A Smart Fit, uma das maiores redes de academia do país, tem como uma das principais características oferecer um alto padrão para os alunos nos mais diferentes setores da academia e em todas as suas unidades. E, olha que não são poucas!
Inaugurada em 2009, a Smart Fit já nasceu com essa preocupação e lançou mão de todas as ferramentas disponíveis para elevar o nível da sua marca e mostrar isso aos alunos. Portanto, além de se preocupar com o logo e o foco da marca, qualidade dos equipamentos e ter bons professores, ela ainda decidiu incrementar o cenário e incluir música ambiente para deixar os alunos ainda mais animados e motivados para malhar.
E, quem ajudou a Smart Fit nesse quesito foi a Listenx, empresa de music branding pioneira no Brasil que já ajudou muitos negócios a transformar a experiência do cliente. Por isso, resolvemos te contar um pouquinho mais sobre esse case de sucesso e a parceria entre a Listenx e a Smart Fit! Venha com a gente e confira todos os detalhes.
Smart Fit e Listenx, o começo de uma parceria
A Smart Fit faz parte do grupo BioRitmo, que atua no país desde 1996. Ela foi inaugurada em 2009, nesta época a Listenx já era uma parceira da BioRitmo, então os gestores de marketing resolveram implementar a solução também para a nova rede de academia. Portanto, desde o início ela já contava com o apoio da Listenx para ajudar com a escolha das músicas ambiente.
Essa escolha teve como base o fato de que a Listenx possuía tudo o que a Smart Fit precisava para conseguir elevar o padrão da academia e trazer o melhor para os alunos. Hoje em dia, a rádio da Listenx está presente em todas as unidades da Smart Fit, que são mais 600 aqui no Brasil e outras 400 em mais 13 países da América Latina.
A Smart Fit é uma empresa que já nasceu tecnológica. Ou seja, desde o momento em que o aluno se registra na academia, o sistema de catracas utilizado, os equipamentos e vai até o aplicativo. Isso porque, a principal ideia da Smart Fit era entregar para os alunos algo escalável, ou seja, que fosse possível oferecer a mesma qualidade e padrão em diferentes localidades, incluindo diferentes países.
Isso significa que, não importa em qual unidade o aluno fosse treinar, ele encontraria sempre o mesmo padrão. Assim, o aluno consegue se sentir em casa, como se nem sequer tivesse mudado de localização. O que permite que o treino seja bom, da mesma forma que seria se ele estivesse na unidade da Smart Fit que ele sempre vai.
E a música tinha que acompanhar esse padrão, ou seja, permitir a padronização da trilha sonora em todas as unidades. Mesmo porque, treinar sem música é complicado para conseguir manter o ritmo e motivação durante o treino. E a Listenx foi capaz de oferecer isso para a Smart Fit. Por isso, essa foi uma parceria que deu muito certo desde o início.
Como a Listenx ajudou a definir o music branding da Smart Fit
A Smart Fit é uma marca divertida, inclusive, se você analisar o perfil dela nas redes sociais, verá que os memes são uma presença marcante nas publicações. E a música ambiente precisava acompanhar essa característica, por isso, as trilhas sonoras para a marca eram sempre muito animadas.
Por muito tempo a Smart Fit acreditou que os alunos gostassem de ritmos musicais como funk, sertanejo e piseiro. Para confirmar isso, em parceria com a Listenx foi realizada uma pesquisa em todas as regiões em que a Smart Fit possuía unidade. No total, mais de 67 mil alunos responderam ao questionário. O resultado foi que os alunos gostam mesmo de rock e de música Pop.
No Dia do Rock, a Listenx sugeriu que a Smart Fit tivesse uma playlist exclusiva para a data. A mudança na playlist fez tanto sucesso, gerando muitos comentários nas redes sociais, que a equipe de marketing resolveu investigar de perto isso.
Com esse valioso dado em mãos, a Listenx preparou novas playlists, incluindo mais músicas nesse estilo. As mudanças foram percebidas por todos, desde os alunos, até os professores e funcionários da academia. E os relatos de pessoas que passaram a vir treinar sem fones de ouvido aumentou significativamente.
Neste caso, a música se mostrou bastante importante na hora de oferecer aos alunos uma experiência diferenciada. Se você quiser conhecer outras formas de atrair e reter alunos, confira o nosso guia completo 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.
Como a rádio interna pode melhorar o gerenciamento da academia
Todo gestor de academia busca ferramentas que facilitem a gestão, ajudem na fidelização dos alunos e aos professores nas tarefas do dia a dia. E a rádio interna da Listenx pode ser justamente a ferramenta que faltava para que você consiga otimizar o seu tempo.
Na Smart Fit, além de ter a trilha sonora certa, feita sob medida para os alunos, a possibilidade de ter anúncios sendo veiculados ao longo da programação musical é uma grande vantagem. Os spots podem ser utilizados para avisar os alunos das novidades na academia, mas os mais utilizados são:
- Avisos de aulas;
- Horário de funcionamento da academia;
- Para guardar os pesos;
- Higienizar os equipamentos após o uso;
- Revezar os equipamentos com outros alunos;
- Horário do encerramento das atividades, dentre outros.
Assim, o número de alunos nas aulas e engajados com outras atividades aumentou bastante. E, uma coisa é certa, quando o aluno se sente motivado para ir para a academia, a frequência dele aumenta e os resultados chegam mais rápido, ou seja, a tendência é que ele continue indo, renove a matrícula e indique para amigos e conhecidos.
Mas isso não é tudo, a tecnologia utilizada pela rádio indoor da Listenx permitiu à Smart Fit ter anúncios personalizados sendo veiculados nas unidades. Por exemplo, a Smart Fit possui alguns serviços adicionais, como o acompanhamento nutricional. Assim, se houver a necessidade de fazer algum spot relacionado à promoção deste serviço, basta preparar um briefing do texto, com a entonação desejada e em um dia o spot já está sendo reproduzido em todas as unidades.
Ainda, em alguns casos pode ser necessário que um spot seja criado para apenas algumas unidades, o que também é perfeitamente possível e foi o que a Smart Fit fez durante a pandemia. Os spots foram feitos para lembrar aos alunos de cada uma das cidades das regras vigentes durante o período.
Essa possibilidade de separar os spots que seriam reproduzidos em cada unidade ajudou a deixar os anúncios personalizados e adequados para as regras de cada local. O resultado foi que a Smart Fit liderou todos os protocolos de biossegurança nesta época.
Pensando juntos no music branding
A Listenx atua como um braço do marketing responsável por músicas da Smart fit, então uma grande preocupação é com a assertividade musical. Ou seja, quais as músicas que precisam ser reproduzidas nas unidades e o que deve ficar de fora para que a Smart Fit consiga alcançar os objetivos desejados.
E não é segredo para ninguém, quando falamos em marketing é natural pensar no logo da empresa, nas cores, na decoração, mas a música acaba ficando em segundo plano, ou até mesmo esquecida. Entretanto, o music branding é uma ferramenta essencial para juntar todos esses elementos e reforçar a identidade da marca. Sem falar que a música também ajuda a estreitar os laços e aumentar a conexão entre a marca e o aluno.
Essa é uma preocupação constante da Listenx, não apenas com a Smart Fit, mas com todas as empresas com as quais trabalha. O maior desafio é criar playlists que mantenham o nível de excelência que a marca exige.
E então, ficou interessado em conhecer de perto o serviço da rádio indoor? Não perca essa oportunidade e solicite o contato dos nossos consultores! Você não vai se arrepender!