Por Nayara Santos em 15.08.2016

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

Por Nayara Santos em 15.08.2016

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas particularidades.

Um bom exemplo destas empreitadas são as academias. Normalmente são criadas por profissionais de educação física, ex-funcionários e que têm todo o conhecimento técnico dos exercícios, suplementos, vida saudável, entre outros.

Se você se enquadra nessa categoria, confira a seguir 5 dicas de gestão financeira para sua academia:

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é algo que deve ser realizado pelo empresário o mais rápido possível. A realização de um bom planejamento pode ajudar sua empresa a conhecer mais seu público-alvo, seus concorrente e informações importantes como os custos fixos e variáveis.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para que você faça o correto gerenciamento das finanças de sua academia, e tem um funcionamento simples.

O fluxo de caixa nada mais é do que o dinheiro que entra e o dinheiro que sai, ou seja, a movimentação financeira de sua empresa. O objetivo do fluxo de caixa é organizar os gastos da empresa, de forma que o empresário possa identificar quais os pagamentos devem ser realizados e quanto vai sobrar naquele tempo analisado.

Liquidez

A liquidez é um termo da economia que pode ser definida como a “disponibilidade de dinheiro em caixa”. Em outras palavras, a liquidez nada mais é do que o pagamento de suas dívidas em dia, deixando em caixa o dinheiro restante.

A vantagem de ter sua academia com alta liquidez (ou seja, que tem dinheiro em caixa) é a possibilidade de investir em inovações, buscando atrair novos alunos e fidelizar sua atual cartela de alunos.

Objetivos e estratégias

Você ainda deve definir seus objetivos e estratégias. Inovações, busca por novos clientes, fidelização de clientes são exemplos de objetivos que sua academia pode ter.

É interessante procurar por dicas de marketing especializadas, focada no seu mercado, buscando conhecer e evitar os erros mais comuns.

Buscar um diferencial é algo extremamente trabalhoso, mas é o que vai garantir o futuro de sua empresa. Conhecer seu público-alvo é imprescindível para se destacar com inovações, como por exemplo buscar por playlists que instiguem seus alunos a malharem proporcionando uma experiência diferenciada para os mesmos.

Gestão financeira

A gestão financeira de uma academia é importantíssimo para o desenvolvimento da mesma. Além de todo o conhecimento financeiro da empresa, e poder trabalhar com inovações para os alunos, a gestão financeira permite que se trabalhe também a gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é indispensável para que você fidelize seus alunos. Manter seus profissionais motivados é algo que pode fazer a diferença para seus negócios. Os professores devem ser valorizados, pois são eles que fazem o contato direto com os alunos. Professores atenciosos, que acompanham o aluno e entendem sua necessidade são um diferencial.

A gestão de academias deve ser estudada e levada a sério. O empresário deve buscar por dicas de marketing especializadas, buscando inovações e características únicas para o seu empreendimento.

Investir em modalidades do marketing sensorial pode ser algo que falta para a sua academia. Há ainda outras atitudes que ajudarão a fidelizar seu aluno. Além do marketing sensorial, há outras formas de marketing que podem ser utilizados no seu empreendimento.

O que você acha de gestão financeira na sua academia? Informe nos comentários sua opinião!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que oferecer a avaliação física na academia? Entenda

A crescente procura por academias de ginástica demostra a preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar e até mesmo com a aparência — essa demanda exige cada vez mais cuidados e evolução dos serviços. Com a tendência de aumento de alunos, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

Músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Sucesso também nas academias, o ritmo pesado e ao mesmo tempo agitado da música, com um vocal potente, transforma o rock em uma ajuda extra…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Diferença das Plataformas Streaming VS a RadioAcademia

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para a sua academia e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Fizemos uma comparação das seguintes ferramentas: Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

História de Sucesso – Quality, se comunicando melhor com os seus alunos!

A Quality CT é uma empresa preocupada com o indivíduo, cada aluno é um cliente especial, merecedor do melhor trabalho, atendimento e sorriso. Contam as os melhores profissionais que estão empenhados em ajudar o aluno a ter o melhor resultado. O maior objetivo deles é tornar o ambiente de treino, seguro, eficiente e acima de…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo. Para driblar esse cenário e sair à frente dos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

[E-book] Guia de ambientação para academias

Guia de ambientação para academias Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia; Tenho interesse em conhecer mais sobre ambientação para academias; Quero saber como melhorar o ambiente da minha academia para motivar meus alunos. Não importa o tamanho da sua academia, a ambientação…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos