reputação da marca e incentiva os clientes a continuarem comprando.
Criando anúncios para a sua rádio indoor
Você, varejista antenado nas tendências do mercado, já possui uma rádio indoor na sua loja para ter controle sobre a trilha sonora reproduzida? Afinal, assim, você consegue padronizar o ambiente de compras em diferentes unidades e oferecer uma boa experiência de compras aos consumidores.
Mas, e os anúncios ao longo da programação? Como eles estão sendo criados? Acabou a criatividade para fazer anúncios vendedores? A solução para isso é a IA. E a boa notícia é que a Listenplay, rádio indoor da Listenx, oferece uma assistente de inteligência artificial para você criar os seus anúncios.
Basta acessar a plataforma da Listenplay, preencher os campos solicitados com informações do produto, tipo de promoção que em poucos segundo a nossa assistente mostrará diferentes opções de anúncios para você escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.
Chega de ficar perdendo tempo e quebrando a cabeça com anúncios que trazem poucos resultados. Comece a influenciar a decisão de compras dos clientes e a aumentar as suas vendas agora mesmo com a Listenplay. Veja a seguir como solicitar um teste gratuito.
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