Se você está pensando em experiência de compra, em branding, em construção de marca, você precisa ter uma padronização.
Não faz sentido você ter nas lojas a mesma decoração, cor, visual, iluminação e deixar a música diferente.
Vamos falar sobre music branding?
Pensa em um tipo de som que te irrita, como uma martelada ou o barulho de uma construção na sua casa por exemplo, isso te irrita muito não é mesmo?
Agora pensa em uma música agradável e que você goste. Perceba o quanto isso te acalma, o quanto que o sentido auditivo influencia no nosso comportamento , no nosso estado de espírito, em como nós estamos.
Então pensar na marca, pensar naquele momento da experiência de compra, no que o cliente está sentindo naquele momento, na hora de definir o que toca e o que não toca na sua loja é imprescindível e isso trás inúmeros resultados positivos.
Uma das coisas é conectar e criar fidelidade com o cliente porque ele percebe, de maneira inconsciente, que aquele lugar foi feito para ele. Então ele se sente bem lá e às vezes nem sabe explicar o porquê. Portanto não é só o visual, é a música junto!
Como foi construída a estratégia de Music Branding da Levi’s?
O especialista em programação musical da Listenx, disse que a empresa foca na parte sonora e destacou que diversos aspectos devem ser pensados para escolher a trilha sonora de uma empresa. Para ele, a escolha das músicas devem estar aliadas com os objetivos da organização.
“Focamos muito na parte sonora e na parte de áudio. Existe muita neurociência por trás da influência da música no nosso cérebro e no nosso comportamento. Nós que trabalhamos com branding sense, que na tradução literal seria “o marketing do sentido”, estamos sempre ligados a esses pontos. É muito importante, antes de começarmos a falar de música, falarmos de banda, da marca, da mensagem, dos nossos ouvintes e para quem estamos apresentando aquela trilha. Qual o principal objetivo daquela trilha, o que você quer passar? Normalmente o branding sense é uma ponte de onde a marca está hoje e onde a marca quer chegar”, disse o especialista.
Essa prática, music branding, obteve bastante sucesso na Levi’s, o especialista em programação musical comentou sobre os principais desafios que a Listenx enfrentou e os resultados que foram obtidos pela Levi’s.
“O ponto principal que foi o maior desafio e também a parte mais gostosa de fazer a trilha da Levi’s, foi que ela é uma marca extremamente presente, articulada, moderna. Você vê muita coisa atual, muita coisa nova, muitas pessoas jovens usando, mas ao mesmo tempo já é uma marca que tem uma história.
Conseguir criar essa atemporalidade da marca e conseguir trazer essa faceta moderna, essa coisa jovial que eles tem, foi nosso grande desafio e acredito ser a maior qualidade da marca. Quando você entra em uma loja da Levi’s, você ouve um MPB e depois ouve uma Amy Winehouse e depois você ouve Hot Chili. Ali conseguimos transitar entre diferentes décadas e criar uma espécie de atmosfera americana. Aquele New Americano que muitas marcas tem vendido. Acho que esse foi um grande ponto do sucesso da trilha. A gente conseguir ser democrático suficiente para conseguir explorar em nichos amplos de clientes, mas ao mesmo tempo conseguir manter a consistência e a identidade de uma marca que é extremamente americana, atemporal e autêntica”, disse ele.
Como a Listenx ajudou a Levi’s?
Para Ariela Ranielly de Silveira, Brand Environment Coordinator da Levi’s, proporcionar um ambiente comercial que seja confortável é conseguir fazer com que o consumidor permaneça mais tempo dentro da loja e inevitavelmente ele vai permanecer mais tempo em um ambiente que ele se sinta à vontade.
Existem vários estudos que comprovam a influência da música no comportamento de consumo e na permanência do consumidor dentro do ponto de venda e consequentemente no aumento das vendas. Então tudo está muito relacionado.
“Antes da Listenx cuidar da nossa estratégia era comum, às vezes, chegar em uma loja e ter um estilo musical tocando que não tinha nada a ver com a marca, porque nós estávamos usando uma plataforma muito aberta.
Nós encontramos a Listenx em um momento em que nós estávamos buscando novos parceiros no mercado de music branding.
Nós não somos profissionais de music branding, então ter uma empresa que tenha esse norral, que consiga desenvolver isso com qualidade, trazendo novos artistas, trazendo novas músicas, é super importante.
Além disso, ter acesso a informação se a loja está funcionando ou não através de um portal é incrível, porque nós ficamos realmente despreocupados. Além do que, com a Listenx, temos um suporte maravilhoso, eu preciso dizer que o suporte atende a gente super rápido, resolve o problema das lojas, ou seja, pra mim é um braço. Nós trabalhamos de maneira tranquila, porque sabemos que tem um parceiro na ponta que atende as nossas necessidades e isso é sincero, estou falando de coração! A gente não precisa ficar fazendo a ponte, então é super bacana.
A Listenx, hoje, resolve o meu problema de music branding!” disse Ariela Ranielly de Silveira.”
A padronização de franquias é um dos benefícios essenciais que o music branding oferece, pois o cliente que visita a sua loja em São Paulo, terá a mesma experiência de compra quando visitar a loja em outro estado.
A Levi’s é uma marca internacional que já tem essa preocupação com a experiência do cliente no mundo inteiro, então a gente ajuda eles nesses dois pontos: ter a identidade sonora adequada e garantir a certeza de que essa identidade sonora está sendo replicada da maneira correta em todas as unidades do Brasil.
Como é o processo de criação do music branding?
No processo de criação vamos definir a persona e quais são os atributos que queremos transmitir para o cliente durante a experiência de compra.
“Nós debatemos bastante muitos aspectos da marca, procuramos criar uma persona, buscamos entender quantos anos ela tem, é homem ou mulher, se já viajou para fora do país ou não, fala quantas línguas, qual o repertório daquela pessoa. Ele vai em um show de música de eletrônica na Europa ou vai em um show sertanejo no Brasil? Não existe bom ou ruim, é uma questão de ser adequado ou não adequado para a marca”, disse o especialista da Listenx.
Não é criada apenas uma playlist, é uma trilha sonora que é instalada dentro das lojas, mantida, atualizada e refrescada constantemente. Tanto com músicas novas mantendo a mesma estratégia, ou com mudanças de posicionamento da marca ou campanhas especiais, ou seja, é um trabalho 100% personalizado.
Como a Ariela mesmo disse, nós oferecemos uma área do cliente, onde ela consegue monitorar tudo isso e ter o controle da estratégia. Nós instalamos o nosso aplicativo nos computadores das lojas e a estratégia é reproduzida com total segurança, sem dor de cabeça e sem trabalho para a equipe de marketing. E tudo isso é possibilitado porque nós temos um time muito engajado com o cliente, e uma tecnologia muito simples e fácil de implementar e usar.
O music branding é uma das principais ferramentas que contribuem para o desenvolvimento das marcas no mercado e, consequentemente, no aumento do número de vendas. Considerando os benefícios, vale muito a pena investir na implementação dessa prática no seu negócio.
Quer conhecer mais e aplicar essa estratégia na sua empresa? Clique aqui!
Sobre a Listenx
Nós somos a empresa pioneira no serviço de Music Branding, ajudamos mais de 8.000 mil clientes de diferentes marcas a fidelizar clientes e aumentar a receita musicalizando a experiência de compra. Nós buscamos todos os dias ser a empresa de ambientação musical mais inovadora, querida e admirada do Brasil.