Por Nayara Santos em 15.08.2016

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

Por Nayara Santos em 15.08.2016

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas particularidades.

Um bom exemplo destas empreitadas são as academias. Normalmente são criadas por profissionais de educação física, ex-funcionários e que têm todo o conhecimento técnico dos exercícios, suplementos, vida saudável, entre outros.

Se você se enquadra nessa categoria, confira a seguir 5 dicas de gestão financeira para sua academia:

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é algo que deve ser realizado pelo empresário o mais rápido possível. A realização de um bom planejamento pode ajudar sua empresa a conhecer mais seu público-alvo, seus concorrente e informações importantes como os custos fixos e variáveis.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para que você faça o correto gerenciamento das finanças de sua academia, e tem um funcionamento simples.

O fluxo de caixa nada mais é do que o dinheiro que entra e o dinheiro que sai, ou seja, a movimentação financeira de sua empresa. O objetivo do fluxo de caixa é organizar os gastos da empresa, de forma que o empresário possa identificar quais os pagamentos devem ser realizados e quanto vai sobrar naquele tempo analisado.

Liquidez

A liquidez é um termo da economia que pode ser definida como a “disponibilidade de dinheiro em caixa”. Em outras palavras, a liquidez nada mais é do que o pagamento de suas dívidas em dia, deixando em caixa o dinheiro restante.

A vantagem de ter sua academia com alta liquidez (ou seja, que tem dinheiro em caixa) é a possibilidade de investir em inovações, buscando atrair novos alunos e fidelizar sua atual cartela de alunos.

Objetivos e estratégias

Você ainda deve definir seus objetivos e estratégias. Inovações, busca por novos clientes, fidelização de clientes são exemplos de objetivos que sua academia pode ter.

É interessante procurar por dicas de marketing especializadas, focada no seu mercado, buscando conhecer e evitar os erros mais comuns.

Buscar um diferencial é algo extremamente trabalhoso, mas é o que vai garantir o futuro de sua empresa. Conhecer seu público-alvo é imprescindível para se destacar com inovações, como por exemplo buscar por playlists que instiguem seus alunos a malharem proporcionando uma experiência diferenciada para os mesmos.

Gestão financeira

A gestão financeira de uma academia é importantíssimo para o desenvolvimento da mesma. Além de todo o conhecimento financeiro da empresa, e poder trabalhar com inovações para os alunos, a gestão financeira permite que se trabalhe também a gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é indispensável para que você fidelize seus alunos. Manter seus profissionais motivados é algo que pode fazer a diferença para seus negócios. Os professores devem ser valorizados, pois são eles que fazem o contato direto com os alunos. Professores atenciosos, que acompanham o aluno e entendem sua necessidade são um diferencial.

A gestão de academias deve ser estudada e levada a sério. O empresário deve buscar por dicas de marketing especializadas, buscando inovações e características únicas para o seu empreendimento.

Investir em modalidades do marketing sensorial pode ser algo que falta para a sua academia. Há ainda outras atitudes que ajudarão a fidelizar seu aluno. Além do marketing sensorial, há outras formas de marketing que podem ser utilizados no seu empreendimento.

O que você acha de gestão financeira na sua academia? Informe nos comentários sua opinião!

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