Por Nayara Santos em 14.03.2024

Como vender mais no dia dos namorados?

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo.

Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar formas de se destacar da concorrência é fundamental. Em junho, não há caminho melhor a tomar do que esse. Dia 12 é o mais esperado por milhões de pessoas para presentear seus parceiros e parceiras, além de ser ideal para trabalhar com um marketing voltado para o lado emocional. 

Não é à toa que, mesmo em momentos de crise, as vendas do varejo neste período continuam crescendo ano após ano. Esse aumento ocorre não apenas nas lojas físicas, mas também vem representando uma boa parcela das vendas no e-commerce. 

Desenvolver estratégias que estimulem as compras tanto no ambiente físico, como no virtual, te ajudarão a manter a saúde financeira do seu negócio e a conquistar clientes. Inclusive, um ambiente pode estimular a compra no outro, tudo depende de como você irá planejar a sua campanha do Dia dos Namorados.

Preparamos este artigo justamente para te ajudar a ter ideias de estratégias que podem ser adotadas para impulsionar suas vendas no próximo dia 12 de junho. Pegue seu bloco de notas e continue lendo para descobrir mais!

Dicas para vender mais no Dia dos Namorados

Em muitos países o Dia dos Namorados é celebrado dia 14 de fevereiro, mas no Brasil ele é comemorado no dia 12 de junho. Essa data foi criada justamente para aquecer as vendas em um período do ano em que o lucro do varejo caía. A estratégia deu tão certo, que hoje essa é a sexta data mais importante do setor varejista.

Portanto, não importa se você vai adotar uma estratégia online ou offline (o ideal mesmo é ter os dois), muitas decisões devem ser tomadas para aproveitar a época da melhor maneira possível. O apelo emocional é de grande importância para o varejo e há público o suficiente para os mais diversos segmentos.

1. Faça uma divulgação temática

Uma boa divulgação é fundamental para vender mais em qualquer época do ano, mas, nas datas comemorativas, é ainda mais importante direcionar as campanhas corretamente. Aproveite o Dia dos Namorados e planeje suas próximas estratégias de marketing com mais atenção aos detalhes.

Nos anúncios, na loja, nas redes sociais, no site da sua empresa e em todos os outros meios de divulgação que você utilizar, podem ser trabalhadas mensagens e cores que tenham relação com a data e o romantismo, por exemplo. Sem dúvida alguma, o vermelho é a cor da data, mas você não precisa ficar preso à ela. Ainda mais dependendo do público que você atende. 

Assim, se o seu comércio for voltado para o público LGBTQ+, então você pode colocar corações com as cores do arco-íris. Desta forma, você vai conseguir chamar a atenção desses consumidores ao mesmo tempo em que mostra qual é o posicionamento da sua marca com relação a isso.

Lembre-se que a vitrine e a decoração da loja também são formas de comunicação, portanto, inclua as cores e os elementos certos para atrair o público que você deseja. Falaremos mais sobre a decoração da vitrine ao longo deste artigo.

2. Faça as mudanças necessárias no layout da loja

Outro ponto que pode influenciar muito as suas vendas é o layout da loja, e isso não apenas no Dia dos Namorados. Por exemplo, se você deixar todos os produtos que são mais procurados logo na entrada do estabelecimento, os clientes podem entrar e comprar apenas aqueles itens. 

Por outro lado, se você optar por distribuir esses itens pela loja, fazendo com que o cliente precise andar mais pelo estabelecimento e assim ficando mais exposto a outros produtos você poderá aumentar as vendas. Ainda, você pode apostar em estratégias de cross merchandising, que consiste em expor produtos complementares ou que são geralmente adquiridos juntos pelo cliente, próximos uns dos outros.

É aquele exemplo clássico do supermercado que coloca o macarrão, o molho de tomate e o queijo ralado no mesmo corredor. Assim, você aumenta as chances do consumidor comprar todos os produtos necessários para a macarronada, mesmo que ele tenha tudo em casa. Afinal, ele não quer esquecer nada para preparar o almoço de domingo.

O ideal é que você conheça quais são esses produtos para saber como distribuí-los pela loja. Mas, no caso do Dia dos Namorados especificamente, você pode apostar em itens que possam ser adquiridos juntos para compor o presente ideal.

Ainda, é possível destacar produtos que funcionam como bons presentes e orientar os funcionários para priorizar os clientes que estiverem de olho nesses itens (e os casais, é claro!). Se você tiver uma rádio personalizada, pode usar uma programação musical temática e anunciar dentro da sua loja a sua campanha e as promoções para a data.

3. Aproveite outras datas comemorativas

Vale lembrar que junho também é um mês conhecido como “mês da diversidade”, por ser a época na qual normalmente ocorre a Parada LGBTQ+ de São Paulo e vários outros eventos relacionados a esse nicho. Você pode unir os dois temas se quiser, o que ao mesmo tempo é um posicionamento de marca e uma forma de alcançar novos nichos de mercado.


Aqui é preciso ressaltar que cada vez mais o comportamento do consumidor está migrando para o relacionamento com empresas que tenham os mesmo posicionamento e valores. Por isso, mostrar como a sua marca lida com essas diferenças é fundamental para aproximar esses clientes dela.

Inclusive, muitos consumidores podem até preferir pagar um pouco mais caro por um determinado produto ou serviço, apenas porque a empresa possui os mesmo valores que ele. Um exemplo bastante claro disso são os produtos chamados de “ecofriendly”, que geralmente são mais caros já que empregam outras tecnologias. 

Entretanto, os consumidores que se preocupam com o meio ambiente, tendem a pagar mais caro por eles, apenas por ter certeza de que os impactos ao ambiente são menores. Inclusive, esse também pode ser um tema para a sua campanha de Dia dos Namorados, atraindo casais que tenham essa preocupação.

Nunca é demais dizer que o varejo é muito grande e existe espaço para os mais variados nichos. Tudo vai depender de como a sua marca é apresentada aos consumidores e se você consegue chegar às pessoas certas. Seja criativo na hora de planejar a divulgação da sua marca e atrair a atenção do seu público-alvo.

4. Fique atento à vitrine para vender mais no Dia dos Namorados

Apesar de fazer parte do visual da loja e ser incluída na dica sobre divulgação temática, a vitrine requer atenção especial, por isso vamos dedicar um espaço maior a ela. Primeiramente porque ela é o cartão de visitas da sua loja, ou seja, é ela que vai convencer ou não o cliente a entrar na loja. 

Sem falar que ela também te ajudará a se destacar da concorrência, principalmente se a sua loja está localizada em shopping centers ou em centros comerciais menores. Por isso, pense na vitrine como sendo algo que traz o cliente para mais perto e faz com que ele se interesse (ou não) pelo que a empresa tem a oferecer. Não adianta deixar o interior da loja lindo se ninguém entrar!

Para ter uma vitrine perfeita, é importante:

  • Escolher os produtos com cuidado: faça isso tendo como base tanto os produtos que você mais quer vender quanto no que seu público se interessa mais. Não fique surpreso se pessoas diferentes do que você costuma receber aparecerem: isso significa que a exposição deu certo para lembrá-los dos parceiros e entenderam que aquele item seria ideal como presente, não necessariamente para si mesmo;
  • Incluir os elementos certos na decoração: sem dúvida alguma os principais itens para a decoração da loja são os corações. Mas, isso não significa que eles sejam os únicos, aposte em flores, imagens de casais, ou qualquer outro elemento que você acredite que possa representar a data na sua loja;
  • A iluminação importa: outro ponto importantíssimo para ter uma vitrine de Dia dos Namorados de destaque é a iluminação. Isso porque ela te ajuda a dar o devido destaque aos produtos que estão na vitrine, guiando a visão do cliente, mas também porque uma iluminação bem feita ajuda a criar um ambiente diferenciado. Apenas se lembre de que o clima criado na vitrine deve ser o mesmo de dentro da loja.

Só tome cuidado para não exagerar! A decoração é importante, mas os produtos são mais ainda. Afinal, você está vendendo os produtos e não a decoração da vitrine. Por isso, tome cuidado para não deixar que eles fiquem camuflados atrás de adesivos ou itens decorativos, e garanta que os preços estejam legíveis, principalmente as ofertas.

5. Crie uma página especial no seu site e nas redes sociais

Além de aplicar o tema romântico às páginas já existentes no site e redes sociais do seu negócio, considere fazer algo totalmente novo, especialmente para esse momento. Já pensou em uma landing page personalizada para o Dia dos Namorados deste ano? 

Além de linda, ela será funcional para captar e-mails de clientes em potencial. Sem falar que você já pode facilitar a busca por produtos, deixando as ofertas visíveis e permitindo ao consumidor escolher o presente ideal para a sua cara metade.

Outra opção é desenvolver uma página de ofertas especiais, ou mesmo de conteúdo exclusivo para a data. A escolha dependerá da sua análise de público e do próprio direcionamento da marca. Você pode destacar promoções, ou criar concursos, ou mesmo compartilhar textos inspiradores para os românticos de plantão. 

Outro tema que pode fazer bastante sucesso é como celebrar a data. Lembre-se que nem todas as pessoas querem dar presentes, algumas preferem fazer algo especial para surpreender o amado. Portanto, dê dicas de como o casal poderá celebrar esse momento. O céu é o limite, desde que exista alguma ligação com a sua marca.

Quer desenvolver uma estratégia infalível para o seu e-commerce? Então confira o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

6. Use promoções para vender mais no Dia dos Namorados

Boa parte do público de varejo já espera por promoções e ofertas em períodos festivos do comércio. Foque nos produtos que são presentes comuns no Dia dos Namorados, como roupas, perfumes ou o que fizer sentido com a sua loja. É uma boa ideia pesquisar um pouco sobre o que anda vendendo mais entre os namorados.

O ideal mesmo na hora de criar promoções é pesquisar quais foram os campeões de vendas dos anos anteriores. Em seguida, busque pelas novidades e tendências do mercado. 

Ainda, você também pode verificar o que a concorrência está fazendo. Mas, acima de tudo, você pode perguntar para os seus clientes o que eles gostariam de comprar, ou quais os itens os fariam comprar caso estivessem em promoção.

Pense também em descontos acumulativos ou brindes, caso prefira fugir ou acrescentar algo novo às ofertas. No último caso, garanta que os brindes fiquem visíveis para clientes que ainda não se decidiram, para dar um impulso em suas ações. Muitas pessoas podem ser atraídas por isso, até mesmo antes de olharem os produtos com atenção.

Mas, as promoções não se resumem em descontos ou brindes, você também pode fazer sorteios, sejam de produtos ou experiências. Por exemplo, é possível sortear um jantar romântico ou mesmo um final de semana em algum hotel. Sem dúvida alguma essas ações atraem muitos clientes que enxergam como um bônus a possibilidade de ganhar tais sorteios.

Inclusive, essa pode ser uma excelente oportunidade para a sua empresa estreitar laços e ter novos parceiros. Converse com outros varejistas que possam complementar os produtos que você vende, criem promoções em conjunto e atraia um público diferenciado para a sua loja.

7. Produtos personalizados podem ser um grande atrativo

Se tem uma coisa que pode fazer com que as suas vendas aumentem no Dia dos Namorados é oferecer a possibilidade de personalizar produtos. Assim, além de fazer promoções e dar descontos, é possível deixar os seus produtos com a cara do casal. Desta forma, o cliente pode não apenas dar um presente diferente, mas algo que seja único e que tenha um significado especial. 

Você também pode montar cestas comemorativas, decoradas e que reúnam itens para serem dados de presente. É uma opção ideal para estabelecimentos que trabalham com produtos variados e combináveis, como flores e chocolate, eletrônicos, acessórios, dentre outros. Assim você incrementa seus produtos, agregando valor e aumentando suas vendas no Dia dos Namorados.

E claro, de nada adianta ter presentes incríveis se a embalagem deixar a desejar. Por isso, capriche nas embalagens sempre que for possível e ofereça aos clientes papéis de presente e caixas temáticas. Lembre-se que essa é uma forma de tornar a experiência de compras do cliente mais completa, afinal, ele não vai precisar se preocupar com a embalagem, ou mesmo ir em outro estabelecimento para comprá-la.

8. Não se esqueça de preparar o estoque

Indo um pouco mais para o lado da gestão interna e da rotina administrativa da sua loja, não se esqueça de forma alguma de dar bastante atenção ao estoque! Mesmo que em outros anos não tenham tido problemas, a ideia é aumentar as vendas, certo? 

Portanto, todas as tarefas e logística envolvendo esse aspecto devem ser bem avaliadas, incluindo o contato prévio com fornecedores e distribuidores. E, se você possui contrato com empresas de entrega, ou se a sua empresa faz as entregas é preciso garantir que você conseguirá atender a demanda.

Tenha em mente que alguns produtos precisarão de reposição mais rápido e outros talvez fiquem parados por um tempo, já que não receberão tanto destaque nesse período. Se você trabalhar com itens perecíveis, é duplamente importante ficar atento às datas de vencimento e a forma como o produto é armazenado. Afinal, ninguém quer problemas justamente na época de vacas gordas, não é?

E aqui vale uma dica importante que relaciona estoque e vitrine: jamais deixe exposto um item que você não tem mais em estoque. Desta forma, você evita que o cliente fique frustrado e saia da sua loja com uma impressão ruim. Afinal, se ele não conseguir comprar o que deseja vai achar que a sua loja nunca tem nada e ainda irá direto na concorrência.

Neste caso, o ideal é orientar a sua equipe de vendas para retirar os produtos esgotados, e substituí-los por itens semelhantes. E isso deve ser feito assim que a baixa no estoque for verificada. Ou seja, é fundamental ficar atento a tudo o que você tem no estoque.

9. Trabalhe na fidelização dos clientes

A fidelização de clientes é algo que deve ser sempre trabalhado na sua loja, independentemente da data comemorativa em questão. Mesmo porque, cada contato que o cliente tem com a sua marca é uma oportunidade de fidelização. Assim, quando chegar o momento de celebrar alguma dessas datas, como é o caso do Dia dos Namorados, você vai conseguir vender mais sem grandes esforços.

Por isso, se você já tem estratégias relacionadas a isso, mantenha-as ativas, ainda que com algumas limitações por conta da alta demanda do Dia dos Namorados. Por outro lado, se você não tem nenhuma estratégia de fidelização na sua loja, então é essencial que ela seja implementada com urgência!

Mas, antes de sair implementando estratégias sem um bom planejamento, saiba que a fidelização do cliente pode depender de vários fatores, tais como:

  • Bom atendimento em todos os canais de relacionamento com o consumidor;
  • Bons preços;
  • Produtos de qualidade;
  • Autoridade da marca no mercado em que atua;
  • Oferecer uma boa experiência de compras;
  • Conseguir conquistar a confiança do cliente.

Cada um desses pontos deve ser trabalhado, e isso não significa que isso deva acontecer ao mesmo tempo. Entenda onde estão as maiores deficiências da sua loja e dê prioridade para elas. Vá implementando mudanças aos poucos e dê tempo para a sua empresa, sua equipe e seus vendedores se adaptarem a elas.

Temos um guia sobre Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes. Faça o download agora mesmo e descubra como encantar todos os clientes que entrarem na sua loja.

10. Estabeleça uma boa estratégia de pós-venda

Parte importante das técnicas de fidelização, o pós-venda pode ser desenvolvido com mais afinco nesta época do ano. Afinal, depois de datas comemorativas, o número de trocas e dúvidas dos consumidores pode ser bastante grande.

Por isso, essa é uma estratégia que deve estar sempre presente nas práticas da empresa. Sem falar que, se você não quiser que o cliente se sinta lesado ao tentar contatar a empresa e não conseguir, então o pós-venda deve ser levado muito a sério.

Portanto, baseie-se em pesquisas de anos anteriores e de concorrentes para estabelecer uma quantidade de profissionais para o pós-venda. O que você puder fazer antes, faça — como e-mails de agradecimento e informações de contato caso o cliente precise de alguma ajuda. 

A ideia é fazer com que eles se lembrem da marca com carinho, mesmo que algum problema tenha acontecido. Por isso é essencial estar preparado para eventuais problemas. Demonstrar que você é capaz de resolver os contratempos fará com que o cliente confie mais na sua marca.

11. Planeje o marketing online

Grande parte das pessoas recorre à internet para ter ideias e pesquisar preços de presentes. Portanto, esse é o momento de investir no marketing online e colocar-se no caminho delas. 

Produza conteúdo voltado para isso, com tópicos relevantes e que levem os possíveis clientes a considerarem uma visita na sua loja. Para isso, é recomendável ter um blog bem alimentado e redes sociais ativas.

As redes sociais, aliás, também devem seguir a temática e se adequar tanto nos perfis quanto nos posts. Se tiver investimento em marketing digital, você pode usar esse espaço para criação de anúncios das promoções, sendo essa uma das grandes dicas para vender mais no Dia dos Namorados, no mundo virtual. 

Esse também é um canal de contato com o cliente de suma importância, então não o deixe de lado! É através das redes que você pode mostrar o posicionamento da sua marca, aproveitar para estreitar os laços com o cliente e conhecê-lo melhor.

12. Defina a política de devolução

Assim como em outras grandes datas que se baseiam em presentes, as chances de pedidos de trocas triplicarem nessa época são grandes. Pode ser por um erro de tamanho, no caso de roupas, ou por qualquer outro motivo que leve o namorado ou namorada a preferir mudar o presente.

Portanto, defina com antecedência qual será a política de trocas e devolução na loja. Se você deixou o estoque bem preparado, como mencionamos anteriormente, provavelmente conseguirá lidar com os pedidos sem maiores problemas. De qualquer maneira, deixe os termos claros para os clientes na hora da compra e evite reclamações posteriores.

Inclusive, neste período pode ser interessante deixar algumas pessoas da sua equipe de vendas responsáveis por esse procedimento. Assim, você agiliza o processo, deixando a experiência do cliente melhor. Lembre-se, todo contato com o consumidor é uma chance de fidelização, mesmo que aquele cliente nunca tenha comprado nada na sua loja.

13. Ofereça vale-presentes

Se até namorados às vezes erram no presente, não é improvável que algumas pessoas não queiram correr o risco. É possível que alguns clientes passeiam por toda a loja, recebam um ótimo atendimento e, ainda assim, não consigam decidir a melhor opção para a data especial.

Para ajudá-los, ofereça vale-presentes em valores pré-determinados. Assim, a escolha ficará por conta do presenteado e o valor estará dentro do orçamento que o cliente já pretendia gastar. É a melhor saída para que ele não desista da loja e vá procurar itens em outro local, além de reduzir as incidências de troca.

Aqui vale uma dica importante: para que esses vale-presentes funcionem, é importante que você disponibilize diferentes valores e deixe claro para o cliente quais são as regras para a troca do vale. Assim, você evita qualquer tipo de decepção no futuro. E, para incrementar o produto, pode oferecer envelopes diferenciados, ou mesmo vale-presentes com frases criativas para celebrar a data.

14. Expanda suas plataformas

A demanda vai aumentar naturalmente e, com ela, a necessidade por atendimento. Para manter bons índices de satisfação, você talvez precise de reforços, principalmente nos últimos dias antes da data oficial. Não é incomum que as pessoas comprem presentes de última hora, então esses costumam ser os momentos mais agitados no comércio.

Portanto, uma das dicas para vender mais no Dia dos Namorados é expandir o atendimento para novas plataformas, online ou não. Há diversas opções para isso, desde um aumento temporário na equipe até a criação de uma conta comercial no WhatsApp. Combine soluções e entregue agilidade.

Vale a pena dizer que investir no mundo virtual não significa esquecer da sua loja física. Muito pelo contrário, você poderá oferecer cupons de desconto para a loja física aos consumidores que comprarem pelo site, e vice-versa. 

Desta forma, você estará despertando a curiosidade do cliente, e deixando-o mais propenso a visitar o estabelecimento ou o seu site. Portanto, não desperdice essa oportunidade de turbinar as suas vendas nos dois ambientes.

15. Invista na experiência do cliente

Muito do que já recomendamos até aqui tem a ver com essa dica, mas vale a pena destacar: faça de tudo pela experiência do cliente, conhecida também como customer experience! Com o e-commerce em alta, é preciso mais do que algumas promoções para atrair o cliente para a sua loja, seja entre a concorrência virtual ou na vida real. 

Você deve envolver o público com sensações e emoções, não apenas com produtos. Para isso, a nossa sugestão é realizar ações interativas, que exijam a participação dos clientes. Eles podem ser concursos ou sorteios.

Você também pode fazer eventos, até mesmo fora do seu ponto de venda, se for o caso. Não esqueça das comidinhas e do planejamento prévio, assim você já terá um evento no caminho certo para o sucesso!

16. Utilize o marketing sensorial

O marketing sensorial é um dos braços do marketing de experiência e faz cada vez mais fãs mercado afora. Trata-se da implementação de ações para estimular os cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar e tato), trazendo uma percepção positiva do cliente sobre a marca. 

Não que seja necessário fazer tudo de uma vez! O ideal é aplicar as técnicas que funcionem melhor para o seu público especificamente. Por exemplo, lojas de cosméticos e itens de beleza costumam trabalhar bem com o olfato, mantendo a loja cheirosa e até permitindo que o cliente faça testes com perfumes e cremes. Lojas de doces podem oferecer degustações para atrair clientes pelo paladar. 

Há ainda os sentidos que podem ser aplicados em quaisquer segmentos, como a visão e a audição. Neste caso, estamos falando da decoração da vitrine e da loja para a celebração da data.

Outra grande estratégia para vender mais no Dia dos Namorados é por meio da música. Ela influencia muito no comportamento do comprador, mesmo que ele não perceba. Enquanto uma música agitada faz com que ele se movimente mais rapidamente na loja, sem necessariamente reduzir o volume de compras, uma música mais lenta faz com que ele relaxe, se movimente mais devagar e compre mais.

É preciso, então, considerar qual é o seu tipo de comércio para escolher as músicas adequadas. Também é importante conhecer o seu consumidor para selecionar o gênero ideal para ele. Lembre-se de que escolher a música errada ou tocar uma música alta demais pode gerar incômodo e até fazer com que o potencial cliente saia da sua loja.

O music branding, como é chamada esta técnica, pode ser extremamente valioso em datas comemorativas, mas deve ser realizado com cuidado, de preferência por especialistas. Há uma série de erros que acabam atrapalhando mais do que ajudando! Fique atento!

Para conhecer mais sobre essa estratégia, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo. Lá você vai conhecer todas as ações que você pode implementar na sua loja para tornar a experiência do cliente inesquecível.

Aplicando as dicas para vender mais no Dia dos Namorados

Todos os tópicos dos quais falamos têm o potencial de fazer sua loja vender mais no Dia dos Namorados. Ainda assim, tudo depende da aplicação desses métodos e do planejamento estratégico por trás deles. 

Gestores e equipes no varejo devem sempre ter em mente que há um motivo para toda ação e que nada é feito arbitrariamente. Lembrando-se disso, a loja tem grandes chances de aumentar a receita e, ainda, fidelizar os clientes.

Aí vai um bônus entre as dicas para vender mais no Dia dos Namorados: coloque tudo que foi falado até agora no papel e monte um planejamento. Você perceberá que certas ideias funcionam melhor do que outras para o seu negócio, riscará algumas e conseguirá adaptar as que sobrarem. Daí para frente, será mais fácil inserir no planejamento financeiro e administrativo também.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para solucionar suas dúvidas e dar novas ideias para aplicar em junho. Este é apenas um tipo de conteúdo que publicamos para ajudar você a expandir seus negócios e melhorar as vendas. Caso queira se manter atualizado, é só nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

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