Por Nayara Santos em 15.08.2016

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

Por Nayara Santos em 15.08.2016

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra.

Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo, que, em relação aos 6 primeiros meses, um cliente gasta 67% mais no período que vai do 31° ao 36° mês de relacionamento com uma marca.

Com isso, cuidar do marketing de relacionamento com o cliente também leva a um aumento de receita e, consequentemente, à melhora de resultados. Entretanto, quais erros podem impedir o seu negócio de chegar até lá? A seguir, você conhecerá alguns deles.

1. Não atender às demandas das pessoas

O marketing de relacionamento tem como um dos objetivos principais ser útil à pessoa a qual se destina. Isso significa que essa abordagem precisa, mais do que qualquer outra coisa, agregar valor para o seu público-alvo.

É o caso, por exemplo, de estabelecer relacionamento com clientes por meio do marketing de conteúdo altamente educacional distribuído segundo um fluxo de nutrição. Para que esse senso de utilidade e valor agregado realmente aconteça, é fundamental que esse relacionamento atenda às necessidades do público. Afinal, não adianta produzir conteúdo ao qual seus clientes não estão interessados ou o resultado é nulo.

Por isso, um dos erros consiste em desconhecer o público e/ou ignorar suas demandas específicas. O marketing de relacionamento tem que ser sobre seu cliente e não somente sobre seu produto ou empresa.

2. Ignorar a segmentação de público

Uma mesma cartela de clientes pode ser muito heterogênea em termos de perfil e de necessidades. Com isso, clientes consumidores de um mesmo produto ou serviço podem ter necessidades diferentes que precisam ser atendidas pelo seu negócio — ou não haverá um marketing de relacionamento de fato eficiente.

Um exemplo muito claro diz respeito ao nível de preparo para a compra do cliente. Há quem tenha recém-descoberto a existência do problema, enquanto outros já estão considerando as melhores possibilidades.

O único jeito de atender a todos da maneira adequada é fazendo uma segmentação de público. É por meio dela que você conseguirá identificar as necessidades pontuais de cada cliente e, com isso, traçar estratégias que atendam a essas necessidades específicas, de maneira quase personalizada.

3. Desconsiderar a importância do atendimento

É bem verdade que o marketing de relacionamento exige algumas estratégias, tal como a entrada do cliente em um fluxo de nutrição de conteúdo. Apesar disso, todo relacionamento começa em um ponto em comum: o atendimento.


Sem o atendimento de qualidade, informado e cordial é bastante improvável que o cliente queira manter qualquer relacionamento. Por isso, é fundamental evitar o erro de desconsiderar o quão importante é o atendimento: o ideal é oferecer treinamentos cada vez mais adequados para capacitar quem vai ter os primeiros contatos com os clientes.

4. Não praticar o overdelivering

E por falar em personalização, o overdelivering é uma prática que não pode ser deixada de lado dentro da sua estratégia. Basicamente, o overdelivering consiste em entregar uma experiência acima do esperado/contratado pelo cliente, gerando encantamento de marca, satisfação e fidelização.

É, também, uma das formas mais efetivas de criar e fortalecer o relacionamento com um cliente e, por isso, não deve ser esquecido em sua estratégia.

Para isso, busque pontos de diferenciação para seus clientes e entenda como é possível enriquecer a experiência. Muitas vezes, uma simples mudança na forma como você lida com o cliente já é suficiente para causar uma impressão positivamente diferenciada.

5. Ter um controle pouco eficiente

O marketing de relacionamento também precisa de controle. É por meio desse controle que você identifica quais ações funcionam melhor com cada grupo de clientes, assim como entende o que precisa ser modificado.

Sem um controle, por outro lado, é impossível conseguir escalar os resultados. Além disso, sem controle também não há conhecimento real do público, tornando o relacionamento menos proveitoso.

Em contrapartida, o controle manual nem sempre é a saída, especialmente para empresas com muitos clientes ou relações complexas. Em vez disso, é necessário adotar soluções como os CRM (Custom Relationship Management) que mapeiam o relacionamento de maneira produtiva e confiável, permitindo um relacionamento cada vez melhor.

Ademais, também é muito importante definir métricas e indicadores que devem ser acompanhados, como a taxa de rejeição, a taxa de vendas recorrentes ou o Net Promoter Score (NPS), que indica o nível de satisfação do cliente.

6. Não realizar o pós-vendas

Um dos erros mais comuns no marketing de relacionamento consiste na construção de relacionamento até que a compra seja feita. A partir daí, o negócio deixa de se atentar à necessidade de cuidar do cliente e, com isso, perde valiosas chances da fidelização de novas compras.

Para trazer resultados a médio e longo prazo é fundamental que o marketing de relacionamento seja pensado de maneira contínua, incluindo o pós-vendas. É o caso de instruir o cliente a usar o produto ou serviço adequadamente, fazer pesquisas de satisfação e personalizar a experiência conforme aumenta o tempo de relacionamento.

Com o pós-vendas sendo colocado em prática da maneira correta, há mais chances de entender o que o cliente espera e, portanto, de que ele compre novamente.

7. Ser incômodo ou inconveniente

Você pode não cometer todos os erros anteriores, mas pode pecar em como e o quanto você fala com o cliente ou como você o aborda.

Caso isso ocorra, o resultado é que seu negócio está causando um tipo de perturbação para o cliente, sendo incômodo e inconveniente.

Além de isso gerar uma visão negativa da empresa, ainda dificulta a obtenção de qualquer resultado como conversão ou fidelização. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento para saber quando e como agir de modo a não causar qualquer tipo de inconveniência para o cliente.

O marketing de relacionamento pode ser bastante útil para a sua empresa desde que você não cometa esses erros. Livrando-se desses obstáculos, vai ficar muito mais fácil encantar, converter e fidelizar o cliente, levando a empresa ao sucesso.

Se o relacionamento com o cliente esfriou, veja também como retomar o relacionamento com cliente antigo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo! O conceito de marketing de relacionamento O…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

7 softwares de gerenciamento de experiência do cliente

Na era da experiência do cliente, poder contar com softwares de gerenciamento pode fazer toda a diferença na hora de encantar os clientes. Afinal, durante a jornada de compras do cliente existem diversos processos que podem ser otimizados de modo que permitam ao cliente encontrar o que eles procuram sem dificuldade. Mesmo porque, se o…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Como funciona o NPS no varejo? Saiba mais sobre o assunto!

Em muitos negócios, é bem difícil apontar exatamente qual é a qualidade do seu processo de atendimento. Por mais que você possa avaliar os resultados de vendas, há outras coisas que entram em jogo, as quais não são tão fáceis de medir. Por isso é cada vez mais importante fazer a aplicação do NPS no…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos