Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 dicas para reter alunos!

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Reter alunos é um assunto que nunca sai da pauta quando falamos em escrever para proprietários e gestores de academias.

Reduzir o índice de cancelamento é a missão de quase todo mundo e não é pra menos, afinal, a gente sabe que esse é o segredo para alavancar o crescimento da academia, não é mesmo?

Vamos falar sobre isso, mas antes de mais nada, vamos esquecer o termo “reter alunos” tudo bem?

Reter alunos ficou no passado!

Você deve estar achando que estou louca, não é mesmo?

Como assim esquecer a retenção? Calma que eu vou explicar!

Bom, primeiramente, “ reter alunos ” é um termo antigo e que contempla estratégias como contratos, multas, redução de mensalidade na hora que o aluno vai cancelar, cobrança recorrente, planos anuais entre mil outros.

A verdade é que essas estratégias acabam não resolvendo o problema, elas servem para ajudar a academia a ter uma segurança financeira, mas não evita que os alunos vão embora.

Elas ainda podem deixar o processo de cancelamento tão cansativo que o aluno pega bronca da academia e sai por ai falando mal.

Mas então, como eu fazer para reduzir o índice de cancelamento?

Continue lendo esse post que vou te dar dicas certeiras para fidelizar seus alunos e evitar que eles cheguem ao cancelamento e assim, suas estratégias de retenção não precisarão ser utilizadas.

1- Esteja comprometido com o resultado do aluno

Atualmente as pessoas são muito melhor informadas, em sua maioria são práticas e estão em busca de objetivos.

Se a sua academia não conseguir mostrar aos alunos que está comprometido com o resultado que o aluno estava buscando quando decidiu treinar, ele provavelmente decida ir embora.

Contrate professores que realmente se importam e que saibam orientar pessoas de diferentes perfis.

Faça um monitoramento da presença dos alunos, saiba quando eles estão muito tempo sem ir, se antecipe em perguntar o que pode fazer para ajudá-lo.


Todo esse tipo de cuidado vai fazer seu aluno sentir que está em um lugar que se importa com ele e vai pensar mil vezes antes de sair.

Isso vai te ajudar a não precisar reter alunos, pois eles não vão querer ir embora. 

2- Crie uma conexão e proximidade entre seus alunos

Outra coisa que motiva muito as pessoas a não desistirem da academia são as amizades que ela faz enquanto está por lá.

Quanto mais conexões o seu aluno tiver dentro da academia, menos será a vontade dele de desistir.

Por isso é importante pensar em maneiras de ajudar seus alunos a se conhecerem melhor.

3- Promova eventos

Os eventos da academia são grandes aliados a estratégia citada acima.

Não existe momento melhor para fazer amizades do que em um momento divertido na academia, não é mesmo?

Portanto, promova eventos, estimule a participação dos seus alunos e coloque professores que tenham maior desenvoltura para unir a galera.

4- Campanhas que estimulam a participação

Outra estratégia que ajuda e muito na fidelização dos alunos (que antigamente a gente falava retenção dos alunos) são as campanhas de incentivo.

Você pode criar uma maneira de pontuar seus alunos a cada vez que eles forem para a academia e premiar de alguma maneira os alunos com maior pontuação.

Esse tipo de estratégia é ótima pois começa estimulando o aluno a ir para academia com o intuito de ganhar alguma coisa, mas com alto índice de presença, os resultados deles irão aparecer mais rápido e isso só vai estimular cada vez o aluno.

5- A música é importante para motivar os alunos

Por fim, mas não menos importante, cuide com muito carinho da música que toca na sua academia.

A música adequada para o treino dos alunos dá ritmo a performance do treino e ajuda a distrair o cérebro da percepção de tempo e esforço dando ao aluno ainda mais gás.

Mais uma vez, se o aluno está mais motivado com o treino, a chance dos resultados virem mais rápido aumenta e a chance de ele cancelar diminui, simples assim.

Bom, se você fizer tudo isso direitinho, e cuidar para que seus alunos estejam sempre motivados, bem informados e sentindo que a academia está comprometida com os objetivos dele, seu índice de cancelamento com certeza reduzirá e seus esforços para reter alunos serão trocados pelo esforço em fidelizar.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

[E-book] Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber

Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse e-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia Tenho interesse em conhecer mais sobre o Marketing Sensorial Quero saber como as academias ao redor do mundo estão trabalhando a experiência dos…

Por Nayara Santos em 05.05.2016

Não cometa os erros dos seus concorrentes

Você pode estar cometendo uma série de erros que prejudicam diretamente a experiência na sua academia e acaba, sem querer, mandando seus alunos embora e destruindo seus resultados. Vamos abordar nesse post os erros mais comuns que os proprietários ou gerentes de academia cometem quando o assunto é música. É bem provável que o seu…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

História de Sucesso – Órbita Academia mantendo o treino animado o dia todo!

A Órbita Academia existe há 17 anos, hoje ela tem duas unidades e devido ao sucesso irão inaugurar em breve a terceira unidade. A missão da academia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos alunos gerando a promoção da saúde emocional, física e social. Para ajudar a melhorar a…

Por Nayara Santos em 14.11.2017

Como aumentar a participação das aulas com a RadioAcademia

Como aumentar a participação das aulas com a RadioAcademia. Opa, se você chegou até aqui, provavelmente já leu os artigos A importância de ter as aulas cheias e os 5 benefícios de montar seu quadro de aulas! Agora vou te apresentar todas as funcionalidades do quadro de aulas da RadioAcademia, para que você tenha certeza…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Saber como atrair alunos para academia pode ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um fracasso. Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos