Reter alunos é um assunto que nunca sai da pauta quando falamos em escrever para proprietários e gestores de academias.
Reduzir o índice de cancelamento é a missão de quase todo mundo e não é pra menos, afinal, a gente sabe que esse é o segredo para alavancar o crescimento da academia, não é mesmo?
Vamos falar sobre isso, mas antes de mais nada, vamos esquecer o termo “reter alunos” tudo bem?
Reter alunos ficou no passado!
Você deve estar achando que estou louca, não é mesmo?
Como assim esquecer a retenção? Calma que eu vou explicar!
Bom, primeiramente, “ reter alunos ” é um termo antigo e que contempla estratégias como contratos, multas, redução de mensalidade na hora que o aluno vai cancelar, cobrança recorrente, planos anuais entre mil outros.
A verdade é que essas estratégias acabam não resolvendo o problema, elas servem para ajudar a academia a ter uma segurança financeira, mas não evita que os alunos vão embora.
Elas ainda podem deixar o processo de cancelamento tão cansativo que o aluno pega bronca da academia e sai por ai falando mal.
Mas então, como eu fazer para reduzir o índice de cancelamento?
Continue lendo esse post que vou te dar dicas certeiras para fidelizar seus alunos e evitar que eles cheguem ao cancelamento e assim, suas estratégias de retenção não precisarão ser utilizadas.
1- Esteja comprometido com o resultado do aluno
Atualmente as pessoas são muito melhor informadas, em sua maioria são práticas e estão em busca de objetivos.
Se a sua academia não conseguir mostrar aos alunos que está comprometido com o resultado que o aluno estava buscando quando decidiu treinar, ele provavelmente decida ir embora.
Contrate professores que realmente se importam e que saibam orientar pessoas de diferentes perfis.
Faça um monitoramento da presença dos alunos, saiba quando eles estão muito tempo sem ir, se antecipe em perguntar o que pode fazer para ajudá-lo.
Todo esse tipo de cuidado vai fazer seu aluno sentir que está em um lugar que se importa com ele e vai pensar mil vezes antes de sair.
Isso vai te ajudar a não precisar reter alunos, pois eles não vão querer ir embora.
2- Crie uma conexão e proximidade entre seus alunos
Outra coisa que motiva muito as pessoas a não desistirem da academia são as amizades que ela faz enquanto está por lá.
Quanto mais conexões o seu aluno tiver dentro da academia, menos será a vontade dele de desistir.
Por isso é importante pensar em maneiras de ajudar seus alunos a se conhecerem melhor.
3- Promova eventos
Os eventos da academia são grandes aliados a estratégia citada acima.
Não existe momento melhor para fazer amizades do que em um momento divertido na academia, não é mesmo?
Portanto, promova eventos, estimule a participação dos seus alunos e coloque professores que tenham maior desenvoltura para unir a galera.
4- Campanhas que estimulam a participação
Outra estratégia que ajuda e muito na fidelização dos alunos (que antigamente a gente falava retenção dos alunos) são as campanhas de incentivo.
Você pode criar uma maneira de pontuar seus alunos a cada vez que eles forem para a academia e premiar de alguma maneira os alunos com maior pontuação.
Esse tipo de estratégia é ótima pois começa estimulando o aluno a ir para academia com o intuito de ganhar alguma coisa, mas com alto índice de presença, os resultados deles irão aparecer mais rápido e isso só vai estimular cada vez o aluno.
5- A música é importante para motivar os alunos
Por fim, mas não menos importante, cuide com muito carinho da música que toca na sua academia.
A música adequada para o treino dos alunos dá ritmo a performance do treino e ajuda a distrair o cérebro da percepção de tempo e esforço dando ao aluno ainda mais gás.
Mais uma vez, se o aluno está mais motivado com o treino, a chance dos resultados virem mais rápido aumenta e a chance de ele cancelar diminui, simples assim.
Bom, se você fizer tudo isso direitinho, e cuidar para que seus alunos estejam sempre motivados, bem informados e sentindo que a academia está comprometida com os objetivos dele, seu índice de cancelamento com certeza reduzirá e seus esforços para reter alunos serão trocados pelo esforço em fidelizar.
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