Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como implementar o marketing promocional em sua loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado. 

Mesmo assim, é comum que ainda haja dificuldades de fazer o marketing promocional funcionar bem. Isso se deve ao fato de que nem sempre essa estratégia é implementada da forma que deveria. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para fazer o marketing promocional funcionar na sua loja e melhorar os resultados do seu negócio. Então fique ligado e boa leitura!

Mas afinal, o que é o marketing promocional?

O marketing promocional é um conceito um pouco mais amplo do que as pessoas geralmente pensam. Ele consiste em um conjunto de ações que são implementadas pela empresa que visam incentivar a interação entre a marca e o consumidor. Dentre os principais objetivos, podemos citar o fortalecimento da marca, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja.

Portanto, o marketing promocional não está ligado somente a realização de promoções que oferecem descontos ou itens grátis ao consumidor. Entender esse conceito será essencial para que você consiga planejar como ele será implementado na sua loja. As estratégias podem variar bastante, mas o objetivo é sempre o de construir uma marca forte e atrair novas vendas e fidelização.

Como implementar o marketing promocional na sua empresa?

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing, é preciso fazer um planejamento. Veja a seguir o passo a passo para fazer isso.

Defina os objetivos

Como em qualquer outra estratégia de marketing, o primeiro passo é traçar objetivos, ou seja, saber exatamente o que você vai querer alcançar. Para ter objetivos que façam a sua marca crescer e se destacar é fundamental conhecer as necessidades da empresa.

Por exemplo, se você perceber que o número de clientes está diminuindo na loja, então é preciso encontrar formas para atrair novos clientes. Ao mesmo tempo, também é preciso trazer os consumidores mais antigos de volta para a loja.

Lembre-se, quanto mais você conhecer a sua empresa e os resultados obtidos, melhor será para planejar ações de marketing. Sem falar que isso também irá te ajudar a se manter dentro do orçamento e a não comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Conheça o seu público-alvo

Você até pode implementar uma estratégia única e excepcional de marketing promocional na sua loja, entretanto, se ela não conseguir impactar o seu público-alvo, ela será um fracasso. É duro, nós sabemos, mas essa é a realidade.


Para evitar que isso aconteça é importantíssimo que você conheça o seu público-alvo. Isso inclui muito mais do que saber se o seu público é do sexo masculino e tem entre 20 e 45 anos. Você precisa entender quais as dores que esse público tem, quais os problemas que você consegue resolver para ele, porque ele procura a sua loja, dentre outros.

O ideal é que você faça todo um trabalho de brand persona para conhecer a fundo o seu público e conseguir se comunicar com ele utilizando a linguagem adequada e as mídias certas. 

Use a música para fortalecer sua marca

Essa é a nossa primeira dica de ação de marketing promocional. Anteriormente nós falamos que um dos objetivos desse tipo de marketing é o fortalecimento da marca, certo? E, para isso, a música pode ser uma ferramenta excelente para se diferenciar dos concorrentes e cativar clientes.

Pode parecer difícil de acreditar, mas uma boa seleção musical na sua loja traz muitos benefícios. Basta selecionar a música que seja a cara do seu cliente e não exagerar no volume, que ela pode fazer com que os consumidores fiquem mais tempo na sua loja e consumam mais! Além disso, a música afeta positivamente a experiência dos clientes enquanto estão na sua loja, fortalecendo ainda mais sua marca e conquistando um bom diferencial competitivo.

Confira o nosso guia completo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e comece a encantar os seus clientes!

Vale a pena dizer que a música pode não apenas fazer com que o seu cliente fique mais tempo na loja e compre mais, mas também te auxiliar a criar um ambiente de compras único. Ainda, ela também reforça a identidade da sua marca, permitindo uma maior empatia por parte dos clientes.

Para conseguir ter a playlist certa para a sua marca você pode contar com a ajuda da Listenx, empresa de music branding pioneira no Brasil. Com ela você terá a sua trilha sonora planejada por especialistas e feita sob medida para a sua marca e para os seus clientes.

Além disso, você ainda terá acesso a anúncios gravados que podem ser veiculados a qualquer momento durante a programação musical. Precisa de anúncios para divulgar as promoções? Não tem problema, você pode ter anúncios personalizados para serem reproduzidos imediatamente.

Não perca mais tempo e venha fazer um teste gratuito por 10 dias!

Apresente novos produtos e serviços

Oferecer novos produtos e serviços também é outra ação muito importante do marketing promocional. Quando uma empresa lança novos produtos ela mostra que está antenada com o que está acontecendo no mercado e sempre procura oferecer novidades para os seus clientes.

Sem falar que a campanha em volta do lançamento dos novos produtos pode deixar os clientes muito curiosos. Para isso, divulgue partes da sua nova coleção nas redes sociais, vá criança um ambiente de mistério ao redor desse lançamento. Assim, o cliente ficará antenado para saber o que você está planejando.

Oferecer brindes

Quem não gosta de ganhar brindes, não é verdade? Justamente por isso, essa é uma ação que vai agradar aos consumidores e ainda poderá ajudá-lo a lembrar sempre de você! Para que ela funcione o ideal é que você dê produtos que sejam realmente úteis e que tenham a sua marca. Os mais comuns são chaveiros, canetas, canecas, blocos de papel, agendas, camisetas, squeeze, dentre outros.

Dar um agrado como esse cria um vínculo emocional com o seu público e faz com que ele sempre se lembre da sua marca quando utilizar o brinde que você deu. O mais importante aqui é deixar claro quais são as regras para receber o tal brinde, caso contrário, o cliente poderá ficar frustrado e descontente com a marca.

E então, viu como o marketing promocional pode ajudar sua marca a se fortalecer de diversas formas diferentes? Basta realizar um planejamento caprichado e colocar em prática as estratégias que mais tenham a ver com o seu negócio e colher os benefícios!

Se quiser mais dicas de como fazer a sua loja se destacar, confira o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

25 ideias de nomes para açougue, confira

Se você está abrindo um açougue e não tem ideia de qual nome seria melhor para o empreendimento ou mesmo como fazer para escolhê-lo, então este artigo é para você! Sempre que um novo empreendimento é iniciado, inúmeras decisões devem ser tomadas, incluindo a escolha do nome. É através dele que você poderá tornar o…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!

A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Nosso CEO estará no Assinaturas Day

No dia 08 de Junho será realizada a 6º edição do Assinaturas Day o maior evento oficial dos empreendedores de assinaturas e Saas no país. Nosso CEO, o Casanova, estará lá com outros grandes empreendedores, a Beatriz Nantes da Empiricus, o Leandro Vieira do Administradores.com e o Sandro Magaldi do MeuSucesso contando seus cases e discutindo sobre as novas tendências,…

Por Nayara Santos em 15.05.2017

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

22 frases para lojas de cosméticos, se inspire

Conseguir preparar as melhores frases é essencial para divulgar e atrair clientes para a sua loja de cosméticos. Sem falar que, com as frases certas você ainda consegue se comunicar melhor com os seus clientes e se diferenciar da concorrência. Mas, não basta apenas ter frases geniais se você não possuir um bom plano de…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Branding sensorial: tudo que você precisa saber sobre

O branding sensorial é um importante recurso de marketing que tem como objetivo criar conexões, tanto físicas quanto emocionais, de uma marca com o seu cliente. Contudo, não é incomum encontrar gestores e empreendedores do varejo que têm diferentes dúvidas sobre o assunto. E isso se estende até mesmo para os profissionais que trabalham na…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

9 frases para divulgação de loja virtual: veja exemplos

Utilizar as frases certas para fazer a divulgação da sua loja virtual te ajuda a atrair a atenção do cliente, despertar a curiosidade deles e até mesmo convencê-los a comprar. Entretanto, a preparação dessas frases pode ser algo difícil para alguns empreendedores do varejo. Isso porque é preciso ter uma certa dose de criatividade, sem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos