Por Nayara Santos em 15.05.2024

Aplicações e Tendências da IA no varejo

Por Nayara Santos em 15.05.2024

O varejo está passando por mudanças impulsionadas principalmente pelo crescimento da Inteligência Artificial (IA) e de suas aplicabilidades. Isso porque, ela oferece uma oportunidade única de aprimorar diferentes aspectos de seus negócios, desde o gerenciamento de estoque até a personalização da experiência do cliente. 

Como um bom gestor do varejo você precisa ficar de olho nas tendências, entender como elas funcionam e como elas podem te ajudar a ter melhores resultados. E é justamente isso que vamos fazer aqui, te contar como a IA pode te ajudar e em quais aplicações você deve ficar de olho.

Assim, você estará mais preparado para o futuro e conseguirá se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Então, vamos mergulhar juntos nessa jornada e descobrir o que o futuro reserva para o varejo com a inteligência artificial. Boa leitura!

IA no varejo atualmente, tendências e aplicações

A inteligência artificial já fez uma grande diferença no varejo. Isso vai desde ajudar a encontrar os produtos perfeitos, manter os estoques organizados, a proporcionar um atendimento ao cliente mais eficiente e programas de fidelidade mais cativantes. Em outras palavras, a IA está por toda parte.

Com o avanço da tecnologia por trás da IA, o desempenho e as tarefas capazes de serem realizadas pela IA aumentarão consideravelmente. O que também traz novos desafios para os varejistas, que precisarão se adaptar para acompanhar esse desenvolvimento. Seja para oferecer um melhor atendimento ao cliente ou para acompanhar ou se destacar da concorrência. Veja o que o futuro reserva em termos de aplicações de tendências da inteligência artificial no varejo.

1. Varejo omnichannel orientado por IA

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata da sua experiência de compra. Eles querem algo que seja consistente e sem falhas, independentemente de estarem navegando on-line, visitando uma loja física ou usando seus dispositivos móveis. É aí que a inteligência artificial entra em cena!

Com a IA, os varejistas têm a oportunidade de integrar e sincronizar todos os dados, sistemas e operações em cada ponto de contato com o cliente. Isso significa que podem oferecer conteúdo, produtos e serviços personalizados em todos os estágios da jornada de compras. Ou seja, ter uma experiência omnichannel funcionando na sua loja, mas intermediada pela IA.


Desta forma, o cliente recebe recomendações de produtos que sejam do seu interesse, independentemente de onde estejam e como estão interagindo com a marca. Isso não só torna a experiência de compra mais agradável e fácil, mas também aumenta as chances de fidelização e satisfação.

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2. Preços e promoções inteligentes

Em um cenário em que os consumidores estão sempre em busca das melhores ofertas, a IA está se destacando como uma forte tendência e ferramenta indispensável para os varejistas. Os algoritmos impulsionados por dados estão revolucionando a forma como os preços e promoções são gerenciados. 

Eles consideram uma série de variáveis, tais como demanda, oferta, concorrência e até mesmo os hábitos de consumo de cada cliente. Desta forma, é possível garantir que as ofertas sejam verdadeiramente atrativas.

Além disso, a IA permite ajustes em tempo real com base nas mudanças constantes das condições do mercado e nas respostas dos próprios clientes. Isso significa que os varejistas podem adaptar suas estratégias de preços e promoções de forma ágil e eficaz, mantendo-se sempre competitivos e atendendo às expectativas dos consumidores.

E isso sem falar na possibilidade de preparar ofertas personalizadas e relevantes, dando ao cliente a sensação de se beneficiar sempre que ele interage com a sua marca. Isso sem falar na capacidade de proporcionar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os clientes.

3. Descoberta e visualização detalhada de produtos

Outra tendência e aplicação da IA no varejo é a capacidade de proporcionar aos consumidores uma experiência de compra simples e eficiente. Com a IA você poderá transformar a maneira como os produtos são encontrados e descobertos. 

Com o uso do processamento de linguagem natural e da visão computacional, a IA é capaz de compreender melhor padrões de comportamento dos consumidores tornando a busca por produtos mais intuitiva e personalizada. Isso sem falar nas opções imersivas de visualização de produtos, tais como a realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e modelos 3D, 

Assim, você oferece aos clientes uma experiência única e envolvente, dando aos consumidores a possibilidade de compreender mais profundamente as características e funcionalidades dos itens que eles procuram e facilitar a tomada de decisão de compra.

4. Atendimento ao cliente e programas de fidelidade fortalecidos 

Proporcionar um atendimento ao cliente excepcional e construir programas eficazes de fidelidade são elementos-chave para o sucesso dos varejistas. Sim, isso não é nenhuma novidade ou tendência do varejo. Entretanto, quando o assunto é IA, então podemos elevar essas experiências a um novo nível, oferecendo aos consumidores uma experiência única e muito mais personalizada. 

Os chatbots impulsionados pela IA, os assistentes de voz e os canais de mídia social estão prontos para oferecer suporte rápido, amigável e personalizado, garantindo que os clientes se sintam valorizados e atendidos em todos os momentos. Além disso, a IA será uma aliada poderosa na criação e gestão de programas de fidelidade abrangentes. 

Desde a emissão de recompensas até o gerenciamento de cupons, cartões-presente e indicações, os varejistas podem contar com a IA para simplificar esses processos e tornar as interações com os clientes mais envolventes e gratificantes. 

Lembre-se, utilizando a IA, os varejistas podem fortalecer os laços com seus clientes, incentivando a fidelidade e reforçando a identidade da marca. Por falar nisso, confira a próxima tendência que pode ser facilmente implementada na sua loja.

5. IA e a criação de anúncios para a divulgação de produtos na rádio indoor

Você já pensou em como a inteligência artificial pode impulsionar seus anúncios da rádio indoor e tornar sua loja ainda mais atrativa para os clientes? Sim, essa é a nossa última aplicação e tendência da IA para o varejo.

Com o nosso assistente de inteligência artificial da Listenplay você pode criar anúncios impactantes e eficazes em poucos minutos. Imagine só, sem precisar quebrar a cabeça, você pode acessar nossa plataforma, preencher algumas informações básicas sobre seu produto, como tipo de promoção, localização na loja e outras, e pronto! 

Em poucos segundos, você terá diferentes opções de anúncios à sua disposição. E se não gostar de nenhum, é só pedir para a assistente criar outros. Aproveite que a Listenx ainda te dá acesso a diversas playlists criadas por especialistas para você escolher e deixar a sua loja com a atmosfera certa para os seus clientes. 

Assim, você pode ter certeza de que terá a trilha sonora perfeita para sua loja, melhorando ainda mais a experiência do cliente.

Não perca tempo! Solicite agora mesmo um teste gratuito e comece a colher os frutos desse investimento. Com a Listenplay, você estará na frente da concorrência, proporcionando uma experiência de compra única e memorável para seus clientes.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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