Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha loja, pode ser um problema comum entre os varejistas.

Neste momento, é preciso não apenas encontrar diferenciais competitivos que realmente façam a diferença em relação aos concorrentes. Mas também, descobrir novas ações que podem ajudar a manter o cliente por mais tempo dentro de sua loja, fazendo com que ele compre e, a longo prazo, resultando em um aumento considerável do ticket médio do seu negócio.

Neste artigo vamos trazer algumas sugestões que você pode usar na sua loja para aumentar as vendas e fidelizar os seus clientes, sempre com foco em fazer com que ele gaste mais tempo comprando. Confira!

Organização das lojas para manter o fluxo de clientes

O primeiro passo é organizar a sua loja de forma bem estruturada para manter um bom fluxo de clientes. Nesse momento, a intenção não é fazer os clientes entrarem e saírem rapidamente da loja, e sim deixar espaço suficiente para que o cliente transite sem problemas entre os produtos, gôndolas e mesas dentro do seu PDV.

Isso é fundamental para aumentar a quantidade de clientes dentro da loja. Apesar de pensarmos que uma loja aparentemente cheia é bom para os negócios, essa imagem também pode ser um problema, pois com a correria do dia a dia, as pessoas tendem a evitar locais com filas aparentemente muito grandes.

Outra dica importante na hora de organizar a sua loja é a disposição dos produtos nas prateleiras. Por exemplo, o ideal é que você coloque aqueles itens que são mais procurados no fundo da loja. Assim, o cliente precisará andar mais para encontrá-los, ou seja, ele estará exposto a outros produtos e poderá levar mais algum item para casa.

Da mesma forma, os produtos que geralmente atraem mais a atenção dos consumidores ou peças que são o ponto forte da sua loja devem ficar na vitrine, atraindo a atenção do cliente e fazendo com que ele entre para conferir os produtos.

Forneça wi-fi para seus clientes

Outro modo de manter os clientes por mais tempo dentro da sua loja é fornecer wi-fi para eles. Nesse momento, precisamos nos abdicar de certos pensamentos que acabam prejudicando essa estratégia. Esqueça aquela porcentagem de pessoas que estarão dentro da loja apenas pelo wi-fi. Afinal, mesmo esse tipo de comportamento pode acabar resultando em pequenas compras.

Além disso, para aquele cliente que está realmente decidido a comprar com você, essa medida poderá reforçar o conforto e a comodidade. Ou seja, poderá fazer com que ele utilize o ambiente para responder mensagens ou ler algum e-mail.


Neste caso, o importante é deixar o nome da rede e a senha visíveis para que o cliente não precise perguntar. Essa também pode ser uma forma de conseguir oferecer um atendimento diferenciado aos clientes. Por exemplo, aqueles que fizerem parte do programa de fidelidade poderão ter acesso a uma rede mais rápida ou que permita a visualização de vídeos, enquanto os demais clientes têm acesso apenas às mensagens de texto, tais como SMS, WhatsApp e e-mail.

E aqui vai uma dica importante, tenha uma rede separada para as atividades rotineiras da loja e outra para os clientes. Essa é uma medida de segurança essencial para a sua loja e para os dados da sua empresa.

Vale a pena dizer que esse também pode ser um diferencial da sua empresa e que poderá ser explorado nas suas campanhas de marketing.

Investimento em marketing sensorial para empresa varejista

O branding sensorial é uma excelente opção para conseguir manter o cliente por mais tempo na loja. Como ele trabalha com ações que estimulam os cinco sentidos do seu cliente, é possível proporcionar um ambiente mais agradável. Assim, por mais que o cliente não perceba diretamente, ele acaba sendo influenciado e ficando mais tempo na loja.

Um exemplo que tem dado muito certo em lojas de varejo é a utilização de música ambiente. Provavelmente você já deve ter percebido a diferença que a música certa pode fazer para criar a atmosfera certa para um ambiente, como em uma festa. Por isso, escolher as músicas certas para serem reproduzidas na sua loja pode fazer toda a diferença.

Existem empresas responsáveis pela elaboração de playlists sob medida para a sua marca e para o seu público-alvo, como a Listenx. Com uma equipe de especialistas você consegue ter uma trilha sonora infalível para encantar os clientes. Inclusive, você pode fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir os resultados de perto. Não perca essa oportunidade!

Ainda, se o seu nicho permitir, invista também na aromatização da loja. Alguns segmentos de roupa referência no mercado são caracterizadas por terem um “cheirinho específico”. Esse cheio nada mais é do que a representação olfativa daquela marca, e funciona muito bem: ao sentir aquele cheiro, o cliente rapidamente remete à empresa, despertando o desejo por um novo produto, por exemplo.

Quer mais dicas de como conseguir ter uma estratégia de marketing de experiência completa na sua loja? Faça o download gratuito do nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Disposição de produtos de forma estratégica, o cross-merchandising

A disposição dos produtos também é uma forma de manter o cliente por mais tempo em sua loja. Pense em uma forma de manter produtos dispostos de forma complementar. Isso pode auxiliar, inclusive, no aumento do ticket médio da sua empresa.

Lembre-se de empresas como a Tok & Stok, que possuem a disposição dos produtos de forma estratégica, pensando sempre nos cômodos da casa e em formas de induzir o cliente a levar produtos que se complementam. Esse é o chamado cross-merchandising em que você expõe produtos complementares próximos um do outro.

Por exemplo, se você possui uma loja de celular, deve oferecer também capas protetoras e películas para tela. Em uma loja de roupas você pode posicionar os cintos próximos às calças, e as meias próximas aos sapatos. Esses pequenos detalhes podem fazer com que o cliente se lembre de que ele está precisando daquele item e resolver dar uma olhadinha. Ou seja, ele vai passar mais tempo dentro da loja.

Também é possível deixar produtos de menor valor próximos ao caixa. Assim, enquanto o cliente espera para efetuar o pagamento, ele vai olhar ao redor e pode acabar comprando algum outro produto.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como integrar marketing on-line e off-line em campanhas de sucesso?

O marketing digital é uma estratégia extremamente eficiente, inclusive para lojas físicas, contudo, ao integrar os tipos de marketing online e offline (varejo 4.0), é possível potencializar suas campanhas de varejo e obter ainda mais resultados. Quer saber mais sobre como fazer isso? Então esta postagem é para você! Aqui, falaremos um pouco mais sobre…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Ter uma estratégia de branding significa ter mais do que bons produtos. Afinal, você também precisa ser uma marca bem posicionada no mercado que é reconhecida tanto pelos clientes, como pelos concorrentes e fornecedores. Para conseguir fazer isso, é essencial que cada ação seja planejada e executada conforme a necessidade da sua marca e do…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como atrair clientes para sua loja de roupas? 14 dicas para vender mais

Se você está aqui, provavelmente está buscando novas formas de como atrair clientes para sua loja de roupas, não é mesmo? Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer estratégias e técnicas para manter a sua marca bem vista e agradar os clientes que confiam na sua marca, é fundamental para que você tenha sucesso…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

O que é Memória Olfativa? Descubra como usar no marketing

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos